A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86889 |
Resumo: | Nos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência... |
id |
UNSP_11ae94c1702bfd8e342069c0985e6006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86889 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arteBienal Internacional de São PauloArte pública - BrasilArte moderna - Sec. XXArte moderna - Séc. XXIArte - EducaçãoPercepçãoArte contemporâneaPercepciónNos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência...En los últimos años he observado comentarios de alumnos y colegas acerca de las visitas a la Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Tras estas observaciones he elaborado algunas cuestiones acerca de la relación entre alumnos, profesores y las obras que ven en la exposición. Se pueden destacar las siguientes: ¿Los visitantes consiguen identificar qué se expone como obra de arte? ¿Hay una observación más detallada de las técnicas, los métodos, los materiales y los estilos que han utilizado los artistas? ¿Hay una reflexión sobre la importancia de estas obras para la sociedad contemporánea? ¿Hay una preparación durante la formación de estas personas para este tipo de exposición? ¿La habilitación específica interfiere en la estimulación de los alumnos para la apreciación de las obras? ¿Hay un trabajo de preparación de estos alumnos desde el principio del año lectivo? ¿Se suele buscar referencias sobre los artistas de la exposición para conocimiento previo o posterior de los alumnos? ¿Se suele relacionar las obras y los artistas que se exponen con las obras y artistas de otras épocas? ¿Consiguen diferenciar obra de arte de expresión artística? ¿Consiguen observar obras de arte en ambientes públicos? ¿Demuestran interés en visitar otras exposiciones? Todas estas son cuestiones que han despertado mi interés hacia el proceso de fruición de los alumnos y docentes respecto a las obras de arte. Creo que la investigación constante sobre nuevos métodos y artistas es de gran importancia para que se entienda el proceso de avance en el mundo de las artes en este inicio del siglo XXI. Mi principal objetivo con este trabajo es transformar los caminos para esas experiencias con obras públicas en algo cada vez más frecuentes, además de reflexionar... (Resumen completo clicar acceso eletronico abajo)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Claudete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcante, Paulo José [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2008-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il.application/pdfCAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.http://hdl.handle.net/11449/86889000583952cavalcante_pj_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86889Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
title |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
spellingShingle |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte Cavalcante, Paulo José [UNESP] Bienal Internacional de São Paulo Arte pública - Brasil Arte moderna - Sec. XX Arte moderna - Séc. XXI Arte - Educação Percepção Arte contemporânea Percepción |
title_short |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
title_full |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
title_fullStr |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
title_full_unstemmed |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
title_sort |
A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte |
author |
Cavalcante, Paulo José [UNESP] |
author_facet |
Cavalcante, Paulo José [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Claudete [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Paulo José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bienal Internacional de São Paulo Arte pública - Brasil Arte moderna - Sec. XX Arte moderna - Séc. XXI Arte - Educação Percepção Arte contemporânea Percepción |
topic |
Bienal Internacional de São Paulo Arte pública - Brasil Arte moderna - Sec. XX Arte moderna - Séc. XXI Arte - Educação Percepção Arte contemporânea Percepción |
description |
Nos últimos anos tenho observado comentários de alunos e colegas acerca das visitas à Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com base nessas observações, tenho elaborado algumas questões acerca da relação entre alunos, professores e as obras que vêem na exposição. Podem se destacar as seguintes: Os visitantes conseguem identificar o que está exposto como obra de Arte? Há uma observação mais detalhada das técnicas, os métodos, os materiais e os estilos que são utilizados pelos artistas? Há uma reflexão sobre a importância dessas obras para a sociedade contemporânea? Há um preparo durante a formação destas pessoas para este tipo de exposição? A habilitação específica interfere na estimulação dos alunos para a apreciação das obras? Há um trabalho de preparação desses alunos desde o início do ano letivo? Costumam buscar referências sobre os artistas da exposição para conhecimento prévio ou posterior dos alunos? Costumam relacionar as obras e os artistas que se expõem com as obras e os artistas de outras épocas? Conseguem distinguir obra de arte de expressão artística? Conseguem observar obras de Arte em ambientes públicos? Demonstram interesse em visitar outras exposições? Todas estas são questões que têm despertado meu interesse sobre o processo de fruição dos alunos e docentes a respeito das obras de arte. Acredito que a investigação constante sobre novos métodos e artistas é de grande importância para que se entenda o processo de avanço no mundo das artes nesse início do século XXI. Meu principal objetivo com este trabalho é transformar os caminhos para essas experiências com obras públicas em algo cada vez mais freqüente, além de refletir e compreender a experiência... |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-17 2014-06-11T19:22:27Z 2014-06-11T19:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. http://hdl.handle.net/11449/86889 000583952 cavalcante_pj_me_ia.pdf 33004013063P4 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Paulo José. A relevância da percepção em arte pública no ensino de arte: o papel do professor no processo de massificação das obras de arte. 2008. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. 000583952 cavalcante_pj_me_ia.pdf 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546524050718720 |