As faces de Saturno: um estudo sobre as representações melancólicas na lírica de Paul Verlaine e de Alphonsus de Guimaraens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239760 |
Resumo: | A partir das análises e dos apontamentos feitos por Jean Starobinski, bem como dos realizados por Sigmund Freud, por Julia Kristeva e por Moacyr Scliar sobre o chamado sentimento ou temperamento melancólico, termo genérico usado para designar vários estados de disposições disfóricas, este trabalho identificou, por meio de análises temáticas e estilísticas sugeridas por alguns desses críticos, como essas disposições melancólicas se formalizam tanto nas obras Poèmes saturniens, Fêtes Galantes, La Bonne Chanson, Romances sans paroles, Sagesse e Jadis et Naguère, do autor francês Paul Verlaine, como nas composições Salmos da Noite, Kiriale, Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara ardente e Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, do poeta brasileiro Alphonsus de Guimaraens. A escolha de se comparar a obra dos dois autores é resultante de recorrentes afinidades temáticas “melancólicas” e formais frequentemente sugeridas pela crítica literária brasileira, o que rendeu por vezes a Alphonsus de Guimaraens o epíteto de “Verlaine brasileiro”. A partir das identificações de procedimentos formais e de desenvolvimento temático por meio da escolha poética dos motivos, avaliamos o grau de afinidade entre as duas poéticas simbolistas no que se refere à noção de melancolia. |
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As faces de Saturno: um estudo sobre as representações melancólicas na lírica de Paul Verlaine e de Alphonsus de GuimaraensLes visages de Saturne: une étude sur les représentations mélancoliques dans la poésie lyrique de Paul Verlaine et de Alphonsus de GuimaraensMelancoliaDecadentismoSimbolismoPaul VerlaineAlphonsus de GuimaraensMélancolieDécadentismeSymbolismeA partir das análises e dos apontamentos feitos por Jean Starobinski, bem como dos realizados por Sigmund Freud, por Julia Kristeva e por Moacyr Scliar sobre o chamado sentimento ou temperamento melancólico, termo genérico usado para designar vários estados de disposições disfóricas, este trabalho identificou, por meio de análises temáticas e estilísticas sugeridas por alguns desses críticos, como essas disposições melancólicas se formalizam tanto nas obras Poèmes saturniens, Fêtes Galantes, La Bonne Chanson, Romances sans paroles, Sagesse e Jadis et Naguère, do autor francês Paul Verlaine, como nas composições Salmos da Noite, Kiriale, Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara ardente e Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, do poeta brasileiro Alphonsus de Guimaraens. A escolha de se comparar a obra dos dois autores é resultante de recorrentes afinidades temáticas “melancólicas” e formais frequentemente sugeridas pela crítica literária brasileira, o que rendeu por vezes a Alphonsus de Guimaraens o epíteto de “Verlaine brasileiro”. A partir das identificações de procedimentos formais e de desenvolvimento temático por meio da escolha poética dos motivos, avaliamos o grau de afinidade entre as duas poéticas simbolistas no que se refere à noção de melancolia.S'appuyant sur les analyses et les notes de Jean Starobinski, ainsi que celles faites par Sigmund Freud, Julia Kristeva et Moacyr Scliar sur le sentiment ou le tempérament mélancolique, terme générique utilisé pour désigner divers états de dispositions dysphoriques, ce travail identifié, à travers des analyses thématiques et stylistiques suggérées par certains de ces critiques, comment ces dispositions mélancoliques sont ainsi formalisées dans les œuvres Poèmes Saturniens, Fêtes Galantes, La Bonne Chanson, Romances sans paroles, Sagesse et Jadis et Naguère, de l'auteur français Paul Verlaine, comme dans les compositions Salmos da Noite, Kiriale, Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara ardente et Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, du poète brésilien Alphonsus de Guimaraens. Le choix de comparer le travail des deux auteurs est le résultat d'affinités thématiques récurrentes, « mélancoliques » et formelles, souvent suggérées par la critique littéraire brésilienne, qui ont parfois valu à Alphonsus de Guimaraens l'épithète de « Verlaine brésilien ». À partir de l'identification des procédures formelles et du développement thématique passant par le choix poétique des motifs, nous avons évalué le degré d'affinité entre les deux poétiques symbolistes au regard de la notion de mélancolie.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.288830/2018-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Adalberto Luis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcante, Cristovam Bruno Gomes [UNESP]2023-02-27T16:30:22Z2023-02-27T16:30:22Z2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23976033004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T19:22:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239760Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:38:43.267636Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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