Ensino remoto emergencial: uma proposta de produção audiovisual de desenho universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Távora, Carla Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217051
Resumo: Está pesquisa com o início da pandemia da Covid-19, pois, causou mudanças no ensino-aprendizado, pela obrigatoriedade de adoção do Ensino Remoto Emergencial, onde requer a utilização das tecnologias e a internet para a produção audiovisual do conteúdo didático. O objetivo geral foi desenvolver um protocolo de orientação para a construção de uma comunicação audiovisual interativa de auxílio aos professores na apresentação dos conteúdos das aulas tendo como modelo o desenho universal. A metodologia de desenvolvimento da pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva. A pesquisa contou com a participação de quatro escolas do Município de Duartina/SP, sendo três escolas públicas (Escola Municipal do Ensino Fundamental João Solimeo, José Sabbag e Odete Barbosa Tavares Ranzani) e uma particular (Sociedade Educativa Equilíbrio). A coleta de dados da pesquisa foi realizada através de uma survey, utilizando um questionário de questões abertas e fechadas com os professores, familiares e gestores das escolas mencionadas, para isso empregando o software Sphinx iQ2 para a criação e aplicação dos questionários. Foi realizado uma revisão sistemática em bancos de dados Scielo, Google Acadêmico, Capes (periódicos) e Repositório Unesp, dentre 2010 a 2021 de publicação; nos idiomas de português e espanhol; selecionando artigos, dissertação, livros, legislação e teses. A pesquisa identificou a adoção do Ensino Remoto Emergencial com videoaulas, atividades, utilização do aplicativo do WhatsApp e Facebook, dificuldades dos professores em utilizar novas ferramentas em um curto período de tempo; falta de preparo e orientação dos professores com a produção da audiovisual; uma adaptação rápida; necessidade de materiais adaptativos para alunos com necessidades especiais; desafios e a nova função de pais-professores; deficiência de atenção das crianças; dificuldades no ensino dos filhos em casa; baixa aprendizagem dos filhos; e desafios para os gestores e professores. O protocolo é a criação de etapas para a produção audiovisual (videoaula) com a perspectiva do desenho universal, uma forma de projetar ambientes e produtos para todos igualmente, sem a necessidade de elaborar para as pessoas com deficiência. O protocolo orienta a produção audiovisual em desenho universal utilizando o software OpenShot Vídeo Editor, aplicativo Rybena, Gravador de Voz e planejamento para a adoção da audiodescrição, assim, o vídeo será produzido com a audiodescrição, legenda, Língua Brasileira de Sinais e audiolivro, além de apresentar as perspectivas para uma produção de cenário, roteiro, slogan e vinheta.
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A pesquisa contou com a participação de quatro escolas do Município de Duartina/SP, sendo três escolas públicas (Escola Municipal do Ensino Fundamental João Solimeo, José Sabbag e Odete Barbosa Tavares Ranzani) e uma particular (Sociedade Educativa Equilíbrio). A coleta de dados da pesquisa foi realizada através de uma survey, utilizando um questionário de questões abertas e fechadas com os professores, familiares e gestores das escolas mencionadas, para isso empregando o software Sphinx iQ2 para a criação e aplicação dos questionários. Foi realizado uma revisão sistemática em bancos de dados Scielo, Google Acadêmico, Capes (periódicos) e Repositório Unesp, dentre 2010 a 2021 de publicação; nos idiomas de português e espanhol; selecionando artigos, dissertação, livros, legislação e teses. A pesquisa identificou a adoção do Ensino Remoto Emergencial com videoaulas, atividades, utilização do aplicativo do WhatsApp e Facebook, dificuldades dos professores em utilizar novas ferramentas em um curto período de tempo; falta de preparo e orientação dos professores com a produção da audiovisual; uma adaptação rápida; necessidade de materiais adaptativos para alunos com necessidades especiais; desafios e a nova função de pais-professores; deficiência de atenção das crianças; dificuldades no ensino dos filhos em casa; baixa aprendizagem dos filhos; e desafios para os gestores e professores. O protocolo é a criação de etapas para a produção audiovisual (videoaula) com a perspectiva do desenho universal, uma forma de projetar ambientes e produtos para todos igualmente, sem a necessidade de elaborar para as pessoas com deficiência. O protocolo orienta a produção audiovisual em desenho universal utilizando o software OpenShot Vídeo Editor, aplicativo Rybena, Gravador de Voz e planejamento para a adoção da audiodescrição, assim, o vídeo será produzido com a audiodescrição, legenda, Língua Brasileira de Sinais e audiolivro, além de apresentar as perspectivas para uma produção de cenário, roteiro, slogan e vinheta.This research with the beginning of the Covid-19 pandemic, as it caused changes in teaching and learning, due to the mandatory adoption of Emergency Remote Teaching, which requires the use of technologies and the internet for the audiovisual production of didactic content. The general objective was to develop an orientation protocol for the construction of an interactive audiovisual communication to help teachers in the presentation of the contents of the classes having as a model the universal design. The research development methodology followed a qualitative-quantitative, exploratory and descriptive approach. The research involved the participation of four schools in the Municipality of Duartina/SP, three public schools (Escola Municipal do Ensino Fundamental João Solimeo, José Sabbag and Odete Barbosa Tavares Ranzani) and one private (Sociedade Educativa Equilíbrio). The research data collection was carried out through a survey, using a questionnaire of open and closed questions with the teachers, family members and managers of the mentioned schools, for that using the software Sphinx iQ2 for the creation and application of the questionnaires. A systematic review was carried out in Scielo, Google Scholar, Capes (journals) and Unesp Repository databases, from 2010 to 2021 of publication; in Portuguese and Spanish; selecting articles, dissertation, books, legislation and theses. The research identified the adoption of Emergency Remote Teaching with video classes, activities, use of the WhatsApp and Facebook application, teachers' difficulties in using new tools in a short period of time; lack of preparation and guidance of teachers with audiovisual production; a quick adaptation; need for adaptive materials for students with special needs; challenges and the new role of parent-teachers; children's attention deficit; difficulties in teaching children at home; children's low learning; and challenges for managers and teachers. The protocol is the creation of stages for audiovisual production (video classes) with the perspective of universal design, a way of designing environments and products for everyone equally, without the need to elaborate for people with disabilities. The protocol guides audiovisual production in universal design using the OpenShot Video Editor software, Rybena application, Voice Recorder and planning for the adoption of audio description, thus, the video will be produced with audio description, subtitles, Brazilian Sign Language and audiobook, in addition to to present the perspectives for a production of scenario, script, slogan and vignette.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Távora, Carla Gonçalves2022-03-07T16:09:51Z2022-03-07T16:09:51Z2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21705133004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:06.457523Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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