O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92256 |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. A investigação partiu do pressuposto que as necessidades e singularidades das crianças não têm sido consideradas pelas instituições de educação infantil para a estruturação de suas propostas educativas. Desse modo, ambientes artificiais, organizados sob uma visão adultocêntrica, obrigam as crianças a se adaptar, mesmo que as situações pedagógicas neles desenvolvidas careçam de sentido e significado para elas. Nesse contexto, o brinquedo, como componente da ludicidade, não tem sido apreciado como elemento cultural que contribui para a expressão, o conhecimento e o desenvolvimento da criança. A pesquisa estabeleceu como objetivos centrais: compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis; verificar quais os tipos, o modo, a frequência e finalidade do uso do brinquedo na prática educativa; identificar que concepções de brincar, de criança e de educação infantil têm os professores investigados; propor indicativos que colaborem para a construção de práticas educativas consistentes, tendo os brinquedos como patrimônios históricos, promotores das culturas da infância. A pesquisa é de natureza qualitativa e adotou como principal procedimento metodológico uma abordagem descritiva-interpretativa. Para esse... |
id |
UNSP_128dbdce3114af1cdc4519e2897421a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92256 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanizaçãoEducaçãoBrinquedosChildCultureToyEducationLearningDevelopmentA presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. A investigação partiu do pressuposto que as necessidades e singularidades das crianças não têm sido consideradas pelas instituições de educação infantil para a estruturação de suas propostas educativas. Desse modo, ambientes artificiais, organizados sob uma visão adultocêntrica, obrigam as crianças a se adaptar, mesmo que as situações pedagógicas neles desenvolvidas careçam de sentido e significado para elas. Nesse contexto, o brinquedo, como componente da ludicidade, não tem sido apreciado como elemento cultural que contribui para a expressão, o conhecimento e o desenvolvimento da criança. A pesquisa estabeleceu como objetivos centrais: compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis; verificar quais os tipos, o modo, a frequência e finalidade do uso do brinquedo na prática educativa; identificar que concepções de brincar, de criança e de educação infantil têm os professores investigados; propor indicativos que colaborem para a construção de práticas educativas consistentes, tendo os brinquedos como patrimônios históricos, promotores das culturas da infância. A pesquisa é de natureza qualitativa e adotou como principal procedimento metodológico uma abordagem descritiva-interpretativa. Para esse...This research, related to the Educational Practice and Teacher Education investigation group, was developed in the Post-Graduation Program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Presidente Prudente, with financial support from Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Its starting point was the surmise that children´s needs and singularities have not been considered in early childhood schools when elaborating their educational plans. Thus, artificial settings, organized under an adult point of view, make children submit even if the given learning situations mean nothing to them. In this context, the toy, as a ludic object, has not been considered a cultural element which contributes to children´s expression, knowledge, and development. The research main purposes were: investigating how toy has been used in early childhood schools; verifying what kind of toys as well as how, how often and for what purposes they have been in use in educational practice; identifying which are the concepts teachers have concerning playing, children and children education; and highlighting some indicants that may be useful to the development of a relevant educational practice that considers the toy role as a historical heritage and a childhood culture promoter. Being this a qualitative kind of research... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2010-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfSANTOS, Larissa Aparecida Trindade dos. O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização. 2010. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92256000624711santos_lat_me_prud.pdf33004129044P67758444123838079Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:05:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92256Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:05:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
title |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
spellingShingle |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP] Educação Brinquedos Child Culture Toy Education Learning Development |
title_short |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
title_full |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
title_fullStr |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
title_full_unstemmed |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
title_sort |
O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização |
author |
Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, José Milton de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Brinquedos Child Culture Toy Education Learning Development |
topic |
Educação Brinquedos Child Culture Toy Education Learning Development |
description |
A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. A investigação partiu do pressuposto que as necessidades e singularidades das crianças não têm sido consideradas pelas instituições de educação infantil para a estruturação de suas propostas educativas. Desse modo, ambientes artificiais, organizados sob uma visão adultocêntrica, obrigam as crianças a se adaptar, mesmo que as situações pedagógicas neles desenvolvidas careçam de sentido e significado para elas. Nesse contexto, o brinquedo, como componente da ludicidade, não tem sido apreciado como elemento cultural que contribui para a expressão, o conhecimento e o desenvolvimento da criança. A pesquisa estabeleceu como objetivos centrais: compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis; verificar quais os tipos, o modo, a frequência e finalidade do uso do brinquedo na prática educativa; identificar que concepções de brincar, de criança e de educação infantil têm os professores investigados; propor indicativos que colaborem para a construção de práticas educativas consistentes, tendo os brinquedos como patrimônios históricos, promotores das culturas da infância. A pesquisa é de natureza qualitativa e adotou como principal procedimento metodológico uma abordagem descritiva-interpretativa. Para esse... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-05 2014-06-11T19:25:38Z 2014-06-11T19:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Larissa Aparecida Trindade dos. O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização. 2010. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92256 000624711 santos_lat_me_prud.pdf 33004129044P6 7758444123838079 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Larissa Aparecida Trindade dos. O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização. 2010. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. 000624711 santos_lat_me_prud.pdf 33004129044P6 7758444123838079 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789471786139648 |