Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolo, Natália Chaves [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cruz, Victor Barroso [UNESP], Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTAwNQ==
http://hdl.handle.net/11449/146902
Resumo: Cursinhos pré-vestibulares são projetos de extensão institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão(PROEX),da Universidade Estadual Paulista(UNESP),a qual mantém vinte e seis unidades,oferecendo esse atendimento à população. Trata-se de uma preocupação bastante relevante, tendo em vista as dificuldades que alguns setores da sociedade encontram ao pleitearem o acesso à universidade pública.Os projetos são coordenados por docentes da Instituição e as aulas são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação das unidades.Os beneficiários são,em sua maioria,egressos do Ensino Médio,oriundos de classes menos favorecidas, que aspiram ingressar em um ensino superior de qualidade.Entretanto, vários fatores, de ordem interna ou externa, estão correlacionados com o desempenho dos alunos e professores dos cursinhos,influenciando diretamente os resultados. O presente estudo tem como objetivo discutir o papel do projeto no contexto socioeconômico da região de Assis, a partir de relatos de experiências de professores e alunos do Cursinho Pré-vestibular Primeira Opção, FCL/Assis,a fim de avaliar as implicações didático-pedagógicas que estão refletidas no processo de ensino-aprendizagem. No referido projeto,os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado podem ampliar o conhecimento e fundamentar conceitos e teorias aprendidos nas atividades de ensino, consolidando e complementando o aprendizado com aplicação prática dos conteúdos estudados nas disciplinas que compõem as grades curriculares. Também têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade da educação brasileira, permitindo a construção de um saber crítico e reflexivo, com vistas à transformação da realidade, além de terem a chance de interagir entre si e, por fim, com a comunidade, resultando em seu crescimento pessoal. No projeto em questão, os alunos-professores são orientados e supervisionados pela coordenadora docente do projeto, durante as reuniões quinzenais para avaliação do andamento das atividades planejadas e reflexões didático-pedagógicas acerca das experiências vividas.Com base nessas experiências, foram gravados depoimentos de participantes, durante o primeiro semestre de 2013, os quais compões um corpus cujos dados foram submetidos a uma análise qualitativa e discutidos entre o corpo docente e a coordenação do projeto. Essa análise foi fundamentada em uma perspectiva vygotskyana que considera os planos filogênicos, ontogênicos, sociogênicos e microgênicos para a construção do conhecimento,em uma abordagem interacionista.Os resultados mostraram que esses planos têm implicações diretas na pedagogia que adotam os professores do cursinho e no desempenho dos alunos, contribuindo para a formação inicial dos graduandos e para uma atitude mais crítica e reflexiva dos beneficiários.
id UNSP_13ab2417163fbd9337c220624b01e794
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146902
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicasCursinho pré-vestibularImplicações didático-pedagógicasCursinhos pré-vestibulares são projetos de extensão institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão(PROEX),da Universidade Estadual Paulista(UNESP),a qual mantém vinte e seis unidades,oferecendo esse atendimento à população. Trata-se de uma preocupação bastante relevante, tendo em vista as dificuldades que alguns setores da sociedade encontram ao pleitearem o acesso à universidade pública.Os projetos são coordenados por docentes da Instituição e as aulas são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação das unidades.Os beneficiários são,em sua maioria,egressos do Ensino Médio,oriundos de classes menos favorecidas, que aspiram ingressar em um ensino superior de qualidade.Entretanto, vários fatores, de ordem interna ou externa, estão correlacionados com o desempenho dos alunos e professores dos cursinhos,influenciando diretamente os resultados. O presente estudo tem como objetivo discutir o papel do projeto no contexto socioeconômico da região de Assis, a partir de relatos de experiências de professores e alunos do Cursinho Pré-vestibular Primeira Opção, FCL/Assis,a fim de avaliar as implicações didático-pedagógicas que estão refletidas no processo de ensino-aprendizagem. No referido projeto,os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado podem ampliar o conhecimento e fundamentar conceitos e teorias aprendidos nas atividades de ensino, consolidando e complementando o aprendizado com aplicação prática dos conteúdos estudados nas disciplinas que compõem as grades curriculares. Também têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade da educação brasileira, permitindo a construção de um saber crítico e reflexivo, com vistas à transformação da realidade, além de terem a chance de interagir entre si e, por fim, com a comunidade, resultando em seu crescimento pessoal. No projeto em questão, os alunos-professores são orientados e supervisionados pela coordenadora docente do projeto, durante as reuniões quinzenais para avaliação do andamento das atividades planejadas e reflexões didático-pedagógicas acerca das experiências vividas.Com base nessas experiências, foram gravados depoimentos de participantes, durante o primeiro semestre de 2013, os quais compões um corpus cujos dados foram submetidos a uma análise qualitativa e discutidos entre o corpo docente e a coordenação do projeto. Essa análise foi fundamentada em uma perspectiva vygotskyana que considera os planos filogênicos, ontogênicos, sociogênicos e microgênicos para a construção do conhecimento,em uma abordagem interacionista.Os resultados mostraram que esses planos têm implicações diretas na pedagogia que adotam os professores do cursinho e no desempenho dos alunos, contribuindo para a formação inicial dos graduandos e para uma atitude mais crítica e reflexiva dos beneficiários.