O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152383
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso.
id UNSP_12ebfa0886e921b79d566eb8127c7277
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152383
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuaisThe speech in the health education: communication processes and mechanisms of legitimation through audiovisual resourcesAnálise do discursoProcessos comunicacionaisEnsino em saúdeLegitimação do discursoEducação a distânciaDiscourse analysisCommunicational processesHealth teachingLegitimation of discourseDistance educationO presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso.The present study aims to understand which are some of the mechanisms of discursive legitimation involved in the communicational processes of the Quality and Safety Management course, offered by Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), in distance modality for a professional public of health. Dismembering the analysis into three moments of narrative configuration with the focus on the processes of discursive legitimation, it is intended to answer the following question: who speaks in health education? In the first part, the possible discursives of health education were analyzed, being these the model of teaching by competences, the hierarchy in the medical discourse and the practical knowledge of the nursing. The second part visualized through the media and educational objects how the speeches materialize in the format of the course. The third moment, narrative refiguration, exposes the contemporary communication scenario, how a reader/student model is constructed for the educational material and how the interaction processes work in the course narrative.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casadei, Eliza BachegaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos2017-12-22T11:55:36Z2017-12-22T11:55:36Z2017-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15238300089535933004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:27:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:33.562001Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
The speech in the health education: communication processes and mechanisms of legitimation through audiovisual resources
title O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
spellingShingle O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
Análise do discurso
Processos comunicacionais
Ensino em saúde
Legitimação do discurso
Educação a distância
Discourse analysis
Communicational processes
Health teaching
Legitimation of discourse
Distance education
title_short O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
title_full O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
title_fullStr O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
title_full_unstemmed O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
title_sort O discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuais
author Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
author_facet Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casadei, Eliza Bachega
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Processos comunicacionais
Ensino em saúde
Legitimação do discurso
Educação a distância
Discourse analysis
Communicational processes
Health teaching
Legitimation of discourse
Distance education
topic Análise do discurso
Processos comunicacionais
Ensino em saúde
Legitimação do discurso
Educação a distância
Discourse analysis
Communicational processes
Health teaching
Legitimation of discourse
Distance education
description O presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22T11:55:36Z
2017-12-22T11:55:36Z
2017-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152383
000895359
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/152383
identifier_str_mv 000895359
33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129439681216512