O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pequini, Alexandre Trajano [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90366
Resumo: A pesquisa de caráter exploratório, de cunho teórico desenvolvida pelo mestrando, demonstrou em linhas gerais o sentido que H. Gardner conferiu à educação artística. Apesar da dissertação não ter cumprido o seu objetivo primeiro de avaliar a possível relevância da teoria das IM nos processos de ensino aprendizagem musical, a pesquisa demonstrou na fundamentação teórica, que o autor projetou para os pesquisadores em arte, a tarefa de promover um estudo pormenorizado da cognição artístistica e o desenvolvimento de uma psicologia das artes, a partir da comprensão dos símbolos artísticos e de como o indivíduo pensa a arte. Ele vê a arte como uma das possibilidades de comunicação do homem com o mundo, portanto deve ter no ensino, a mesma importância das demais áreas do conhecimento humano. Para ele as artes se formam a partir de imagens sensoriais, elas são apreendidade pelo intelecto, mas também provocam respostas afetivas e se preocupam com a qualidade do sentimento. Daí a importância no seu aprendizado. Elas fazem aflorar estágios psíquicos e cognitivos ideais para o aprimoramento humano. A partir de uma estrutura que envolve os organismos de fazer, perceber e sentir, Gardner demonstra como os indivíduos se envolvem nas artes e como eles se desenvolvem psiquicamente a partir desta estrutura. Trabalhando numa visão sistêmica, o autor projeta para a educação artística a perspectiva de modular de um modo eficaz os valores da cultura; os meios disponíveis para a educação nas artes e sua avaliação; e os perfis individuais e de desenvolvimento dos estudantes que serão ensinados. A dissertação de mestrado contou com uma Introdução que narra o projeto inicial, o capítulo I que retratou a teoria das IM de Gardner e a fundamentação teórica utilizada para consolidar sua teoria. O Capítulo II descreve a...
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