Capitu: uma transposição metaficcional
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=465 http://hdl.handle.net/11449/126212 |
Resumo: | A autora examina a minissérie “Capitu” - dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2008 em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis - à luz do conceito de metaficção, ou mais precisamente de sua ligação com o teatro representacional. Trata-se, este, de um tipo de teatro tradicional, que não deixa o público esquecer que está diante de uma peça. Para autora, a minissérie traz a influência do pós-modernismo, não resultando meramente de um procedimento consagrado nas artes cênicas. Para a pesquisadora, a utilização por Carvalho da essência contestadora intrínseca ao pós-modernismo, que diante dos moldes ficcionais existentes permanece ciente da própria ideologia e dos aspectos estilísticos a que pertence, resultando numa produção autocrítica, acaba por correlacionar a linguagem intimista e dialógica que o narrador machadiano mantém com o leitor na obra literária aos aspectos metaficcionais presentes no meio audiovisual. Ao mesmo tempo, o diretor da minissérie constrói pontes diretamente para o núcleo do estilo machadiano: o da negação das ferramentas narrativas que criam a ilusão de realidade, deixando claro que suas palavras são conscientemente elaboradas e que o romance não é mais do que um objeto construído – e, assim como a minissérie, não a própria realidade. |
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Capitu: uma transposição metaficcionalCrítica e interpretaçãoMachado de AssisA autora examina a minissérie “Capitu” - dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2008 em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis - à luz do conceito de metaficção, ou mais precisamente de sua ligação com o teatro representacional. Trata-se, este, de um tipo de teatro tradicional, que não deixa o público esquecer que está diante de uma peça. Para autora, a minissérie traz a influência do pós-modernismo, não resultando meramente de um procedimento consagrado nas artes cênicas. Para a pesquisadora, a utilização por Carvalho da essência contestadora intrínseca ao pós-modernismo, que diante dos moldes ficcionais existentes permanece ciente da própria ideologia e dos aspectos estilísticos a que pertence, resultando numa produção autocrítica, acaba por correlacionar a linguagem intimista e dialógica que o narrador machadiano mantém com o leitor na obra literária aos aspectos metaficcionais presentes no meio audiovisual. Ao mesmo tempo, o diretor da minissérie constrói pontes diretamente para o núcleo do estilo machadiano: o da negação das ferramentas narrativas que criam a ilusão de realidade, deixando claro que suas palavras são conscientemente elaboradas e que o romance não é mais do que um objeto construído – e, assim como a minissérie, não a própria realidade.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pinati, Flávia Giúlia Andriolo [UNESP]2015-08-06T16:15:12Z2015-08-06T16:15:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=465PINATI, Flávia Giúlia Andriolo. Capitu: uma transposição metaficcional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836046.9788579836046http://hdl.handle.net/11449/126212ISBN9788579836046.pdf33004048019P1porColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:09:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:23:56.628761Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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