Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252433 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual. |
id |
UNSP_147751dfb9cf08d4389405afda3e18ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252433 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua PortuguesaBridges to imaginate it: theatrical games of Viola Spolin and the creative awakening in Portuguese language classesTeatro na EducaçãoDramatizaçãoCriatividadeJogosEnsinoO presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual.The present work aims to present the contributions of Viola Spolin's theatrical games in Portuguese language classes for students in the 6th year of Elementary School, for a teaching action that considers creativity as a skill to be developed in all subjects of the curriculum. The debate on creativity dialogues directly with questions raised by psychologist Liev Vigotsky and other researchers who have focused on imagination and its importance for society. Subsequently, we approach playfulness in the teaching-learning process from an overview of this topic, searching for authors who have thought about the importance of playfulness for human beings. We reflect on the use of games as a teaching method in different times and societies and discuss theatrical games and their relationship with creativity in the process of writing and textual interpretation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP]2024-01-05T16:23:26Z2024-01-05T16:23:26Z2023-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-06T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:14:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa Bridges to imaginate it: theatrical games of Viola Spolin and the creative awakening in Portuguese language classes |
title |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP] Teatro na Educação Dramatização Criatividade Jogos Ensino |
title_short |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
title_sort |
Pontes para o imaginar: jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa |
author |
Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Sandra Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro na Educação Dramatização Criatividade Jogos Ensino |
topic |
Teatro na Educação Dramatização Criatividade Jogos Ensino |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos teatrais de Viola Spolin nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, para uma ação de ensino que considere a criatividade enquanto habilidade a ser desenvolvida em todas as disciplinas do currículo. O debate sobre a criatividade dialoga diretamente com questões trazidas pelo psicólogo Liev Vigotsky e por outros pesquisadores que se debruçaram sobre a imaginação e sua importância para a sociedade. Posteriormente, abordamos o lúdico no processo de ensino aprendizagem a partir de um panorama sobre essa temática, buscando em autores que pensaram sobre a importância da ludicidade para os seres humanos. Refletimos sobre o uso dos jogos como método de ensino em diferentes tempos e sociedades e discorremos sobre os jogos teatrais e sua relação com a criatividade no processo de escrita e interpretação textual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 2024-01-05T16:23:26Z 2024-01-05T16:23:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252433 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Sandra Aparecida. Pontes para o imaginar : jogos teatrais de Viola Spolin e o despertar criativo nas aulas de Língua Portuguesa. Orientadora: Rita Luciana Berti Bredariolli. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-Teatro), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965217521664000 |