Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120491
Resumo: O presente estudo analisou os efeitos da substância química fipronil, ingrediente ativo do Frontline® (acaricida e inseticida), nas glândulas salivares de fêmeas em jejum e semi-ingurgitadas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus. As fêmeas em jejum foram expostas apenas à concentração de 1ppm do composto e as semi-ingurgitadas foram expostas a três concentrações de 1ppm, 5ppm e 10ppm (foi utilizada água destilada como controle). Os resultados histológicos e histoquímicos revelaram ação significativa desse composto, alterando morfofisiologicamente o tecido glandular dos indivíduos em jejum e semiingurgitados. Nas fêmeas em jejum, verificaram-se mudanças morfológicas nos ácinos do tipo I, como aumento do tamanho e do diâmetro do seu lúmen. Estas mudanças, provavelmente, estejam relacionadas à função excretora, apontando para os ácinos I como sendo os responsáveis pela eliminação do sistema deste xenobiótico ao qual o parasita foi exposto. Naquelas semi-ingurgitadas, o composto não interferiu no processo de morte que, nestes indivíduos, é por meio de apoptose. Nas fêmeas semi, no entanto, o fipronil acelerou o processo de degeneração das glândulas salivares, que se intensificou (danos mais acentuados) à medida que aumentaram as concentrações do produto. Os dados aqui apresentados deixaram clara a interferência dessa substância no processo de ingurgitamento das fêmeas de R. sanguineus, o que conseqüentemente poderia refletir no seu processo reprodutivo, diminuindo ou mesmo cessando a postura de ovos e provocando menores perdas de sangue nos hospedeiros, reduzindo assim, a transmissão de patógenos veiculados por estas glândulas.
id UNSP_14bc52019ec2035c073d01c75827aa69
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120491
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)ÁcaroCarrapatoAcaricidasFipronil - efeito citotóxicoO presente estudo analisou os efeitos da substância química fipronil, ingrediente ativo do Frontline® (acaricida e inseticida), nas glândulas salivares de fêmeas em jejum e semi-ingurgitadas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus. As fêmeas em jejum foram expostas apenas à concentração de 1ppm do composto e as semi-ingurgitadas foram expostas a três concentrações de 1ppm, 5ppm e 10ppm (foi utilizada água destilada como controle). Os resultados histológicos e histoquímicos revelaram ação significativa desse composto, alterando morfofisiologicamente o tecido glandular dos indivíduos em jejum e semiingurgitados. Nas fêmeas em jejum, verificaram-se mudanças morfológicas nos ácinos do tipo I, como aumento do tamanho e do diâmetro do seu lúmen. Estas mudanças, provavelmente, estejam relacionadas à função excretora, apontando para os ácinos I como sendo os responsáveis pela eliminação do sistema deste xenobiótico ao qual o parasita foi exposto. Naquelas semi-ingurgitadas, o composto não interferiu no processo de morte que, nestes indivíduos, é por meio de apoptose. Nas fêmeas semi, no entanto, o fipronil acelerou o processo de degeneração das glândulas salivares, que se intensificou (danos mais acentuados) à medida que aumentaram as concentrações do produto. Os dados aqui apresentados deixaram clara a interferência dessa substância no processo de ingurgitamento das fêmeas de R. sanguineus, o que conseqüentemente poderia refletir no seu processo reprodutivo, diminuindo ou mesmo cessando a postura de ovos e provocando menores perdas de sangue nos hospedeiros, reduzindo assim, a transmissão de patógenos veiculados por estas glândulas.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mathias, Maria Izabel Camargo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]2015-03-23T15:27:08Z2015-03-23T15:27:08Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36 f.application/pdfPEREIRA, Carolina Parga Martins. Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae). 2009. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.http://hdl.handle.net/11449/120491000607980pereira_cpm_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:02:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120491Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:36:54.702611Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
title Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
spellingShingle Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]
Ácaro
Carrapato
Acaricidas
Fipronil - efeito citotóxico
title_short Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
title_full Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
title_fullStr Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
title_full_unstemmed Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
title_sort Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae)
author Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]
author_facet Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mathias, Maria Izabel Camargo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Carolina Parga Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ácaro
Carrapato
Acaricidas
Fipronil - efeito citotóxico
topic Ácaro
Carrapato
Acaricidas
Fipronil - efeito citotóxico
description O presente estudo analisou os efeitos da substância química fipronil, ingrediente ativo do Frontline® (acaricida e inseticida), nas glândulas salivares de fêmeas em jejum e semi-ingurgitadas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus. As fêmeas em jejum foram expostas apenas à concentração de 1ppm do composto e as semi-ingurgitadas foram expostas a três concentrações de 1ppm, 5ppm e 10ppm (foi utilizada água destilada como controle). Os resultados histológicos e histoquímicos revelaram ação significativa desse composto, alterando morfofisiologicamente o tecido glandular dos indivíduos em jejum e semiingurgitados. Nas fêmeas em jejum, verificaram-se mudanças morfológicas nos ácinos do tipo I, como aumento do tamanho e do diâmetro do seu lúmen. Estas mudanças, provavelmente, estejam relacionadas à função excretora, apontando para os ácinos I como sendo os responsáveis pela eliminação do sistema deste xenobiótico ao qual o parasita foi exposto. Naquelas semi-ingurgitadas, o composto não interferiu no processo de morte que, nestes indivíduos, é por meio de apoptose. Nas fêmeas semi, no entanto, o fipronil acelerou o processo de degeneração das glândulas salivares, que se intensificou (danos mais acentuados) à medida que aumentaram as concentrações do produto. Os dados aqui apresentados deixaram clara a interferência dessa substância no processo de ingurgitamento das fêmeas de R. sanguineus, o que conseqüentemente poderia refletir no seu processo reprodutivo, diminuindo ou mesmo cessando a postura de ovos e provocando menores perdas de sangue nos hospedeiros, reduzindo assim, a transmissão de patógenos veiculados por estas glândulas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:27:08Z
2015-03-23T15:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Carolina Parga Martins. Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae). 2009. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/120491
000607980
pereira_cpm_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv PEREIRA, Carolina Parga Martins. Análise dos efeitos do fipronil (ingrediente ativo do Frontline) nas células das glândulas salivares de fêmeas de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae). 2009. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Ciências biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
000607980
pereira_cpm_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045852076310528