O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152383 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso. |
id |
UNSP_12ebfa0886e921b79d566eb8127c7277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152383 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuaisThe speech in the health education: communication processes and mechanisms of legitimation through audiovisual resourcesAnálise do discursoProcessos comunicacionaisEnsino em saúdeLegitimação do discursoEducação a distânciaDiscourse analysisCommunicational processesHealth teachingLegitimation of discourseDistance educationO presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso.The present study aims to understand which are some of the mechanisms of discursive legitimation involved in the communicational processes of the Quality and Safety Management course, offered by Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), in distance modality for a professional public of health. Dismembering the analysis into three moments of narrative configuration with the focus on the processes of discursive legitimation, it is intended to answer the following question: who speaks in health education? In the first part, the possible discursives of health education were analyzed, being these the model of teaching by competences, the hierarchy in the medical discourse and the practical knowledge of the nursing. The second part visualized through the media and educational objects how the speeches materialize in the format of the course. The third moment, narrative refiguration, exposes the contemporary communication scenario, how a reader/student model is constructed for the educational material and how the interaction processes work in the course narrative.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casadei, Eliza BachegaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos2017-12-22T11:55:36Z2017-12-22T11:55:36Z2017-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15238300089535933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:33.562001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais The speech in the health education: communication processes and mechanisms of legitimation through audiovisual resources |
title |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
spellingShingle |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos Análise do discurso Processos comunicacionais Ensino em saúde Legitimação do discurso Educação a distância Discourse analysis Communicational processes Health teaching Legitimation of discourse Distance education |
title_short |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
title_full |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
title_fullStr |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
title_full_unstemmed |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
title_sort |
O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais |
author |
Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos |
author_facet |
Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casadei, Eliza Bachega Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Processos comunicacionais Ensino em saúde Legitimação do discurso Educação a distância Discourse analysis Communicational processes Health teaching Legitimation of discourse Distance education |
topic |
Análise do discurso Processos comunicacionais Ensino em saúde Legitimação do discurso Educação a distância Discourse analysis Communicational processes Health teaching Legitimation of discourse Distance education |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22T11:55:36Z 2017-12-22T11:55:36Z 2017-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152383 000895359 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152383 |
identifier_str_mv |
000895359 33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129439681216512 |