Capitu: uma transposição metaficcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinati, Flávia Giúlia Andriolo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=465
http://hdl.handle.net/11449/126212
Resumo: A autora examina a minissérie “Capitu” - dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2008 em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis - à luz do conceito de metaficção, ou mais precisamente de sua ligação com o teatro representacional. Trata-se, este, de um tipo de teatro tradicional, que não deixa o público esquecer que está diante de uma peça. Para autora, a minissérie traz a influência do pós-modernismo, não resultando meramente de um procedimento consagrado nas artes cênicas. Para a pesquisadora, a utilização por Carvalho da essência contestadora intrínseca ao pós-modernismo, que diante dos moldes ficcionais existentes permanece ciente da própria ideologia e dos aspectos estilísticos a que pertence, resultando numa produção autocrítica, acaba por correlacionar a linguagem intimista e dialógica que o narrador machadiano mantém com o leitor na obra literária aos aspectos metaficcionais presentes no meio audiovisual. Ao mesmo tempo, o diretor da minissérie constrói pontes diretamente para o núcleo do estilo machadiano: o da negação das ferramentas narrativas que criam a ilusão de realidade, deixando claro que suas palavras são conscientemente elaboradas e que o romance não é mais do que um objeto construído – e, assim como a minissérie, não a própria realidade.
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