Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/113714 |
Resumo: | A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura. |
id |
UNSP_1448ac245a3d4a7e08594a87375248a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/113714 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de FísicaFísica - Estudo e ensinoDisciplinas escolaresDeficientes visuais - EducaçãoInclusão escolarProfessores de Física - FormaçãoPrática de ensinoA inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Editora Unesp2015-01-06T11:43:06Z2015-01-06T11:43:06Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book274 p.application/pdfCAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 97885393035339788539303533http://hdl.handle.net/11449/113714ISBN9788539303533.pdf33004056079P0porColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPCamargo, Eder Pires de [UNESP]info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:18:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:18:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
title |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
spellingShingle |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física Camargo, Eder Pires de [UNESP] Física - Estudo e ensino Disciplinas escolares Deficientes visuais - Educação Inclusão escolar Professores de Física - Formação Prática de ensino |
title_short |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
title_full |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
title_fullStr |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
title_sort |
Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física |
author |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Eder Pires de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Disciplinas escolares Deficientes visuais - Educação Inclusão escolar Professores de Física - Formação Prática de ensino |
topic |
Física - Estudo e ensino Disciplinas escolares Deficientes visuais - Educação Inclusão escolar Professores de Física - Formação Prática de ensino |
description |
A inclusão escolar de alunos com deficiência impõe-se como tema a ser pesquisado para propor práticas adequadas à nova realidade educacional. Alunos com deficiência visual, por exemplo, começaram a frequentar espaços sociais como a escola sem que antigos paradigmas de normalização de comportamentos tenham sido revistos. Neste livro, Eder Pires de Camargo analisa os saberes que professores do ensino médio devem mobilizar para incluir alunos com deficiência visual em atividades de ensino. Toma como exemplo a interessante experiência de uma disciplina de graduação – Prática de Ensino – na qual futuros licenciados estruturaram e implementaram novas práticas de ensino para turmas mistas. A originalidade e contribuição deste trabalho está em propor atividades desenvolvidas por futuros professores e avaliá-las durante os cursos de licenciatura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-01-06T11:43:06Z 2015-01-06T11:43:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303533 9788539303533 http://hdl.handle.net/11449/113714 ISBN9788539303533.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Eder Pires de. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303533 9788539303533 ISBN9788539303533.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/113714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
274 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649808053829632 |