Curso pré-vestibular alternativo cursinho CAVJ/IB: uma nova proposta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ28.htm http://hdl.handle.net/11449/148366 |
Resumo: | Introdução: O projeto “Cursinho CAVJ/IB” iniciou-se em 1999, pela mobilização do Centro Acadêmico “V de Junho”, em parceria com a Diretoria do IB e Diretoria Regional de Ensino de Botucatu. Atualmente o projeto conta com financiamento da PROEX, que oferece três bolsas que os bolsistas doam ao cursinho. Objetivos: O CAVJ pretende disseminar o conhecimento produzido na Universidade, possibilitando a alunos de Botucatu e região condições de prestar vestibular, mesmo sem condições financeiras para freqüentar cursinhos tradicionais. Métodos: Os professores desse cursinho são alunos do IB-Botucatu. A administração cabe à equipe de acadêmicos do projeto, coordenada por um dos membros. Essa equipe é composta por 54 discentes, divididos em grupos de trabalho, responsáveis pelas disciplinas. Nos grupos, os integrantes desenvolvem funções didáticas, aprimoram fundamentos teóricos e produzem o material didático. A diretoria e departamentos do IB apóiam incondicionalmente o projeto, possibilitando custo “quase-zero” aos alunos do cursinho, que não pagam nenhuma taxa e têm como despesas, eventualmente, pagamento de cópias de apostilas. A DRE-Botucatu oferece as instalações físicas de uma escola da cidade. Resultados: Ressalta-se o caráter alternativo do curso, que não é apenas um cursinho pré-vestibular gratuito oferecido a alunos financeiramente desfavorecidos. Para o CAVJ, esse caráter evidencia-se pelas propostas administrativas e pedagógicas deste projeto. O cursinho é dirigido de forma democrática e consciente, e prioriza-se o aprimoramento das técnicas de ensino e cognitivas, que otimizam nossos resultados. Essas atividades pedagógicas têm sido apoiadas pelo Departamento de Educação. As turmas de 2000, 2001 e 2002, tiveram 80, 90 e 95 alunos, respectivamente. Para a formação dessas turmas é aberto processo seletivo, já que a procura é maior que as vagas oferecidas. Nos três anos do curso, somaram-se 1164 candidatos inscritos (308, 455 e 401, respectivamente). O processo seletivo consta de uma prova de conhecimentos (classificatória). A segunda etapa é a análise sócio-econômica, onde são avaliadas as fichas de inscrição documentadas dos candidatos. Nesse processo, a comissão examinadora poderá solicitar visita domiciliar para comprovar a condição econômica declarada pelo candidato. Esta etapa é eliminatória e os candidatos são analisados seguindo a ordem de classificação. Nos vestibulares de 2002, egressos do cursinho lograram aprovações na UNESP, UEL, UFSCAR, UFRRJ, entre outras. Este projeto de extensão universitária proporciona difusão de conhecimentos, levando a oportunidade de estudar para alunos menos favorecidos, além de proporcionar aprimoramento profissional, treinamento administrativo e enriquecimento humanístico aos universitários envolvidos, demonstrando o caráter transformador e impacto social da proposta. |
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