Nas trilhas do velho professor: transformações dos rituais e das festas religiosas a partir da obra de Carlos Rodrigues Brandão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238029 |
Resumo: | Este trabalho aborda as transformações, permanências, continuidades, refluxos e espetacularização dos rituais dentro de duas festas religiosas brasileiras. Tomando como ponto de partida algumas pesquisas de Carlos Rodrigues Brandão, este estudo interpreta dois rituais festivos que fazem parte do que aqui se convencionou chamar de catolicismo popular brasileiro: a Folia de Reis de Minas Gerais e a Festa do Divino de Pirenópolis, Goiás, cujo enfoque são as Cavalhadas. Investigar o universo das festas religiosas pede o reconhecimento de uma complexidade específica, que não deve ser apreendida apenas bibliograficamente, mas também por meio da vivência da pesquisa de campo. Aplicando o método etnográfico, em sua dimensão epistemológica, enquanto modo de conhecimento, que faz da subjetividade meio para a objetividade, a pesquisa de campo foi fundamental para a realização desta pesquisa, que pode ser entendida como interpretação, destinada antes de tudo a confrontar subjetividades e delas tratar. A importância deste trabalho, portanto, reside em dar voz ao recorte de um etnógrafo notável e, a partir disso, fazer com que as vozes dos agentes das festas ecoem também em meio às dinâmicas dos rituais. Se, inicialmente, as duas festas são encaradas como pontas antagônicas do movimento de enquadramento das expressões artísticos-culturais populares frente ao processo de globalização; no decorrer deste trabalho são vistas como exemplos de diversidade. Nos dois rituais em questão, o uso de máscaras traz o tema da presença do mal no catolicismo, cujo poder não é desprezado; ao contrário, ele é assimilado ao ritual e trabalhado para que seja realizada uma transformação via batismo. Assim, a festa plural, polifônica e multifacetada comporta ambiguidades: economia e cultura, tradicional e moderno, mercado e devoção, ritual e espetáculo. |
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Nas trilhas do velho professor: transformações dos rituais e das festas religiosas a partir da obra de Carlos Rodrigues BrandãoIn the tracks of the old professor: transformations of rituals and religious festivals based on the work of Carlos Rodrigues Brandãofestasespetacularização de rituaisCarlos Rodrigues BrandãoCavalhadasFolias de Reisfestivalsspectacularization of ritualsBrazilian popular CatholicismEste trabalho aborda as transformações, permanências, continuidades, refluxos e espetacularização dos rituais dentro de duas festas religiosas brasileiras. Tomando como ponto de partida algumas pesquisas de Carlos Rodrigues Brandão, este estudo interpreta dois rituais festivos que fazem parte do que aqui se convencionou chamar de catolicismo popular brasileiro: a Folia de Reis de Minas Gerais e a Festa do Divino de Pirenópolis, Goiás, cujo enfoque são as Cavalhadas. Investigar o universo das festas religiosas pede o reconhecimento de uma complexidade específica, que não deve ser apreendida apenas bibliograficamente, mas também por meio da vivência da pesquisa de campo. Aplicando o método etnográfico, em sua dimensão epistemológica, enquanto modo de conhecimento, que faz da subjetividade meio para a objetividade, a pesquisa de campo foi fundamental para a realização desta pesquisa, que pode ser entendida como interpretação, destinada antes de tudo a confrontar subjetividades e delas tratar. A importância deste trabalho, portanto, reside em dar voz ao recorte de um etnógrafo notável e, a partir disso, fazer com que as vozes dos agentes das festas ecoem também em meio às dinâmicas dos rituais. Se, inicialmente, as duas festas são encaradas como pontas antagônicas do movimento de enquadramento das expressões artísticos-culturais populares frente ao processo de globalização; no decorrer deste trabalho são vistas como exemplos de diversidade. Nos dois rituais em questão, o uso de máscaras traz o tema da presença do mal no catolicismo, cujo poder não é desprezado; ao contrário, ele é assimilado ao ritual e trabalhado para que seja realizada uma transformação via batismo. Assim, a festa plural, polifônica e multifacetada comporta ambiguidades: economia e cultura, tradicional e moderno, mercado e devoção, ritual e espetáculo.This paper addresses the transformations, permanences, continuities, refluxes and spectacularization of rituals within two Brazilian religious festivals. Taking as a starting point some research by Carlos Rodrigues Brandão, this study interprets two festive rituals that are part of what is conventionally called Brazilian popular Catholicism: the "Folia de Reis" in Minas Gerais and the "Festa do Divino" in Pirenópolis, Goiás, which focuses on the “Cavalhadas”. Investigating the universe of religious festivals demands the recognition of a specific complexity, which should not be apprehended only through bibliography, but also through the experience of field research. Applying the ethnographic method, in its epistemological dimension, as a way of knowledge, which makes subjectivity the means to objectivity, the field research was fundamental for the accomplishment of this research, which can be understood as interpretation, destined, above all, to confront subjectivities and deal with them. The importance of this work, therefore, resides in giving voice to the clipping of a remarkable ethnographer and, from this, making the voices of the agents of the parties echo also amidst the dynamics of the rituals. If, initially, the two parties are seen as antagonistic ends of the framing movement of popular artistic-cultural expressions in the face of the globalization process, in the course of this work they are seen as examples of diversity. In the two rituals in question, the use of masks brings the theme of the presence of evil in Catholicism, whose power is not despised; on the contrary, it is assimilated into the ritual and worked on in order to achieve a transformation via baptism. Thus, the plural, polyphonic and multifaceted feast brings ambiguities: economy and culture, traditional and modern, market and devotion, ritual and spectacle.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peggion, Edmundo Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Horta, Ana Paula Santos2022-12-05T13:43:30Z2022-12-05T13:43:30Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23802933004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:35:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238029Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:56:07.862129Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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