Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94519 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da tecnologia de controle semi-ativo em suspensões veiculares, empregando amortecedores magnetoreológicos e controladores nebulosos. O princípio de funcionamento dos amortecedores magnetoreológicos é evidenciado a partir de um procedimento de identificação numérica onde os resultados obtidos pela técnica de modelagem apresentada são confrontados com dados experimentais coletados. O grande avanço experimentado pelos controladores nebulosos nos últimos anos tem aberto novas possibilidades de aplicação prática de tais controladores. O comportamento não linear dos amortecedores magnetoreológicos associado às variações paramétricas e não- linearidades presentes em modelos de suspensões veiculares são características que corroboram para o uso dos controladores nebulosos. A formulação básica para a análise e projeto destes controladores é discutida e analisada através de um conjunto de simulações numéricas efetuado para a avaliação da robustez, estabilidade e desempenho dos mesmos. A bancada experimental, constituída de um sistema de dois graus de liberdade contendo um amortecedor magnetoreológico, é apresentada e tem seus parâmetros principais identificados. Tal bancada é usada para comparar os resultados numéricos simulados com aqueles obtidos experimentalmente. O trabalho termina comentando as potencialidades da metodologia apresentada, discutindo as facilidades e dificuldades encontradas na sua implementação e aponta propostas para a sua continuidade |
id |
UNSP_14f4b427ebcfc8a49eed4b8684e825ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/94519 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológicoMateriais inteligentesControle semi-ativo de vibraçõesLógica nebulosaAmortecedores magnetoreológicosSemi-active vibration controlFuzzy logicSmart materialsMagneto-rheological dampersO presente trabalho tem como objetivo a aplicação da tecnologia de controle semi-ativo em suspensões veiculares, empregando amortecedores magnetoreológicos e controladores nebulosos. O princípio de funcionamento dos amortecedores magnetoreológicos é evidenciado a partir de um procedimento de identificação numérica onde os resultados obtidos pela técnica de modelagem apresentada são confrontados com dados experimentais coletados. O grande avanço experimentado pelos controladores nebulosos nos últimos anos tem aberto novas possibilidades de aplicação prática de tais controladores. O comportamento não linear dos amortecedores magnetoreológicos associado às variações paramétricas e não- linearidades presentes em modelos de suspensões veiculares são características que corroboram para o uso dos controladores nebulosos. A formulação básica para a análise e projeto destes controladores é discutida e analisada através de um conjunto de simulações numéricas efetuado para a avaliação da robustez, estabilidade e desempenho dos mesmos. A bancada experimental, constituída de um sistema de dois graus de liberdade contendo um amortecedor magnetoreológico, é apresentada e tem seus parâmetros principais identificados. Tal bancada é usada para comparar os resultados numéricos simulados com aqueles obtidos experimentalmente. O trabalho termina comentando as potencialidades da metodologia apresentada, discutindo as facilidades e dificuldades encontradas na sua implementação e aponta propostas para a sua continuidadeThis work focus on the investigation of semi-active vibration control technology in vehicle suspensions by using magneto-rheological dampers and fuzzy controllers. The operation principle of magneto-rheological dampers is verified by a numerical identification procedure and the results obtained by the presented modeling techniques are compared with the experimental collected data. The great progress tried by the fuzzy controllers in the last years has been opening new possibilities of practical application for these controllers. The non- linear behavior of the magnetorheological dampers associated to the parametric variations and non-linearities on vehicle suspension models corroborate to the use of the fuzzy controllers. The fundamental formulation of this controller is discussed and its robustness, stability and performance are shown through numeric simulations. An experimental apparatus representing a two degree-of-freedom system containing a magnetorheological damper is used to identify the main parameters and to compare the previous simulation results. This work is concluded presenting the potentialities of the design methodology proposed and future developments to be implementedCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junior, Vicente Lopes [UNESP]Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paschoal, Eduardo Fontes [UNESP]2014-06-11T19:27:13Z2014-06-11T19:27:13Z2011-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 f. : il.application/pdfPASCHOAL, Eduardo Fontes. Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico. 2011. 117 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94519000679067paschoal_ef_me_ilha.pdf33004099082P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-05T18:15:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:15:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
title |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
spellingShingle |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico Paschoal, Eduardo Fontes [UNESP] Materiais inteligentes Controle semi-ativo de vibrações Lógica nebulosa Amortecedores magnetoreológicos Semi-active vibration control Fuzzy logic Smart materials Magneto-rheological dampers |
title_short |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
title_full |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
title_fullStr |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
title_full_unstemmed |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
title_sort |
Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico |
author |
Paschoal, Eduardo Fontes [UNESP] |
author_facet |
Paschoal, Eduardo Fontes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junior, Vicente Lopes [UNESP] Abreu, Gustavo Luiz Chagas Manhães de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paschoal, Eduardo Fontes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais inteligentes Controle semi-ativo de vibrações Lógica nebulosa Amortecedores magnetoreológicos Semi-active vibration control Fuzzy logic Smart materials Magneto-rheological dampers |
topic |
Materiais inteligentes Controle semi-ativo de vibrações Lógica nebulosa Amortecedores magnetoreológicos Semi-active vibration control Fuzzy logic Smart materials Magneto-rheological dampers |
description |
O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da tecnologia de controle semi-ativo em suspensões veiculares, empregando amortecedores magnetoreológicos e controladores nebulosos. O princípio de funcionamento dos amortecedores magnetoreológicos é evidenciado a partir de um procedimento de identificação numérica onde os resultados obtidos pela técnica de modelagem apresentada são confrontados com dados experimentais coletados. O grande avanço experimentado pelos controladores nebulosos nos últimos anos tem aberto novas possibilidades de aplicação prática de tais controladores. O comportamento não linear dos amortecedores magnetoreológicos associado às variações paramétricas e não- linearidades presentes em modelos de suspensões veiculares são características que corroboram para o uso dos controladores nebulosos. A formulação básica para a análise e projeto destes controladores é discutida e analisada através de um conjunto de simulações numéricas efetuado para a avaliação da robustez, estabilidade e desempenho dos mesmos. A bancada experimental, constituída de um sistema de dois graus de liberdade contendo um amortecedor magnetoreológico, é apresentada e tem seus parâmetros principais identificados. Tal bancada é usada para comparar os resultados numéricos simulados com aqueles obtidos experimentalmente. O trabalho termina comentando as potencialidades da metodologia apresentada, discutindo as facilidades e dificuldades encontradas na sua implementação e aponta propostas para a sua continuidade |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-26 2014-06-11T19:27:13Z 2014-06-11T19:27:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASCHOAL, Eduardo Fontes. Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico. 2011. 117 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2011. http://hdl.handle.net/11449/94519 000679067 paschoal_ef_me_ilha.pdf 33004099082P2 |
identifier_str_mv |
PASCHOAL, Eduardo Fontes. Controle semi-ativo de vibrações usando lógica nebulosa e fluido magnetoreológico. 2011. 117 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2011. 000679067 paschoal_ef_me_ilha.pdf 33004099082P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/94519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
117 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128148512964608 |