A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194482
Resumo: A experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois eles enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas e teóricas no pouco tempo de aula destinado a esta disciplina, se comparado com o tempo dedicado às outras. Isto se agrava se falarmos da formação do professor e da condição de trabalho encontrada em muitas escolas, principalmente públicas. As reflexões sobre a experimentação e como fazer para relacionar teoria e prática, são objetivos deste trabalho de construção de um acelerador magnético para a aprendizagem de conceitos de massa, velocidade e energia. A construção do equipamento em parceria professor-aluno, evidencia a importância de atividades práticas em sala de aula, aproximando os alunos do universo científico e consequentemente gerando uma aprendizagem significativa. Utilizando materiais de fácil aquisição foi confeccionado um acelerador magnético com o intuito de apresentar os conceitos de forma mais interessante e significativa, como mostram os resultados. No produto educacional apresentado como apêndice, podemos apreciar todas as atividades desenvolvidas nas aulas incluindo atividades teóricas e práticas e uma sequência didática que pode ser utilizada pelos professores de Física no planejamento das aulas.
id UNSP_143247711c101ae1b2ef7a4e12bfcfac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194482
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemáticaThe importance of experimentation in physics teaching: a case study in kinematics teachingExperimentação em físicaCinemáticaAcelerador magnéticoEnsino de físicaPhysics experimentationKinematicsMagnetic acceleratorPhysics teachingA experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois eles enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas e teóricas no pouco tempo de aula destinado a esta disciplina, se comparado com o tempo dedicado às outras. Isto se agrava se falarmos da formação do professor e da condição de trabalho encontrada em muitas escolas, principalmente públicas. As reflexões sobre a experimentação e como fazer para relacionar teoria e prática, são objetivos deste trabalho de construção de um acelerador magnético para a aprendizagem de conceitos de massa, velocidade e energia. A construção do equipamento em parceria professor-aluno, evidencia a importância de atividades práticas em sala de aula, aproximando os alunos do universo científico e consequentemente gerando uma aprendizagem significativa. Utilizando materiais de fácil aquisição foi confeccionado um acelerador magnético com o intuito de apresentar os conceitos de forma mais interessante e significativa, como mostram os resultados. No produto educacional apresentado como apêndice, podemos apreciar todas as atividades desenvolvidas nas aulas incluindo atividades teóricas e práticas e uma sequência didática que pode ser utilizada pelos professores de Física no planejamento das aulas.Experimentation in Physics Teaching is relevant when used properly. In addition to using experimentation with other tools to enrich teaching, it is a challenge for the teacher, as they face difficulties in carrying out practical and theoretical activities in the short class time devoted to this discipline, compared to the time dedicated to others. subjects. This is aggravated if we talk about teacher training and the work condition found in many schools, mainly public ones. Reflections on experimentation and how to link theory and practice are the objectives of this work on building a magnetic accelerator for learning the concepts of mass, speed, energy. The construction of the equipment in a teacher-student partnership shows the importance of practical activities in the classroom, bringing students closer to the scientific universe and consequently generating significant learning. Using materials of easy acquisition, the accelerator was made and the concepts were presented in a more interesting and meaningful way, as shown in the results presented. The educational product developed presents the entire process including activities, form of work and a didactic sequence that can be used by physics teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]2020-12-03T00:17:58Z2020-12-03T00:17:58Z2020-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19448233283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:15.432103Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
The importance of experimentation in physics teaching: a case study in kinematics teaching
title A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
spellingShingle A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
Experimentação em física
Cinemática
Acelerador magnético
Ensino de física
Physics experimentation
Kinematics
Magnetic accelerator
Physics teaching
title_short A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
title_full A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
title_fullStr A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
title_full_unstemmed A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
title_sort A importância da experimentação no ensino de física: um estudo de caso no ensino de cinemática
author Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
author_facet Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberto Vitorino dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação em física
Cinemática
Acelerador magnético
Ensino de física
Physics experimentation
Kinematics
Magnetic accelerator
Physics teaching
topic Experimentação em física
Cinemática
Acelerador magnético
Ensino de física
Physics experimentation
Kinematics
Magnetic accelerator
Physics teaching
description A experimentação no Ensino de Física apresenta relevância quando utilizada de forma adequada. Além disto utilizar a experimentação junto a outras ferramentas para enriquecer o ensino, é um desafio para o professor, pois eles enfrentam dificuldades na realização de atividades práticas e teóricas no pouco tempo de aula destinado a esta disciplina, se comparado com o tempo dedicado às outras. Isto se agrava se falarmos da formação do professor e da condição de trabalho encontrada em muitas escolas, principalmente públicas. As reflexões sobre a experimentação e como fazer para relacionar teoria e prática, são objetivos deste trabalho de construção de um acelerador magnético para a aprendizagem de conceitos de massa, velocidade e energia. A construção do equipamento em parceria professor-aluno, evidencia a importância de atividades práticas em sala de aula, aproximando os alunos do universo científico e consequentemente gerando uma aprendizagem significativa. Utilizando materiais de fácil aquisição foi confeccionado um acelerador magnético com o intuito de apresentar os conceitos de forma mais interessante e significativa, como mostram os resultados. No produto educacional apresentado como apêndice, podemos apreciar todas as atividades desenvolvidas nas aulas incluindo atividades teóricas e práticas e uma sequência didática que pode ser utilizada pelos professores de Física no planejamento das aulas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T00:17:58Z
2020-12-03T00:17:58Z
2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194482
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/194482
identifier_str_mv 33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128892391653376