O brinquedo na educação infantil como promotor das culturas da infância e humanização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Aparecida Trindade dos [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92256
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vincula-se à linha de pesquisa intitulada Práticas Educativas e Formação de Professores. A investigação partiu do pressuposto que as necessidades e singularidades das crianças não têm sido consideradas pelas instituições de educação infantil para a estruturação de suas propostas educativas. Desse modo, ambientes artificiais, organizados sob uma visão adultocêntrica, obrigam as crianças a se adaptar, mesmo que as situações pedagógicas neles desenvolvidas careçam de sentido e significado para elas. Nesse contexto, o brinquedo, como componente da ludicidade, não tem sido apreciado como elemento cultural que contribui para a expressão, o conhecimento e o desenvolvimento da criança. A pesquisa estabeleceu como objetivos centrais: compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis; verificar quais os tipos, o modo, a frequência e finalidade do uso do brinquedo na prática educativa; identificar que concepções de brincar, de criança e de educação infantil têm os professores investigados; propor indicativos que colaborem para a construção de práticas educativas consistentes, tendo os brinquedos como patrimônios históricos, promotores das culturas da infância. A pesquisa é de natureza qualitativa e adotou como principal procedimento metodológico uma abordagem descritiva-interpretativa. Para esse...
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