Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edimar Aparecido [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92383
Resumo: Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, partiu do questionamento surgido em minha prática docente, que procurava entender se os professores percebem ou não a interferência dos Sistemas Apostilados de Ensino em sua prática docente. A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado-SP a respeito dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE), de origem privada, em sua sala de aula. O referencial teórico selecionado envolveu estudos sobre a imbricação entre o público e o privado ao longo da história da educação brasileira, a municipalização do ensino e a discussão sobre os Sistemas Apostilados de Ensino e sua disseminação nos municípios paulistas. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Os dados permitiram identificar, entre outros aspectos: o perfil dos professores participantes; os motivos para a adesão a um SAE, da perspectiva desses docentes; os elementos presentes na discussão e no planejamento da implantação do SAE; as expectativas e sentimentos referentes à implantação, ao planejamento e ao desenvolvimento das aulas com a utilização do SAE; as dificuldades e as facilidades percebidas pelos professores com a adoção do SAE. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores envolvidos na pesquisa tem uma percepção positiva em relação à utilização do SAE...
id UNSP_134a3405c769ba946cd0d49b747c63d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92383
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SPEducaçãoSistema Apostilado de EnsinoPercepçãoEducação e Estado - Álvares Machado (SP)Professores - Formação - Álvares Machado (SP)Politicas publicas - Álvares Machado (SP)EducationEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, partiu do questionamento surgido em minha prática docente, que procurava entender se os professores percebem ou não a interferência dos Sistemas Apostilados de Ensino em sua prática docente. A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado-SP a respeito dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE), de origem privada, em sua sala de aula. O referencial teórico selecionado envolveu estudos sobre a imbricação entre o público e o privado ao longo da história da educação brasileira, a municipalização do ensino e a discussão sobre os Sistemas Apostilados de Ensino e sua disseminação nos municípios paulistas. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Os dados permitiram identificar, entre outros aspectos: o perfil dos professores participantes; os motivos para a adesão a um SAE, da perspectiva desses docentes; os elementos presentes na discussão e no planejamento da implantação do SAE; as expectativas e sentimentos referentes à implantação, ao planejamento e ao desenvolvimento das aulas com a utilização do SAE; as dificuldades e as facilidades percebidas pelos professores com a adoção do SAE. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores envolvidos na pesquisa tem uma percepção positiva em relação à utilização do SAE...This work, linked to the research line “Public Policy, Organization and Training of School Teachers”, left the question arose in my teaching practice, we sought to understand whether teachers realize it or not interference Apostilados Systems Education in their teaching practice. The research aimed to analyze the perceptions of teachers in the early years of Elementary Education of Alvares Machado - SP regarding Apostilados Systems Education (SAE), private home, in your classroom. The theoretical studies involved selected on the overlap between public and private, throughout the history of Brazilian education , the municipalization of education and discussion on Apostilados Teaching Systems and its dissemination in the counties. A qualitative approach, the research was constituted as a case study, and data collection was done through questionnaires given to thirty-six teachers. The data indicate that, among other things: the profile of the participating teachers, the reasons for joining a SAE, from the perspective of these teachers, the elements present in the discussion and planning of the implementation of the NCS; expectations and feelings related to the implementation, the planning and development of lessons using the SAE; difficulties and facilities perceived by teachers with the adoption of SAE... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Edimar Aparecido [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2013-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 f. : il.application/pdfSILVA, Edimar Aparecido. Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP. 2013. 239 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92383000731899silva_ea_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:45:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
title Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
spellingShingle Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
Silva, Edimar Aparecido [UNESP]
Educação
Sistema Apostilado de Ensino
Percepção
Educação e Estado - Álvares Machado (SP)
Professores - Formação - Álvares Machado (SP)
Politicas publicas - Álvares Machado (SP)
Education
title_short Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
title_full Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
title_fullStr Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
title_full_unstemmed Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
title_sort Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP
author Silva, Edimar Aparecido [UNESP]
author_facet Silva, Edimar Aparecido [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edimar Aparecido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sistema Apostilado de Ensino
Percepção
Educação e Estado - Álvares Machado (SP)
Professores - Formação - Álvares Machado (SP)
Politicas publicas - Álvares Machado (SP)
Education
topic Educação
Sistema Apostilado de Ensino
Percepção
Educação e Estado - Álvares Machado (SP)
Professores - Formação - Álvares Machado (SP)
Politicas publicas - Álvares Machado (SP)
Education
description Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, partiu do questionamento surgido em minha prática docente, que procurava entender se os professores percebem ou não a interferência dos Sistemas Apostilados de Ensino em sua prática docente. A pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado-SP a respeito dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE), de origem privada, em sua sala de aula. O referencial teórico selecionado envolveu estudos sobre a imbricação entre o público e o privado ao longo da história da educação brasileira, a municipalização do ensino e a discussão sobre os Sistemas Apostilados de Ensino e sua disseminação nos municípios paulistas. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores. Os dados permitiram identificar, entre outros aspectos: o perfil dos professores participantes; os motivos para a adesão a um SAE, da perspectiva desses docentes; os elementos presentes na discussão e no planejamento da implantação do SAE; as expectativas e sentimentos referentes à implantação, ao planejamento e ao desenvolvimento das aulas com a utilização do SAE; as dificuldades e as facilidades percebidas pelos professores com a adoção do SAE. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores envolvidos na pesquisa tem uma percepção positiva em relação à utilização do SAE...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Edimar Aparecido. Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP. 2013. 239 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92383
000731899
silva_ea_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
identifier_str_mv SILVA, Edimar Aparecido. Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP. 2013. 239 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000731899
silva_ea_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/92383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650278673612800