Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204484
Resumo: Esta dissertação de mestrado analisou e investigou de um ponto de vista teórico, histórico, analítico e prático as relações e influências da Epistemologia Social e da Organização do Conhecimento no contexto da Ciência da Informação no paradigma social por meio das abordagens culturais, partindo de um pressuposto que os estudos teóricos têm importância na fundamentação de uma área do conhecimento, neste caso, a Ciência da Informação. Tendo em vista que ele é um campo científico e interdisciplinar e que agrega inúmeras áreas do conhecimento, podemos citar a Administração, Ciência da Computação, Comunicação, Documentação, Linguística, Lógica, Matemática, entre outras. A Epistemologia Social, uma teoria criada, desenvolvida e popularizada por dois bibliotecários estadunidenses Jesse Hauk Shera (1903-1982) e Margaret Elizabeth Egan (1905-1959), em meados da década de 1950, visa analisar as formas de produção, classificação, organização e disseminação da informação e do conhecimento na sociedade, tendo como base a forma de aquisição do conhecimento por parte dos usuários das unidades de informação, como os arquivos, bibliotecas e museus, e também preocupa-se com o uso da informação e do conhecimento para fins sociais e culturais. Sendo que esse conhecimento/produto intelectual é produzido por meio de registros gráficos, ou seja, o documento em seu mais variado suporte informacional e socializado por intermédio da comunicação gráfica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como fontes de informação: artigos, monografias, dissertações, teses, livros e materiais complementares coletados em revistas e periódicos especializados, bases de dados, repositórios e eventos do campo da Epistemologia, Organização do Conhecimento e da Biblioteconomia/Ciência da Informação. Ao final da investigação, considerou-se que a Epistemologia Social e Organização do Conhecimento são teorias que influenciaram de maneira significativa os principais aspectos teóricos, metodológicos e aplicados da Ciência da Informação. E que de certa maneira, isso teve impacto na concepção e na atuação do bibliotecário frente à produção de conhecimento oriundo das bibliotecas, principalmente a de natureza pública. Três são aspectos são apresentados, discutidos e levados em consideração para demonstrar de forma clara e objetiva a relação entre Epistemologia Social e Organização do Conhecimento, isto é, Biblioteca, Bibliotecário e a Ciência da Informação.
id UNSP_12c4c209d5a373b704d3adfe32692d71
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204484
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturaisSocial epistemology and knowledge organization: contributions to cultural approachesEpistemología social y organización del conocimiento: aportes a los enfoques culturalesEpistemologia socialJesse SheraMargaret EganOrganização do conhecimentoCiência da informaçãoParadigma socialSocial epistemologyKnowledge organizationInformation scienceSocial paradigmOrganización del conocimientoCiencias de la informaciónEsta dissertação de mestrado analisou e investigou de um ponto de vista teórico, histórico, analítico e prático as relações e influências da Epistemologia Social e da Organização do Conhecimento no contexto da Ciência da Informação no paradigma social por meio das abordagens culturais, partindo de um pressuposto que os estudos teóricos têm importância na fundamentação de uma área do conhecimento, neste caso, a Ciência da Informação. Tendo em vista que ele é um campo científico e interdisciplinar e que agrega inúmeras áreas do conhecimento, podemos citar a Administração, Ciência da Computação, Comunicação, Documentação, Linguística, Lógica, Matemática, entre outras. A Epistemologia Social, uma teoria criada, desenvolvida e popularizada por dois bibliotecários estadunidenses Jesse Hauk Shera (1903-1982) e Margaret Elizabeth Egan (1905-1959), em meados da década de 1950, visa analisar as formas de produção, classificação, organização e disseminação da informação e do conhecimento na sociedade, tendo como base a forma de aquisição do conhecimento por parte dos usuários das unidades de informação, como os arquivos, bibliotecas e museus, e também preocupa-se com o uso da informação e do conhecimento para fins sociais e culturais. Sendo que esse conhecimento/produto intelectual é produzido por meio de registros gráficos, ou seja, o documento em seu mais variado suporte informacional e socializado por intermédio da comunicação gráfica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como fontes de informação: artigos, monografias, dissertações, teses, livros e materiais complementares coletados em revistas e periódicos especializados, bases de dados, repositórios e eventos do campo da Epistemologia, Organização