O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lenine Alves dos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104019
Resumo: Este trabalho defende a valorização da canção brasileira como material para o ensino do canto no Brasil, procurando eliminar preconceitos associados a este repertório, que é por vezes considerado inadequado por professores de canto para a abordagem da técnica vocal no canto lírico. A argumentação demonstra que a canção brasileira pode ser, para os falantes de português brasileiro como língua materna, o veículo mais apropriado para o ensino de procedimentos técnicos vocais, seja para alunos de nível básico, intermediário ou avançado. A pesquisa fundamenta-se em bibliografia específica da área de fisiologia da voz e pedagogia vocal, bem como em textos relacionados a processos cognitivos e diferentes modelos de emissão vocal. Um conjunto de 40 canções brasileiras de diversas épocas e autores é coligido com o objetivo de demonstrar seu potencial pedagógico, sendo este organizado por critério de crescente dificuldade técnica, visando contemplar todas as fases de desenvolvimento técnico do cantor. Os textos das canções recebem traduções formais e literais para o inglês, para facilitar o acesso a estas canções por cantores falantes de outros idiomas. As partituras das canções são acrescentadas de transcrições fonéticas, que têm o intuito de demonstrar possíveis caminhos de organização fonética e de pronúncia dos textos, baseados na experiência artística e pedagógica do autor. Informações complementares e indicações interpretativas acompanham cada canção.
id UNSP_146f1bcb32576d81761e12540656586c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104019
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no BrasilCantoMusica - Instrução e estudoTécnica vocalCanção brasileiraVocal techniqueBrazilian songEste trabalho defende a valorização da canção brasileira como material para o ensino do canto no Brasil, procurando eliminar preconceitos associados a este repertório, que é por vezes considerado inadequado por professores de canto para a abordagem da técnica vocal no canto lírico. A argumentação demonstra que a canção brasileira pode ser, para os falantes de português brasileiro como língua materna, o veículo mais apropriado para o ensino de procedimentos técnicos vocais, seja para alunos de nível básico, intermediário ou avançado. A pesquisa fundamenta-se em bibliografia específica da área de fisiologia da voz e pedagogia vocal, bem como em textos relacionados a processos cognitivos e diferentes modelos de emissão vocal. Um conjunto de 40 canções brasileiras de diversas épocas e autores é coligido com o objetivo de demonstrar seu potencial pedagógico, sendo este organizado por critério de crescente dificuldade técnica, visando contemplar todas as fases de desenvolvimento técnico do cantor. Os textos das canções recebem traduções formais e literais para o inglês, para facilitar o acesso a estas canções por cantores falantes de outros idiomas. As partituras das canções são acrescentadas de transcrições fonéticas, que têm o intuito de demonstrar possíveis caminhos de organização fonética e de pronúncia dos textos, baseados na experiência artística e pedagógica do autor. Informações complementares e indicações interpretativas acompanham cada canção.This study aims to defend the use of Brazilian song as material for the teaching of singing in Brazil, seeking to eliminate biases associated with this repertoire which is sometimes considered inappropriate by singing teachers to teach the vocal technique. The argument shows that Brazilian song can be, for native speakers of Brazilian Portuguese, the most appropriate vehicle for the teaching of vocal technical procedures for students at basic, intermediate or advanced levells. The study is based on bibliographic research in the area of vocal physiology and the pedagogy of singing, as well as in texts related to cognitive processes and different models of vocal production. A total of 40 Brazilian songs from various eras and authors is selected in order to demonstrate their pedagogical potential, organized by gradual increasing of technical difficulty, and aiming to address all phases of technical development of the singer. The texts of the songs receive formal and literal translations into English, to facilitate access to these songs by singers who speak other languages. The scores of the songs are include phonetic transcriptions, which demonstrate possible ways of organization and phonetic pronunciation of the texts, based on the artistic and pedagogical experience of the author. Additional information and interpretive guidelines accompany each song.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Herr, Martha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lenine Alves dos [UNESP]2014-06-11T19:32:56Z2014-06-11T19:32:56Z2011-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis479 f. : il.application/pdfSANTOS, Lenine Alves dos. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. 2011. 479 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.http://hdl.handle.net/11449/104019000680404000680404.pdf33004013066P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-13T06:31:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104019Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-13T06:31:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
title O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
spellingShingle O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
Santos, Lenine Alves dos [UNESP]
Canto
Musica - Instrução e estudo
Técnica vocal
Canção brasileira
Vocal technique
Brazilian song
title_short O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
title_full O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
title_fullStr O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
title_full_unstemmed O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
title_sort O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil
author Santos, Lenine Alves dos [UNESP]
author_facet Santos, Lenine Alves dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Herr, Martha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lenine Alves dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Musica - Instrução e estudo
Técnica vocal
Canção brasileira
Vocal technique
Brazilian song
topic Canto
Musica - Instrução e estudo
Técnica vocal
Canção brasileira
Vocal technique
Brazilian song
description Este trabalho defende a valorização da canção brasileira como material para o ensino do canto no Brasil, procurando eliminar preconceitos associados a este repertório, que é por vezes considerado inadequado por professores de canto para a abordagem da técnica vocal no canto lírico. A argumentação demonstra que a canção brasileira pode ser, para os falantes de português brasileiro como língua materna, o veículo mais apropriado para o ensino de procedimentos técnicos vocais, seja para alunos de nível básico, intermediário ou avançado. A pesquisa fundamenta-se em bibliografia específica da área de fisiologia da voz e pedagogia vocal, bem como em textos relacionados a processos cognitivos e diferentes modelos de emissão vocal. Um conjunto de 40 canções brasileiras de diversas épocas e autores é coligido com o objetivo de demonstrar seu potencial pedagógico, sendo este organizado por critério de crescente dificuldade técnica, visando contemplar todas as fases de desenvolvimento técnico do cantor. Os textos das canções recebem traduções formais e literais para o inglês, para facilitar o acesso a estas canções por cantores falantes de outros idiomas. As partituras das canções são acrescentadas de transcrições fonéticas, que têm o intuito de demonstrar possíveis caminhos de organização fonética e de pronúncia dos textos, baseados na experiência artística e pedagógica do autor. Informações complementares e indicações interpretativas acompanham cada canção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-17
2014-06-11T19:32:56Z
2014-06-11T19:32:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lenine Alves dos. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. 2011. 479 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/104019
000680404
000680404.pdf
33004013066P3
identifier_str_mv SANTOS, Lenine Alves dos. O canto sem casaca: propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino de canto no Brasil. 2011. 479 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
000680404
000680404.pdf
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/104019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 479 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046285056409600