Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/135850
Resumo: No presente trabalho é apresentado um estudo analítico sobre retas no plano, tendo em vista a sua representatividade no significado da Geometria Analítica como um método de abordagem de problemas geométricos. Durante o desenvolvimento desse estudo, é visto que, a partir da escolha de um sistema de coordenadas de um plano, as retas do mesmo podem ser representadas por equações lineares com duas incógnitas e coeficientes reais, e vice-versa. Também são abordados os tópicos: equação reduzida, inclinação, coeficientes angular e linear, e as posições relativas de duas retas. Nas orientações dadas pelo Currículo de Matemática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), um estudo das retas, com suas equações, propriedades e aplicações deve ser introduzido no ensino básico, mais precisamente, no início da 3ª Série do Ensino Médio. Baseados nessas orientações e objetivando sempre tornar o processo de ensino-aprendizagem de matemática mais interessante e prazeroso, são propostas e desenvolvidas atividades em sala de informática, para se explorar retas no plano com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra.
id UNSP_11cc2166eddbaa9b25b02de71f75966a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135850
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebraA plan straight study and an approach to the high school using software GeoGebraMatemática (Ensino médio) - Estudo e ensinoGeometria plana - Estudo e ensinoMatemática - MetodologiaTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorLines in the planeLinear equation with two unknownsAngular coefficientGeoGebraNo presente trabalho é apresentado um estudo analítico sobre retas no plano, tendo em vista a sua representatividade no significado da Geometria Analítica como um método de abordagem de problemas geométricos. Durante o desenvolvimento desse estudo, é visto que, a partir da escolha de um sistema de coordenadas de um plano, as retas do mesmo podem ser representadas por equações lineares com duas incógnitas e coeficientes reais, e vice-versa. Também são abordados os tópicos: equação reduzida, inclinação, coeficientes angular e linear, e as posições relativas de duas retas. Nas orientações dadas pelo Currículo de Matemática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), um estudo das retas, com suas equações, propriedades e aplicações deve ser introduzido no ensino básico, mais precisamente, no início da 3ª Série do Ensino Médio. Baseados nessas orientações e objetivando sempre tornar o processo de ensino-aprendizagem de matemática mais interessante e prazeroso, são propostas e desenvolvidas atividades em sala de informática, para se explorar retas no plano com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra.In the present work, it is presented an analytical study on lines in the plane, bearing in mind its representativeness in the Analytic Geometry meaning as a method of geometrical problems approach. During the development of this study it is seen that, from the selection of a coordinate system of a plane, the lines of the same plane can be represented by linear equations with two unknowns and real coefficients, and vice versa. The following topics are also discussed: reduced equation, inclination, angular and linear coefficients, and the relative positions of two lines. At the guidelines given by the Mathematics Curriculum of São Paulo State Education (SEE), a study of the lines, with their equations, properties and applications should be introduced in basic education, more precisely, at the beginning of the 3rd grade of high school. Based on the guidelines and always aiming to become the mathematic's teaching-learning process more interesting and enjoyable, activities in computer room are proposed and developed, to explore lines in the plane with the support of the GeoGebra software tools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]2016-03-02T13:14:53Z2016-03-02T13:14:53Z2016-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13585000086684731075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:35:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135850Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:52:29.586500Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
A plan straight study and an approach to the high school using software GeoGebra
title Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
spellingShingle Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria plana - Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Lines in the plane
Linear equation with two unknowns
Angular coefficient
GeoGebra
title_short Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
title_full Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
title_fullStr Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
title_full_unstemmed Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
title_sort Um estudo de retas do plano e uma abordagem para o ensino médio com o software GeoGebra
author Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]
author_facet Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Flávia Souza Machado da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Franciéli Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria plana - Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Lines in the plane
Linear equation with two unknowns
Angular coefficient
GeoGebra
topic Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Geometria plana - Estudo e ensino
Matemática - Metodologia
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Lines in the plane
Linear equation with two unknowns
Angular coefficient
GeoGebra
description No presente trabalho é apresentado um estudo analítico sobre retas no plano, tendo em vista a sua representatividade no significado da Geometria Analítica como um método de abordagem de problemas geométricos. Durante o desenvolvimento desse estudo, é visto que, a partir da escolha de um sistema de coordenadas de um plano, as retas do mesmo podem ser representadas por equações lineares com duas incógnitas e coeficientes reais, e vice-versa. Também são abordados os tópicos: equação reduzida, inclinação, coeficientes angular e linear, e as posições relativas de duas retas. Nas orientações dadas pelo Currículo de Matemática da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), um estudo das retas, com suas equações, propriedades e aplicações deve ser introduzido no ensino básico, mais precisamente, no início da 3ª Série do Ensino Médio. Baseados nessas orientações e objetivando sempre tornar o processo de ensino-aprendizagem de matemática mais interessante e prazeroso, são propostas e desenvolvidas atividades em sala de informática, para se explorar retas no plano com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02T13:14:53Z
2016-03-02T13:14:53Z
2016-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/135850
000866847
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/135850
identifier_str_mv 000866847
31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129560767627264