do Conhecimento e da Biblioteconomia/Ciência da Informação. Ao final da investigação, considerou-se que a Epistemologia Social e Organização do Conhecimento são teorias que influenciaram de maneira significativa os principais aspectos teóricos, metodológicos e aplicados da Ciência da Informação. E que de certa maneira, isso teve impacto na concepção e na atuação do bibliotecário frente à produção de conhecimento oriundo das bibliotecas, principalmente a de natureza pública. Três são aspectos são apresentados, discutidos e levados em consideração para demonstrar de forma clara e objetiva a relação entre Epistemologia Social e Organização do Conhecimento, isto é, Biblioteca, Bibliotecário e a Ciência da Informação.The research seeks to analyze from a theoretical, historical, analytical and practical point of view the relationships and influences of Social Epistemology and Knowledge Organization in the context of Information Science in the social paradigm through socio-cultural approaches, based on the assumption that theoretical studies are extremely important in founding an area of knowledge, in this case, Information Science. Bearing in mind that it is an interdisciplinary area and that adds numerous areas of knowledge, we can mention Administration, Computer Science Documentation, Linguistics, Logic, Mathematics, among others. Social Epistemology, a theory created by two American librarians Jesse Hauk Shera (1903-1982) and Margaret Elizabeth Egan (1905-1959), in the mid-1950s, aims to analyze the forms of production, organization and dissemination of information and knowledge in society, based on the form of knowledge acquisition by users of information units, such as archives, libraries and museums, and is also concerned with the use of information and knowledge for social and cultural purposes. Since this knowledge / intellectual product is produced by means of graphic records, that is, the document in its most varied informational support. The research is bibliographic and has sources of information: articles, monographs, dissertations, theses, books and complementary materials collected in specialized journals and journals, databases, repositories and events in the field of Epistemology, Knowledge Organization and Library Science / Information Science. Initially, in the course of the investigation, it was considered that Social Epistemology and Knowledge Organization are theories that significantly influenced the main theoretical, methodological and applied aspects of Information Science. And that, in a way, this had an impact on the design and performance of the librarian in relation to the production of knowledge coming from libraries, especially that of a public nature.La investigación busca analizar desde un punto de vista teórico, histórico, analítico y práctico las relaciones e influencias de la Epistemología Social y la Organización del Conocimiento en el contexto de la Ciencia de la Información en el paradigma social a través de enfoques socioculturales, partiendo del supuesto de que los estudios teóricos son de suma importancia para fundar un área de conocimiento, en este caso, las Ciencias de la Información. Teniendo en cuenta que es un área interdisciplinar y que suma numerosas áreas de conocimiento, podemos mencionar Administración, Documentación Informática, Linguística, Lógica, Matemáticas, entre otras. La epistemología social, una teoría creada por dos bibliotecarios estadounidenses Jesse Hauk Shera (1903-1982) y Margaret Elizabeth Egan (1905-1959), a mediados de la década de 1950, tiene como objetivo analizar las formas de producción, organización y difusión de información y conocimiento en la sociedad, basado en la forma de adquisición de conocimiento por parte de los usuarios de unidades de información, como archivos, bibliotecas y museos, y también se ocupa del uso de la información y el conocimiento con fines sociales y culturales. Dado que este conocimiento / producto intelectual se produce mediante registros gráficos, es decir, el documento en su soporte informativo más variado, la investigación es bibliográfica y tiene como fuentes de información: artículos, monografías, disertaciones, tesis, libros y materiales complementarios recopilados en revistas especializadas y revistas, bases de datos, repositorios y eventos en el campo de la Epistemología, Organización del Conocimiento y Bibliotecología / Ciencias de la Información. Inicialmente, en el transcurso de la investigación, se consideró que la Epistemología Social y la Organización del Conocimiento son teorías que incidieron significativamente en los principales aspectos teóricos, metodológicos y aplicados de las Ciencias de la Información. Y que, en cierto modo, esto tuvo un impacto en el diseño y desempeño del bibliotecario en relación a la producción de conocimiento proveniente de las bibliotecas, especialmente la de carácter público.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]2021-04-26T00:43:25Z2021-04-26T00:43:25Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20448433004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:13:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
