A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/210849
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar, em uma perspectiva filosófico- interdisciplinar, a natureza semiótica e ética da informação, sobretudo a partir da abordagem semiótica de Charles S. Peirce. No âmbito da semiótica, Peirce caracteriza a informação como um processo de comunicação de formas e de hábitos incorporados. O seguinte problema direciona nossa reflexão: Qual é o papel da informação no direcionamento de hábitos de conduta de usuários de mídias sociais no âmbito da privacidade? Em contraste com pesquisas acerca da natureza da informação que possuem um viés estritamente técnico, Peirce caracteriza ‘informação’ como um processo sígnico complexo que engloba aspectos estéticos, éticos, ontológicos e epistemológicos. Ao tratar da informação no sentido processual, elaboramos duas hipóteses para desenvolver as reflexões propostas nesta dissertação: H1, a abordagem semiótica peirceana possibilita uma compreensão de processos informacionais que orientam a aquisição e o desenvolvimento de hábitos; H2, os interpretantes podem modificar padrões de conduta, há muito consolidados, inclusive nas mídias digitais, em especial na forma de compreender a noção de privacidade. Em particular, argumentamos que as contribuições de Peirce acerca da natureza semiótica da informação possibilitam reflexões sobre questões atuais concernentes à disseminação de informação em diversos planos da conduta. Entendemos que a compreensão da natureza semiótica da informação, e de sua relação com o desenvolvimento de hábitos, abre perspectivas férteis para o estudo de impactos que hábitos, gerados por meio de ferramentas de tecnologias digitais, desempenham na conduta individual e coletiva em sociedades informatizadas.
id UNSP_134c02050be39cb84338e97eabae83e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/210849
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semióticaThe influence of information and communication technologies on conduct: a philosophical-interdisciplinary analysis from a semiotic perspectiveInformação semióticaTecnologias informacionais de comunicaçãoHábitosÉtica informacionalSemiotic informationInformational communication technologiesHabitsInformational ethicsO objetivo desta dissertação é analisar, em uma perspectiva filosófico- interdisciplinar, a natureza semiótica e ética da informação, sobretudo a partir da abordagem semiótica de Charles S. Peirce. No âmbito da semiótica, Peirce caracteriza a informação como um processo de comunicação de formas e de hábitos incorporados. O seguinte problema direciona nossa reflexão: Qual é o papel da informação no direcionamento de hábitos de conduta de usuários de mídias sociais no âmbito da privacidade? Em contraste com pesquisas acerca da natureza da informação que possuem um viés estritamente técnico, Peirce caracteriza ‘informação’ como um processo sígnico complexo que engloba aspectos estéticos, éticos, ontológicos e epistemológicos. Ao tratar da informação no sentido processual, elaboramos duas hipóteses para desenvolver as reflexões propostas nesta dissertação: H1, a abordagem semiótica peirceana possibilita uma compreensão de processos informacionais que orientam a aquisição e o desenvolvimento de hábitos; H2, os interpretantes podem modificar padrões de conduta, há muito consolidados, inclusive nas mídias digitais, em especial na forma de compreender a noção de privacidade. Em particular, argumentamos que as contribuições de Peirce acerca da natureza semiótica da informação possibilitam reflexões sobre questões atuais concernentes à disseminação de informação em diversos planos da conduta. Entendemos que a compreensão da natureza semiótica da informação, e de sua relação com o desenvolvimento de hábitos, abre perspectivas férteis para o estudo de impactos que hábitos, gerados por meio de ferramentas de tecnologias digitais, desempenham na conduta individual e coletiva em sociedades informatizadas.The aim of this dissertation is to analyze, in a philosophical-interdisciplinary perspective, the semiotic and ethical nature of information, especially from Charles S. Peirce's semiotic approach. In the scope of semiotics, Peirce characterizes information as a process of communication of forms and habits incorporated. The following problem directs our reflection: What is the role of information in directing the habits of conduct of users of digital media, with an emphasis on the notion of privacy? In contrast to research on the nature of information that has a strictly technical bias, Peirce characterizes 'information' as a complex sign process that encompasses aesthetic, ethical, ontological and epistemological aspects. When dealing with information in a procedural sense, we propose two hypotheses to develop the reflections elaborated in this dissertation: H1, the Peircean semiotic approach enables an understanding of informational processes that guide the acquisition and development of habits; H2, sign interpretants can modify patterns of action, which have long been consolidated in digital media, including how to understand the notion of privacy. In particular, we argue that Peirce's contributions about the semiotic nature of information make it possible to reflect on current issues concerning the dissemination of information on different levels of conduct. We claim that understanding the nature of information, and its relationship with the development of habits, opens up fertile perspectives for studying the impacts that habits, generated through digital technology tools, play in individual and collective conduct in computerized societies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzalez, Maria Eunice Quilici [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]2021-06-28T15:59:11Z2021-06-28T15:59:11Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21084933004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:49:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:49:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
The influence of information and communication technologies on conduct: a philosophical-interdisciplinary analysis from a semiotic perspective
title A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
spellingShingle A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]
Informação semiótica
Tecnologias informacionais de comunicação
Hábitos
Ética informacional
Semiotic information
Informational communication technologies
Habits
Informational ethics
title_short A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
title_full A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
title_fullStr A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
title_full_unstemmed A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
title_sort A influência de tecnologias de informação e comunicação na conduta: uma análise filosófico-interdisciplinar na perspectiva semiótica
author Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]
author_facet Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzalez, Maria Eunice Quilici [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Valdirene Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Informação semiótica
Tecnologias informacionais de comunicação
Hábitos
Ética informacional
Semiotic information
Informational communication technologies
Habits
Informational ethics
topic Informação semiótica
Tecnologias informacionais de comunicação
Hábitos
Ética informacional
Semiotic information
Informational communication technologies
Habits
Informational ethics
description O objetivo desta dissertação é analisar, em uma perspectiva filosófico- interdisciplinar, a natureza semiótica e ética da informação, sobretudo a partir da abordagem semiótica de Charles S. Peirce. No âmbito da semiótica, Peirce caracteriza a informação como um processo de comunicação de formas e de hábitos incorporados. O seguinte problema direciona nossa reflexão: Qual é o papel da informação no direcionamento de hábitos de conduta de usuários de mídias sociais no âmbito da privacidade? Em contraste com pesquisas acerca da natureza da informação que possuem um viés estritamente técnico, Peirce caracteriza ‘informação’ como um processo sígnico complexo que engloba aspectos estéticos, éticos, ontológicos e epistemológicos. Ao tratar da informação no sentido processual, elaboramos duas hipóteses para desenvolver as reflexões propostas nesta dissertação: H1, a abordagem semiótica peirceana possibilita uma compreensão de processos informacionais que orientam a aquisição e o desenvolvimento de hábitos; H2, os interpretantes podem modificar padrões de conduta, há muito consolidados, inclusive nas mídias digitais, em especial na forma de compreender a noção de privacidade. Em particular, argumentamos que as contribuições de Peirce acerca da natureza semiótica da informação possibilitam reflexões sobre questões atuais concernentes à disseminação de informação em diversos planos da conduta. Entendemos que a compreensão da natureza semiótica da informação, e de sua relação com o desenvolvimento de hábitos, abre perspectivas férteis para o estudo de impactos que hábitos, gerados por meio de ferramentas de tecnologias digitais, desempenham na conduta individual e coletiva em sociedades informatizadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28T15:59:11Z
2021-06-28T15:59:11Z
2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/210849
33004110041P1
url http://hdl.handle.net/11449/210849
identifier_str_mv 33004110041P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128115476529152