Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252433
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.
id UNSP_147751dfb9cf08d4389405afda3e18ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252433
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua PortuguesaBridges to imaginate it: theatrical games of Viola Spolin and the creative awakening in Portuguese language classesTeatro na EducaçãoDramatizaçãoCriatividadeJogosEnsinoO presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.The present work aims to present the contributions of Viola Spolin's theatrical games in Portuguese language classes for students in the 6th year of Elementary School, for a teaching action that considers creativity as a skill to be developed in all subjects of the curriculum. The debate on creativity dialogues directly with questions raised by psychologist Liev Vigotsky and other researchers who have focused on imagination and its importance for society. Subsequently, we approach playfulness in the teaching-learning process from an overview of this topic, searching for authors who have thought about the importance of playfulness for human beings. We reflect on the use of games as a teaching method in different times and societies and discuss theatrical games and their relationship with creativity in the process of writing and textual interpretation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]2024-01-05T16:23:26Z2024-01-05T16:23:26Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:14:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
Bridges to imaginate it: theatrical games of Viola Spolin and the creative awakening in Portuguese language classes
title Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
spellingShingle Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
Teatro na Educação
Dramatização
Criatividade
Jogos
Ensino
title_short Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
title_full Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
title_fullStr Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
title_sort Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
author Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
author_facet Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na Educação
Dramatização
Criatividade
Jogos
Ensino
topic Teatro na Educação
Dramatização
Criatividade
Jogos
Ensino
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2024-01-05T16:23:26Z
2024-01-05T16:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252433
identifier_str_mv NOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965217521664000