Social epistemology and knowledge organization: contributions to cultural approaches
Epistemología social y organización del conocimiento: aportes a los enfoques culturales
title Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
spellingShingle Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]
Epistemologia social
Jesse Shera
Margaret Egan
Organização do conhecimento
Ciência da informação
Paradigma social
Social epistemology
Knowledge organization
Information science
Social paradigm
Organización del conocimiento
Ciencias de la información
title_short Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
title_full Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
title_fullStr Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
title_full_unstemmed Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
title_sort Epistemologia social e organização do conhecimento: contribuições às abordagens culturais
author Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]
author_facet Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Carlos Cândido de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Veronez Júnior, Wilson Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia social
Jesse Shera
Margaret Egan
Organização do conhecimento
Ciência da informação
Paradigma social
Social epistemology
Knowledge organization
Information science
Social paradigm
Organización del conocimiento
Ciencias de la información
topic Epistemologia social
Jesse Shera
Margaret Egan
Organização do conhecimento
Ciência da informação
Paradigma social
Social epistemology
Knowledge organization
Information science
Social paradigm
Organización del conocimiento
Ciencias de la información
description Esta dissertação de mestrado analisou e investigou de um ponto de vista teórico, histórico, analítico e prático as relações e influências da Epistemologia Social e da Organização do Conhecimento no contexto da Ciência da Informação no paradigma social por meio das abordagens culturais, partindo de um pressuposto que os estudos teóricos têm importância na fundamentação de uma área do conhecimento, neste caso, a Ciência da Informação. Tendo em vista que ele é um campo científico e interdisciplinar e que agrega inúmeras áreas do conhecimento, podemos citar a Administração, Ciência da Computação, Comunicação, Documentação, Linguística, Lógica, Matemática, entre outras. A Epistemologia Social, uma teoria criada, desenvolvida e popularizada por dois bibliotecários estadunidenses Jesse Hauk Shera (1903-1982) e Margaret Elizabeth Egan (1905-1959), em meados da década de 1950, visa analisar as formas de produção, classificação, organização e disseminação da informação e do conhecimento na sociedade, tendo como base a forma de aquisição do conhecimento por parte dos usuários das unidades de informação, como os arquivos, bibliotecas e museus, e também preocupa-se com o uso da informação e do conhecimento para fins sociais e culturais. Sendo que esse conhecimento/produto intelectual é produzido por meio de registros gráficos, ou seja, o documento em seu mais variado suporte informacional e socializado por intermédio da comunicação gráfica. A pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como fontes de informação: artigos, monografias, dissertações, teses, livros e materiais complementares coletados em revistas e periódicos especializados, bases de dados, repositórios e eventos do campo da Epistemologia, Organização do Conhecimento e da Biblioteconomia/Ciência da Informação. Ao final da investigação, considerou-se que a Epistemologia Social e Organização do Conhecimento são teorias que influenciaram de maneira significativa os principais aspectos teóricos, metodológicos e aplicados da Ciência da Informação. E que de certa maneira, isso teve impacto na concepção e na atuação do bibliotecário frente à produção de conhecimento oriundo das bibliotecas, principalmente a de natureza pública. Três são aspectos são apresentados, discutidos e levados em consideração para demonstrar de forma clara e objetiva a relação entre Epistemologia Social e Organização do Conhecimento, isto é, Biblioteca, Bibliotecário e a Ciência da Informação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26T00:43:25Z
2021-04-26T00:43:25Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204484
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/204484
identifier_str_mv 33004110043P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789725744955392