Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/113714
Resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.
id UNSP_1448ac245a3d4a7e08594a87375248a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113714
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de FísicaFísica - Estudo e ensinoDisciplinas escolaresDeficientes visuais - EducaçãoInclusão escolarProfessores de Física - FormaçãoPrática de ensinoA inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Editora Unesp2015-01-06T11:43:06Z2015-01-06T11:43:06Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book274 p.application/pdfCAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 97885393035339788539303533http://hdl.handle.net/11449/113714ISBN9788539303533.pdf33004056079P0porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPCamargo, Eder Pires de [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:18:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:18:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
title Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
spellingShingle Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Disciplinas escolares
Deficientes visuais - Educação
Inclusão escolar
Professores de Física - Formação
Prática de ensino
title_short Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
title_full Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
title_fullStr Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
title_full_unstemmed Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
title_sort Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Disciplinas escolares
Deficientes visuais - Educação
Inclusão escolar
Professores de Física - Formação
Prática de ensino
topic Física - Estudo e ensino
Disciplinas escolares
Deficientes visuais - Educação
Inclusão escolar
Professores de Física - Formação
Prática de ensino
description A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-01-06T11:43:06Z
2015-01-06T11:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303533
9788539303533
http://hdl.handle.net/11449/113714
ISBN9788539303533.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303533
9788539303533
ISBN9788539303533.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/113714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
publisher.none.fl_str_mv Editora Unesp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649808053829632