Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235811 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção. |
id |
UNSP_14f7c25ff773479ab380cb8b05e669c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/235811 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).To beyond the slut or the girl. The discursive construction of the heroine/superheroine in the film adaptations of Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017).Análise do DiscursoTeoria Crítica Feminista do CinemaSuper-HeroínasBarbarellaMulher-MaravilhaDiscourse analysisFeminist film theorySuperheroinesBarbarellaWonderwomanEste trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção.This work aims to investigate the discourses referring to female figures and the performance of femininity in the film adaptations Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017) originating from the Comics and considered impo rtant milestones of female representation in this cinematographic cut. In order to do so, the Foucauldian perspective of discourse is adopted as a theoreticalmethodological contribution, understanding films as devices and, as such, permeated by lines of f orces in force at the moments of production. It seeks to sketch an archegenealogical analysis of these objects that make up the corpus, based on the contributions of the Critical Feminist Theory of Cinema. I defend the thesis that the discursive production s in cinematographic works are guided by a male gaze, the male gaze, even though they have female authorship. This is because the female gaze is permeated by the lines of force of patriarchal society, which colonize it and establish the regimes of enunciab ility and possible visibilities to the devices. As a result, I identify that the productions, despite having marks of the authors' subjectivity, are not restricted to dichotomous binarism. In the two filmic devices, I identify movements of subjection and r elease to a lesser or lesser degree, brokered by the momentum of each productionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalbeto, Lucas do Carmo2022-07-28T12:20:10Z2022-07-28T12:20:10Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23581133004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:52.296471Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). To beyond the slut or the girl. The discursive construction of the heroine/superheroine in the film adaptations of Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017). |
title |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
spellingShingle |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). Dalbeto, Lucas do Carmo Análise do Discurso Teoria Crítica Feminista do Cinema Super-Heroínas Barbarella Mulher-Maravilha Discourse analysis Feminist film theory Superheroines Barbarella Wonderwoman |
title_short |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
title_full |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
title_fullStr |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
title_full_unstemmed |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
title_sort |
Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017). |
author |
Dalbeto, Lucas do Carmo |
author_facet |
Dalbeto, Lucas do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, José Carlos [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalbeto, Lucas do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Teoria Crítica Feminista do Cinema Super-Heroínas Barbarella Mulher-Maravilha Discourse analysis Feminist film theory Superheroines Barbarella Wonderwoman |
topic |
Análise do Discurso Teoria Crítica Feminista do Cinema Super-Heroínas Barbarella Mulher-Maravilha Discourse analysis Feminist film theory Superheroines Barbarella Wonderwoman |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-28T12:20:10Z 2022-07-28T12:20:10Z 2022-05-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/235811 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/235811 |
identifier_str_mv |
33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128426702274560 |