Modelo geral das atividades da empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2001000300002 http://hdl.handle.net/11449/29877 |
Resumo: | O modelo evidencia que as atividades de qualquer tipo de empresa, inclusive a de serviços, podem ser organizadas em quatro grupos (produção, atendimento, apoio e planejamento) e que essa organização é aplicável à empresa como um todo, a qualquer órgão (departamento, seção) e a qualquer célula de trabalho, inclusive a constituída por apenas um funcionário. O modelo, por mergulhar, como nenhum outro, nas profundezas da empresa, complementa outros modelos (Tavistock, Katz & Kahn, Kast & Rosenzweig). A comparação com o modelo da Cadeia de Valores de Porter e as vantagens apontadas no texto permitem concluir que o modelo é bastante adequado para a proposição de mudanças na empresa que melhorem sua posição competitiva. |
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Modelo geral das atividades da empresaGeneral model of company activitiesmodelo organizacionalatividades empresariaisestratégiaempresa industrial e de serviçosorganizational modelcompany activitiesstrategyindustrial and service companyO modelo evidencia que as atividades de qualquer tipo de empresa, inclusive a de serviços, podem ser organizadas em quatro grupos (produção, atendimento, apoio e planejamento) e que essa organização é aplicável à empresa como um todo, a qualquer órgão (departamento, seção) e a qualquer célula de trabalho, inclusive a constituída por apenas um funcionário. O modelo, por mergulhar, como nenhum outro, nas profundezas da empresa, complementa outros modelos (Tavistock, Katz & Kahn, Kast & Rosenzweig). A comparação com o modelo da Cadeia de Valores de Porter e as vantagens apontadas no texto permitem concluir que o modelo é bastante adequado para a proposição de mudanças na empresa que melhorem sua posição competitiva.The model shows that the activities of any type of company, including service companies, can be divided into four groups (production, service, support, planning) and that such organization is applicable to the company as a whole, to any part of it (division, department) and even to single employees. Since the model, as no other, covers nearly all sections of the company, it complements other ones (Tavistock, Katz & Kahn, Kast & Rosenzweig). The comparison with Porter s Chain of Values and the advantages shown in the text, allow the conclusion that this model is perfectly adequate to the proposed changes in the company and to the improvement of its competitiveness.UNESPUNIPUNINOVETancredo NevesUNESPUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)UNIPUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)Tancredo NevesContador, José Celso [UNESP]2014-05-20T15:16:03Z2014-05-20T15:16:03Z2001-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article219-236application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2001000300002Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 8, n. 3, p. 219-236, 2001.0104-530Xhttp://hdl.handle.net/11449/2987710.1590/S0104-530X2001000300002S0104-530X2001000300002S0104-530X2001000300002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporGestão & Produçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:37:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29877Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-07-02T17:37:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O modelo evidencia que as atividades de qualquer tipo de empresa, inclusive a de serviços, podem ser organizadas em quatro grupos (produção, atendimento, apoio e planejamento) e que essa organização é aplicável à empresa como um todo, a qualquer órgão (departamento, seção) e a qualquer célula de trabalho, inclusive a constituída por apenas um funcionário. O modelo, por mergulhar, como nenhum outro, nas profundezas da empresa, complementa outros modelos (Tavistock, Katz & Kahn, Kast & Rosenzweig). A comparação com o modelo da Cadeia de Valores de Porter e as vantagens apontadas no texto permitem concluir que o modelo é bastante adequado para a proposição de mudanças na empresa que melhorem sua posição competitiva. |
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