Vamos modelar, professor Héllio?: Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional por meio da implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moralles, Vagner Antonio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215847
Resumo: O conhecimento profissional docente pode ser pesado em duas grandes vertentes, a dominante e a desejável. Ambas são compostas de quatro grandes saberes: o acadêmico, as teorias implícitas, os princípios e crenças e as rotinas e guias de ação. A principal diferença de uma perspectiva para outra é que na vertente dominante esses blocos de saberes podem ser utilizados pelo professor sem interação direta entre si. Já no conhecimento profissional desejável há uma interface entre esses saberes que possibilita articulá-los e reelaborá-los para resolver problemas práticos-profissionais. A perspectiva adotada nesta pesquisa é que a implementação de uma Unidade Didática Multiestratégia, na formação continuada de um professor de Química, pode contribuir para o desenvolvimento dessa segunda vertente. O colaborador da pesquisa, professor Héllio, é um profissional experiente que desenvolveu sua formação continuada no contexto do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e implementou seu planejamento didático-pedagógico no ensino médio de uma rede pública. Dentre as várias características desse programa de formação continuada, pode-se destacar como as mais importantes: a interação do professor com uma equipe da academia por um longo período de tempo e a possibilidade de se trabalhar problemas reais emergentes de seu contexto didático. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso. O objetivo geral foi entender de que modo o processo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica incide sobre o desenvolvimento do conhecimento profissional desejável de um professor em formação continuada. Os dados coletados foram as várias versões do planejamento didático-pedagógico desenvolvido, as reuniões de orientação do professor com o pesquisador da academia, as aulas de intervenção didático-pedagógica, um questionário de caracterização e uma entrevista. Esses dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, tendo como referenciais teóricos as premissas da Red Investigación y Renovación Escolar e o modelo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Os resultados trouxeram indícios que as etapas envolvidas no processo formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestrátégica - planejamento, intervenção e replanejamento - contribuem para que o professor caminhe no sentido de desenvolver um conhecimento profissional desejável. Isso pode ser inferido por meio do aumento da complexidade das interações dos vários elementos do planejamento didático-pedagógico e dos primeiros passos no sentido de superação das tendências-obstáculos.
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spelling Vamos modelar, professor Héllio?: Desenvolvimento do conhecimento prático-profissional por meio da implementação de uma Unidade Didática MultiestratégicaLet's model, professor Héllio?: Development of practical-professional knowledge through the implementation of a Multistrategic Didactic UnitPlanejamento educacionalÁtomos - ModelosProfessores - FormaçãoDidáticaCiência - Estudo e EnsinoDidacticsAtoms modelsEducational planningTeacher trainingStudy and teachingO conhecimento profissional docente pode ser pesado em duas grandes vertentes, a dominante e a desejável. Ambas são compostas de quatro grandes saberes: o acadêmico, as teorias implícitas, os princípios e crenças e as rotinas e guias de ação. A principal diferença de uma perspectiva para outra é que na vertente dominante esses blocos de saberes podem ser utilizados pelo professor sem interação direta entre si. Já no conhecimento profissional desejável há uma interface entre esses saberes que possibilita articulá-los e reelaborá-los para resolver problemas práticos-profissionais. A perspectiva adotada nesta pesquisa é que a implementação de uma Unidade Didática Multiestratégia, na formação continuada de um professor de Química, pode contribuir para o desenvolvimento dessa segunda vertente. O colaborador da pesquisa, professor Héllio, é um profissional experiente que desenvolveu sua formação continuada no contexto do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e implementou seu planejamento didático-pedagógico no ensino médio de uma rede pública. Dentre as várias características desse programa de formação continuada, pode-se destacar como as mais importantes: a interação do professor com uma equipe da academia por um longo período de tempo e a possibilidade de se trabalhar problemas reais emergentes de seu contexto didático. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso. O objetivo geral foi entender de que modo o processo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica incide sobre o desenvolvimento do conhecimento profissional desejável de um professor em formação continuada. Os dados coletados foram as várias versões do planejamento didático-pedagógico desenvolvido, as reuniões de orientação do professor com o pesquisador da academia, as aulas de intervenção didático-pedagógica, um questionário de caracterização e uma entrevista. Esses dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, tendo como referenciais teóricos as premissas da Red Investigación y Renovación Escolar e o modelo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Os resultados trouxeram indícios que as etapas envolvidas no processo formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestrátégica - planejamento, intervenção e replanejamento - contribuem para que o professor caminhe no sentido de desenvolver um conhecimento profissional desejável. Isso pode ser inferido por meio do aumento da complexidade das interações dos vários elementos do planejamento didático-pedagógico e dos primeiros passos no sentido de superação das tendências-obstáculos.The professional knowledge of teachers can be splited into two main aspects, the dominant and the desirable. Both are composed by four broad knowledges, the academic, the implicit theories, the principles and beliefs, and the routines and action guides. The main difference from one perspective to another is that, in the dominant position, these blocks of knowledge are used by the teacher without direct interaction with each other. In the desirable professional knowledge, there is an interface between them that makes it possible to articulate and reworked them to solve practical-professional problems. The perspective adopted in this research is that the implementation of a Multistrategy Didactic Unit, in the continuing education of a chemistry teacher, can contribute to the development of this second aspect. The research collaborator, Professor Héllio, is an experienced professional who developed his continuing education in the context of a professional master's degree in chemistry in the national network and implemented his didactic-pedagogical planning in a public high school. Among various characteristics of this continuing education program, the most important can be highlighted: the teacher's interaction with an academic team for a long period of time and the possibility of working on real problems emerging from their real-life context. The research was developed following the theoretical-methodological contributions of qualitative research, making use of the case study method. The general objective was to understand how the process of implementing a Multistrategic Didactic Unit affects the development of desirable professional knowledge for a chemistry teacher in continuing education. The data collected were the various versions of the teaching planning developed by the teacher, the orientation meetings between the techer and the academic researcher, the didactic-pedagogical intervention classes, a characterization questionnaire, and an interview. These data were treated through content analysis method, having both the premises of the Red Investigación y Renovación Escolar and the implementation model of multistrategic didactic units as theoretical references. The results provided evidence that the steps involved in the training process of implementing a Multistrategic Didactic Unit - planning, intervention, and re-planning - contribute for the teacher to move towards developing desirable professional knowledge. This could be inferred through the increase in the complexity of the interactions of the various elements of the teaching planning and the first steps towards overcoming obstacles-trends.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bego, Amadeu Moura [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moralles, Vagner Antonio2022-01-12T13:40:33Z2022-01-12T13:40:33Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21584733004030072P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-12T06:08:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:42:22.120428Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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