Rio e o país das maravilhas: uma análise do Brasil sustentável nas estratégias de comunicação dos Jogos Olímpicos de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani, Roberta Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192142
Resumo: Em 2016 os Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram realizados no Brasil, o primeiro país da América do Sul a receber essas competições, as quais contaram com a participação de aproximadamente 15 mil atletas de mais de 200 países. O conceito de sustentabilidade foi muito utilizado na divulgação das Olimpíadas de 2016 como uma das maneiras de justificar o investimento que foi realizado, principalmente, ao afirmar que as benfeitorias ficariam como legado para a população, contribuindo para a inclusão social, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores da capital carioca e de todo o Brasil. Mesmo antes do início das competições já era possível notar que algumas das promessas ficariam apenas no papel, pois não puderam ser concluídas para a realização dos Jogos no país. O objetivo da pesquisa é analisar como a sustentabilidade foi utilizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, especificamente nos Jogos Olímpicos, em sua estratégia de comunicação, para transmitir a ideia de que os jogos seriam sustentáveis e deixariam um legado positivo para a população. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo nos locais onde ocorreram as competições e a Análise de Conteúdo das matérias publicadas no site oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 por meio do Portal Abraça Sustentabilidade e da transmissão televisiva da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos realizada pela emissora Rede Globo.
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