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Picolo, Natália Chaves [UNESP]Cruz, Victor Barroso [UNESP]Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]2017-01-02T15:39:56Z2017-01-02T15:39:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09005application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTAwNQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09554http://hdl.handle.net/11449/1469022013-09005-picolo.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-15T06:03:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146902Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:56:27.284183Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
title Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
spellingShingle Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
Picolo, Natália Chaves [UNESP]
Cursinho pré-vestibular
Implicações didático-pedagógicas
title_short Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
title_full Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
title_fullStr Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
title_full_unstemmed Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
title_sort Projeto de extensão cursinho pré-vestibular: implicações didático-pedagógicas
author Picolo, Natália Chaves [UNESP]
author_facet Picolo, Natália Chaves [UNESP]
Cruz, Victor Barroso [UNESP]
Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]
author_role author
author2 Cruz, Victor Barroso [UNESP]
Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolo, Natália Chaves [UNESP]
Cruz, Victor Barroso [UNESP]
Rufini, Gabriel Barbieri [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinho pré-vestibular
Implicações didático-pedagógicas
topic Cursinho pré-vestibular
Implicações didático-pedagógicas
description Cursinhos pré-vestibulares são projetos de extensão institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão(PROEX),da Universidade Estadual Paulista(UNESP),a qual mantém vinte e seis unidades,oferecendo esse atendimento à população. Trata-se de uma preocupação bastante relevante, tendo em vista as dificuldades que alguns setores da sociedade encontram ao pleitearem o acesso à universidade pública.Os projetos são coordenados por docentes da Instituição e as aulas são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação das unidades.Os beneficiários são,em sua maioria,egressos do Ensino Médio,oriundos de classes menos favorecidas, que aspiram ingressar em um ensino superior de qualidade.Entretanto, vários fatores, de ordem interna ou externa, estão correlacionados com o desempenho dos alunos e professores dos cursinhos,influenciando diretamente os resultados. O presente estudo tem como objetivo discutir o papel do projeto no contexto socioeconômico da região de Assis, a partir de relatos de experiências de professores e alunos do Cursinho Pré-vestibular Primeira Opção, FCL/Assis,a fim de avaliar as implicações didático-pedagógicas que estão refletidas no processo de ensino-aprendizagem. No referido projeto,os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado podem ampliar o conhecimento e fundamentar conceitos e teorias aprendidos nas atividades de ensino, consolidando e complementando o aprendizado com aplicação prática dos conteúdos estudados nas disciplinas que compõem as grades curriculares. Também têm a oportunidade de entrar em contato com a realidade da educação brasileira, permitindo a construção de um saber crítico e reflexivo, com vistas à transformação da realidade, além de terem a chance de interagir entre si e, por fim, com a comunidade, resultando em seu crescimento pessoal. No projeto em questão, os alunos-professores são orientados e supervisionados pela coordenadora docente do projeto, durante as reuniões quinzenais para avaliação do andamento das atividades planejadas e reflexões didático-pedagógicas acerca das experiências vividas.Com base nessas experiências, foram gravados depoimentos de participantes, durante o primeiro semestre de 2013, os quais compões um corpus cujos dados foram submetidos a uma análise qualitativa e discutidos entre o corpo docente e a coordenação do projeto. Essa análise foi fundamentada em uma perspectiva vygotskyana que considera os planos filogênicos, ontogênicos, sociogênicos e microgênicos para a construção do conhecimento,em uma abordagem interacionista.Os resultados mostraram que esses planos têm implicações diretas na pedagogia que adotam os professores do cursinho e no desempenho dos alunos, contribuindo para a formação inicial dos graduandos e para uma atitude mais crítica e reflexiva dos beneficiários.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:56Z
2017-01-02T15:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTAwNQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09554
http://hdl.handle.net/11449/146902
2013-09005-picolo.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTAwNQ==
http://hdl.handle.net/11449/146902
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09554
2013-09005-picolo.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09005
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128439317692416