Narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico de linguagem
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400005 http://hdl.handle.net/11449/29909 |
Resumo: | TEMA: desenvolvimento da narrativa oral. OBJETIVO: verificar o tempo de narrativa e de pausa, o número de palavras e de intervenções do interlocutor em narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico. MÉTODO: participaram do estudo 31 crianças divididas em quatro grupos etários: GI (3:1 a 4:0 anos), GII (4:1 a 5:0 anos), GIII (5:1 a 6:0 anos) e GIV (6:1 a 7:0 anos). Amostras de narrativa espontânea e narrativa com livro sem palavras foram coletadas em vídeo, transcritas e analisadas estatisticamente por meio de teste exato de Fisher (não-paramétrico) e modelo de regressão linear com efeitos mistos. RESULTADOS: os valores de tempo de pausa, tempo de narrativa, e o número de palavras no contexto de livro foram significativamente maiores em relação à narrativa espontânea (p-valor < 0,01). Quanto ao número de intervenções, houve correlação (p-valor = 0,03) entre idade e intervenção no contexto de livro com diminuição da intervenção na media que aumentou a idade. CONCLUSÃO: as crianças apresentaram uma narrativa mais extensa no contexto de relato com livro sem palavras em relação ao contexto de narrativa espontânea, porém, sem diferenças significativas entre as idades. O estudo permitiu ainda concluir que a participação do interlocutor faz-se menos necessária conforme aumenta a idade do narrador. |
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Narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico de linguagemOral narratives of children with typical language developmentDesenvolvimento InfantilLinguagem InfantilNarrativaFonoaudiologiaChild DevelopmentChild LanguageNarrationSpeech-Language PathologyTEMA: desenvolvimento da narrativa oral. OBJETIVO: verificar o tempo de narrativa e de pausa, o número de palavras e de intervenções do interlocutor em narrativas orais de crianças com desenvolvimento típico. MÉTODO: participaram do estudo 31 crianças divididas em quatro grupos etários: GI (3:1 a 4:0 anos), GII (4:1 a 5:0 anos), GIII (5:1 a 6:0 anos) e GIV (6:1 a 7:0 anos). Amostras de narrativa espontânea e narrativa com livro sem palavras foram coletadas em vídeo, transcritas e analisadas estatisticamente por meio de teste exato de Fisher (não-paramétrico) e modelo de regressão linear com efeitos mistos. RESULTADOS: os valores de tempo de pausa, tempo de narrativa, e o número de palavras no contexto de livro foram significativamente maiores em relação à narrativa espontânea (p-valor < 0,01). Quanto ao número de intervenções, houve correlação (p-valor = 0,03) entre idade e intervenção no contexto de livro com diminuição da intervenção na media que aumentou a idade. CONCLUSÃO: as crianças apresentaram uma narrativa mais extensa no contexto de relato com livro sem palavras em relação ao contexto de narrativa espontânea, porém, sem diferenças significativas entre as idades. O estudo permitiu ainda concluir que a participação do interlocutor faz-se menos necessária conforme aumenta a idade do narrador.BACKGROUND: development of oral narrative. AIM: to verify narrative and pause duration, number of words and interlocutor's interventions in the oral narratives of children with typical development. METHOD: this study involved 31 subjects divided into four groups according to age: GI (3:1 to 4:0 years), GII (4:1 to 5:0 years), GIII (5:1 to 6:0 years) and GIV (6:1 to 7:0 years). Samples of spontaneous narrative and narrative based on a book without words were video recorded, transcribed and statistically analyzed using the Fisher's exact test (nonparametric) and the linear regression model with mixed effects. RESULTS: the results of pause duration, narrative duration and number of words were significantly higher for the narrative samples produced using a book than those obtained in the spontaneous narratives (p-value < 0.01). Regarding the number of interventions, a correlation (p-value = 0.03) between age and number of interventions was observed for the book context. It was observed that the number of interventions decrease with age. CONCLUSION: children presented longer narratives in the book context. However, no significant differences were observed between the age groups. The results of the study also suggest that the interlocutor's interventions become less necessary with the aging process.Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão PretoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUSP FMRP Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço daUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoPró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalcante, Priscila ArtioliMandrá, Patrícia Pupin [UNESP]2014-05-20T15:16:07Z2014-05-20T15:16:07Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article391-396application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000400005Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 4, p. 391-396, 2010.0104-5687http://hdl.handle.net/11449/2990910.1590/S0104-56872010000400005S0104-56872010000400005S0104-56872010000400005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPró-Fono: Revista de Atualização Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T06:12:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29909Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:49.247897Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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