Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141694 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal entender como a atividade de leitura tendo como suporte o hipertexto é abordada na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos Cadernos dos Professores, documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi realizada uma investigação de pesquisa documental, com abordagem interpretativa e análise microgenética, primeiramente houve pesquisa bibliográfica sobre história e concepções de leitura no hipertexto, tendo como referencial a Teoria Histórico Cultural e teóricos como Bakhtin, Chartier e Bajard, que subsidiaram a análise e categorização dos materiais para investigar se a leitura constitui-se enquanto atividade que proporcione aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e se os materiais realmente se constituem enquanto mediadores neste processo. Constatou-se que existem avanços significativos nas concepções de leitura presente na proposta pedagógica, com a perspectiva conceitual da leitura enquanto sentido a ser construído e ensinado pela escola, no entanto, nos cadernos dos professores do 1º Bimestre da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, o uso que o material faz está ligado à concepção de leitura enquanto vocalização, pronúncia e não enquanto atividade de sentido a ser desenvolvida, a situação se agrava quando foca-se a leitura no hipertexto, temos presente um discurso de uso das tecnologias, porém, o uso restringe-se a sugestões aos finais das unidades de sequência didática. Conclui-se que nas concepções presentes nos documentos existe intenção de formação de um leitor autônomo, no entanto, ao organizar as sequências didáticas no caderno do professor, as intenções não se consolidam em práticas capazes de formar o leitor. |
id |
UNSP_14ddf3794d472d2dd1f8558acbf92641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141694 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamentalLeituraHipertextoCurrículo ensino fundamentalEste artigo tem como objetivo principal entender como a atividade de leitura tendo como suporte o hipertexto é abordada na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos Cadernos dos Professores, documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi realizada uma investigação de pesquisa documental, com abordagem interpretativa e análise microgenética, primeiramente houve pesquisa bibliográfica sobre história e concepções de leitura no hipertexto, tendo como referencial a Teoria Histórico Cultural e teóricos como Bakhtin, Chartier e Bajard, que subsidiaram a análise e categorização dos materiais para investigar se a leitura constitui-se enquanto atividade que proporcione aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e se os materiais realmente se constituem enquanto mediadores neste processo. Constatou-se que existem avanços significativos nas concepções de leitura presente na proposta pedagógica, com a perspectiva conceitual da leitura enquanto sentido a ser construído e ensinado pela escola, no entanto, nos cadernos dos professores do 1º Bimestre da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, o uso que o material faz está ligado à concepção de leitura enquanto vocalização, pronúncia e não enquanto atividade de sentido a ser desenvolvida, a situação se agrava quando foca-se a leitura no hipertexto, temos presente um discurso de uso das tecnologias, porém, o uso restringe-se a sugestões aos finais das unidades de sequência didática. Conclui-se que nas concepções presentes nos documentos existe intenção de formação de um leitor autônomo, no entanto, ao organizar as sequências didáticas no caderno do professor, as intenções não se consolidam em práticas capazes de formar o leitor.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteagudo, Bárbara Cibelli da Silva [UNESP]2016-07-19T13:00:04Z2016-07-19T13:00:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10807-10820application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10807-108202357-7819http://hdl.handle.net/11449/141694ISSN2357-7819-2014-10807-10820.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:10:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141694Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:36:43.430233Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
title |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental Monteagudo, Bárbara Cibelli da Silva [UNESP] Leitura Hipertexto Currículo ensino fundamental |
title_short |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Leitura no hipertexto e atividade: novos ou velhos usos pela escola nos materiais impressos para 6º ano do ensino fundamental |
author |
Monteagudo, Bárbara Cibelli da Silva [UNESP] |
author_facet |
Monteagudo, Bárbara Cibelli da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteagudo, Bárbara Cibelli da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Hipertexto Currículo ensino fundamental |
topic |
Leitura Hipertexto Currículo ensino fundamental |
description |
Este artigo tem como objetivo principal entender como a atividade de leitura tendo como suporte o hipertexto é abordada na Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos Cadernos dos Professores, documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Foi realizada uma investigação de pesquisa documental, com abordagem interpretativa e análise microgenética, primeiramente houve pesquisa bibliográfica sobre história e concepções de leitura no hipertexto, tendo como referencial a Teoria Histórico Cultural e teóricos como Bakhtin, Chartier e Bajard, que subsidiaram a análise e categorização dos materiais para investigar se a leitura constitui-se enquanto atividade que proporcione aprendizagem e desenvolvimento dos alunos e se os materiais realmente se constituem enquanto mediadores neste processo. Constatou-se que existem avanços significativos nas concepções de leitura presente na proposta pedagógica, com a perspectiva conceitual da leitura enquanto sentido a ser construído e ensinado pela escola, no entanto, nos cadernos dos professores do 1º Bimestre da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, o uso que o material faz está ligado à concepção de leitura enquanto vocalização, pronúncia e não enquanto atividade de sentido a ser desenvolvida, a situação se agrava quando foca-se a leitura no hipertexto, temos presente um discurso de uso das tecnologias, porém, o uso restringe-se a sugestões aos finais das unidades de sequência didática. Conclui-se que nas concepções presentes nos documentos existe intenção de formação de um leitor autônomo, no entanto, ao organizar as sequências didáticas no caderno do professor, as intenções não se consolidam em práticas capazes de formar o leitor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:04Z 2016-07-19T13:00:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10807-10820 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141694 ISSN2357-7819-2014-10807-10820.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141694 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10807-10820 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-10807-10820.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10807-10820 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128678503120896 |