Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182591
Resumo: A implementação de políticas de ação afirmativa no contexto do ensino superior público brasileiro, especificamente aquelas direcionadas a estudantes que se autodeclaram negros, tem suscitado desde seu surgimento, no início dos anos 2000, uma série de discussões que abrangem distintas esferas da vida nacional. A análise sobre as experiências suscitadas a partir da inclusão universitária, disponibilizadas pelos relatos dos estudantes beneficiados por essas políticas, nos permite o entendimento de que no âmbito das experiências e subjetividades, a implementação das ações afirmativas fez emergir uma nova categoria identitária: os cotistas. Intrinsecamente conectada a concepção de identidade racial, essa nova identidade institucional tem exigido dos estudantes beneficiados pelas políticas de ação afirmativa a busca por uma melhor compreensão daquela que deve ser compreendida e defendida como uma identidade étnico-racial negra, entendida como um recorte, uma variedade dentre as múltiplas e diversas estratégias identitárias desenvolvidas pelos afrodescendentes ao longo da história do Brasil. A tese aqui desenvolvida é de que esse processo que acaba, no plano pessoal, por suscitar a assunção, tensão, conflitos e conseguinte crises identitárias, tem engendrado, em particular no âmbito acadêmico, internamente aos grupos docentes e discentes, uma nova forma de sociabilidade e demanda pelo aprofundamento de experiências étnico-raciais, gerada a partir do posicionamento crítico e político dos estudantes cotistas.
id UNSP_1281a08c90494ab93d550700ced5678d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182591
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiáriosAffirmative action policies and identity constructions required, manipulated and disputed by their beneficiariesIdentidadeEstudos sobre o negroSociabilidadePolíticas de ação afirmativaIdentityRacial studiesSociabilityAffirmative action policiesA implementação de políticas de ação afirmativa no contexto do ensino superior público brasileiro, especificamente aquelas direcionadas a estudantes que se autodeclaram negros, tem suscitado desde seu surgimento, no início dos anos 2000, uma série de discussões que abrangem distintas esferas da vida nacional. A análise sobre as experiências suscitadas a partir da inclusão universitária, disponibilizadas pelos relatos dos estudantes beneficiados por essas políticas, nos permite o entendimento de que no âmbito das experiências e subjetividades, a implementação das ações afirmativas fez emergir uma nova categoria identitária: os cotistas. Intrinsecamente conectada a concepção de identidade racial, essa nova identidade institucional tem exigido dos estudantes beneficiados pelas políticas de ação afirmativa a busca por uma melhor compreensão daquela que deve ser compreendida e defendida como uma identidade étnico-racial negra, entendida como um recorte, uma variedade dentre as múltiplas e diversas estratégias identitárias desenvolvidas pelos afrodescendentes ao longo da história do Brasil. A tese aqui desenvolvida é de que esse processo que acaba, no plano pessoal, por suscitar a assunção, tensão, conflitos e conseguinte crises identitárias, tem engendrado, em particular no âmbito acadêmico, internamente aos grupos docentes e discentes, uma nova forma de sociabilidade e demanda pelo aprofundamento de experiências étnico-raciais, gerada a partir do posicionamento crítico e político dos estudantes cotistas.Affirmative action policies have raised a series of discussions since its implementation in the Brazilian public higher education context, specifically to policies directed at students who have declared themselves to be black. The analysis of the experiences from the University admission, through interviews with students benefited by these policies, allows us to understand that within the framework of experiences and subjectivities, the implementation of affirmative actions has emerged a new category of identity: the quota beneficiaries. Intrinsically connected to the conception of racial identity, this new institutional identity has demanded from students who are benefited by affirmative action policies the pursuit for a better understanding of what must be comprehended and defended as a black ethnic-racial identity, understood as a possible profile among the multiple and diverse identity strategies developed by Afrodescendants throughout the history of Brazil. The thesis here developed is that this process ends, on a personal level, by raising assumption, tension, conflicts and consequently identity crises and has engendered, in particular in the academic field among teachers and students, a new form of sociability and demand for the attention to ethnic-racial experiences, generated from the critical and political positioning of quota students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hofbauer, Andreas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]2019-07-22T16:31:54Z2019-07-22T16:31:54Z2019-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18259100091862333004110042P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T19:13:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182591Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T19:13:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
Affirmative action policies and identity constructions required, manipulated and disputed by their beneficiaries
title Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
spellingShingle Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]
Identidade
Estudos sobre o negro
Sociabilidade
Políticas de ação afirmativa
Identity
Racial studies
Sociability
Affirmative action policies
title_short Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
title_full Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
title_fullStr Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
title_full_unstemmed Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
title_sort Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas, manipuladas e disputadas por seus beneficiários
author Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]
author_facet Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hofbauer, Andreas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alexsandro Eleotério Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Estudos sobre o negro
Sociabilidade
Políticas de ação afirmativa
Identity
Racial studies
Sociability
Affirmative action policies
topic Identidade
Estudos sobre o negro
Sociabilidade
Políticas de ação afirmativa
Identity
Racial studies
Sociability
Affirmative action policies
description A implementação de políticas de ação afirmativa no contexto do ensino superior público brasileiro, especificamente aquelas direcionadas a estudantes que se autodeclaram negros, tem suscitado desde seu surgimento, no início dos anos 2000, uma série de discussões que abrangem distintas esferas da vida nacional. A análise sobre as experiências suscitadas a partir da inclusão universitária, disponibilizadas pelos relatos dos estudantes beneficiados por essas políticas, nos permite o entendimento de que no âmbito das experiências e subjetividades, a implementação das ações afirmativas fez emergir uma nova categoria identitária: os cotistas. Intrinsecamente conectada a concepção de identidade racial, essa nova identidade institucional tem exigido dos estudantes beneficiados pelas políticas de ação afirmativa a busca por uma melhor compreensão daquela que deve ser compreendida e defendida como uma identidade étnico-racial negra, entendida como um recorte, uma variedade dentre as múltiplas e diversas estratégias identitárias desenvolvidas pelos afrodescendentes ao longo da história do Brasil. A tese aqui desenvolvida é de que esse processo que acaba, no plano pessoal, por suscitar a assunção, tensão, conflitos e conseguinte crises identitárias, tem engendrado, em particular no âmbito acadêmico, internamente aos grupos docentes e discentes, uma nova forma de sociabilidade e demanda pelo aprofundamento de experiências étnico-raciais, gerada a partir do posicionamento crítico e político dos estudantes cotistas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22T16:31:54Z
2019-07-22T16:31:54Z
2019-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182591
000918623
33004110042P8
url http://hdl.handle.net/11449/182591
identifier_str_mv 000918623
33004110042P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128101248401408