Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbeto, Lucas do Carmo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235811
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção.
id UNSP_14f7c25ff773479ab380cb8b05e669c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235811
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).To beyond the slut or the girl. The discursive construction of the heroine/superheroine in the film adaptations of Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017).Análise do DiscursoTeoria Crítica Feminista do CinemaSuper-HeroínasBarbarellaMulher-MaravilhaDiscourse analysisFeminist film theorySuperheroinesBarbarellaWonderwomanEste trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção.This work aims to investigate the discourses referring to female figures and the performance of femininity in the film adaptations Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017) originating from the Comics and considered impo rtant milestones of female representation in this cinematographic cut. In order to do so, the Foucauldian perspective of discourse is adopted as a theoreticalmethodological contribution, understanding films as devices and, as such, permeated by lines of f orces in force at the moments of production. It seeks to sketch an archegenealogical analysis of these objects that make up the corpus, based on the contributions of the Critical Feminist Theory of Cinema. I defend the thesis that the discursive production s in cinematographic works are guided by a male gaze, the male gaze, even though they have female authorship. This is because the female gaze is permeated by the lines of force of patriarchal society, which colonize it and establish the regimes of enunciab ility and possible visibilities to the devices. As a result, I identify that the productions, despite having marks of the authors' subjectivity, are not restricted to dichotomous binarism. In the two filmic devices, I identify movements of subjection and r elease to a lesser or lesser degree, brokered by the momentum of each productionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dalbeto, Lucas do Carmo2022-07-28T12:20:10Z2022-07-28T12:20:10Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23581133004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235811Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:51:52.296471Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
To beyond the slut or the girl. The discursive construction of the heroine/superheroine in the film adaptations of Barbarella (1968) and Wonder Woman (2017).
title Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
spellingShingle Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
Dalbeto, Lucas do Carmo
Análise do Discurso
Teoria Crítica Feminista do Cinema
Super-Heroínas
Barbarella
Mulher-Maravilha
Discourse analysis
Feminist film theory
Superheroines
Barbarella
Wonderwoman
title_short Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
title_full Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
title_fullStr Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
title_full_unstemmed Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
title_sort Para além da vagabunda ou da mocinha. A construção discursiva a respeito da heroína/super-heroína nas adaptações cinematográficas de Barbarella (1968) e Mulher Maravilha (2017).
author Dalbeto, Lucas do Carmo
author_facet Dalbeto, Lucas do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbeto, Lucas do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
Teoria Crítica Feminista do Cinema
Super-Heroínas
Barbarella
Mulher-Maravilha
Discourse analysis
Feminist film theory
Superheroines
Barbarella
Wonderwoman
topic Análise do Discurso
Teoria Crítica Feminista do Cinema
Super-Heroínas
Barbarella
Mulher-Maravilha
Discourse analysis
Feminist film theory
Superheroines
Barbarella
Wonderwoman
description Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos referentes às figuras femininas e a performance de feminilidade nas adaptações cinematográficas Barbarella (1968) e Mulher-Maravilha (2017) originárias das Histórias em Quadrinhos e consideradas importantes marcos da representação feminina neste recorte cinematográfico. Para tanto, adota-se como aporte teórico-metodológico a perspectiva de discurso foucaultiana, compreendendo os filmes como dispositivos e, como tais, permeados por linhas de forças em vigor nos momentos das produções. Procura-se esboçar uma análise arquegenealógica desses objetos que compõe o corpus, apoiando-se nas contribuições da Teoria Crítica Feminista do Cinema. Defendo a tese de que as produções discursivas nas obras cinematográficas são pautadas por um olhar masculino, o male gaze, ainda que tenham a autoria feminina. Isso porque, o olhar feminino é permeado pelas linhas de força da sociedade patriarcal, que o colonizam e estabelecem os regimes de enunciabilidades e visibilidades possíveis aos dispositivos. Como resultados, identifico que as produções, ainda que detenham marcas da subjetividade dos autores, não se restringem ao binarismo dicotômico. Nos dois dispositivos fílmicos, identifico movimentos de assujeitamento e liberação em menor ou menor grau, agenciados pelo momentum de cada produção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T12:20:10Z
2022-07-28T12:20:10Z
2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235811
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/235811
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128426702274560