A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Paulo José [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86889
Resumo: Nos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência...
id UNSP_11ae94c1702bfd8e342069c0985e6006
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86889
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arteBienal Internacional de São PauloArte pública - BrasilArte moderna - Sec. XXArte moderna - Séc. XXIArte - EducaçãoPercepçãoArte contemporâneaPercepciónNos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência...En los últimos años he observado comentarios de alumnos y colegas acerca de las visitas a la Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Tras estas observaciones he elaborado algunas cuestiones acerca de la relación entre alumnos, profesores y las obras que ven en la exposición. Se pueden destacar las siguientes: ¿Los visitantes consiguen identificar qué se expone como obra de arte? ¿Hay una observación más detallada de las técnicas, los métodos, los materiales y los estilos que han utilizado los artistas? ¿Hay una reflexión sobre la importancia de estas obras para la sociedad contemporánea? ¿Hay una preparación durante la formación de estas personas para este tipo de exposición? ¿La habilitación específica interfiere en la estimulación de los alumnos para la apreciación de las obras? ¿Hay un trabajo de preparación de estos alumnos desde el principio del año lectivo? ¿Se suele buscar referencias sobre los artistas de la exposición para conocimiento previo o posterior de los alumnos? ¿Se suele relacionar las obras y los artistas que se exponen con las obras y artistas de otras épocas? ¿Consiguen diferenciar obra de arte de expresión artística? ¿Consiguen observar obras de arte en ambientes públicos? ¿Demuestran interés en visitar otras exposiciones? Todas estas son cuestiones que han despertado mi interés hacia el proceso de fruición de los alumnos y docentes respecto a las obras de arte. Creo que la investigación constante sobre nuevos métodos y artistas es de gran importancia para que se entienda el proceso de avance en el mundo de las artes en este inicio del siglo XXI. Mi principal objetivo con este trabajo es transformar los caminos para esas experiencias con obras públicas en algo cada vez más frecuentes, además de reflexionar... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Claudete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcante, Paulo José [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2008-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il.application/pdfCAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86889000583952cavalcante_pj_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86889Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
title A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
spellingShingle A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
Cavalcante, Paulo José [UNESP]
Bienal Internacional de São Paulo
Arte pública - Brasil
Arte moderna - Sec. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Educação
Percepção
Arte contemporânea
Percepción
title_short A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
title_full A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
title_fullStr A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
title_full_unstemmed A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
title_sort A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
author Cavalcante, Paulo José [UNESP]
author_facet Cavalcante, Paulo José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Claudete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Paulo José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bienal Internacional de São Paulo
Arte pública - Brasil
Arte moderna - Sec. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Educação
Percepção
Arte contemporânea
Percepción
topic Bienal Internacional de São Paulo
Arte pública - Brasil
Arte moderna - Sec. XX
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Educação
Percepção
Arte contemporânea
Percepción
description Nos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-17
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/86889
000583952
cavalcante_pj_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv CAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
000583952
cavalcante_pj_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546524050718720