Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Adriana de Fátima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254960
Resumo: A presente pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica analisou objeto digital de aprendizagem (ODA) e sua aplicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o que resultou na construção, avaliação a aplicação do Produto Educacional - ODA Matematicamente. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo participante para o desenvolvimento do ODA, sendo suas etapas: I) Análise do impacto desses recursos na melhoria do ensino de Matemática, destacando como personalizam o aprendizado, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando desenvolvimento cognitivo; II) Análise de boas práticas para desenvolver recursos atrativos, acessíveis e alinhados com os objetivos de ensino, garantindo, assim, uma experiência de aprendizagem enriquecedora; III) Estudo da Base Nacional Comum Curricular no que tange à quinta competência geral, explorando as ambiguidades do ensino de Matemática por meio de competências e habilidades. IV) Pesquisa de campo com 23 alunos, do 4˚ ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados positivos nos componentes trabalhados, auferidos em pré e pós-teste. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do Produto Educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
id UNSP_156a55f42c2d2133ec75f62d21051430
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/254960
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalDigital learning objects for mathematics teaching and learning in the early grades of elementary schoolObjeto digital de aprendizagemMatemáticaAnos iniciais do Ensino FundamentalProcessos de ensino e aprendizagemDigital learning objectMathematicsEarly grades of elementary schoolTeaching and learning processesA presente pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica analisou objeto digital de aprendizagem (ODA) e sua aplicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o que resultou na construção, avaliação a aplicação do Produto Educacional - ODA Matematicamente. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo participante para o desenvolvimento do ODA, sendo suas etapas: I) Análise do impacto desses recursos na melhoria do ensino de Matemática, destacando como personalizam o aprendizado, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando desenvolvimento cognitivo; II) Análise de boas práticas para desenvolver recursos atrativos, acessíveis e alinhados com os objetivos de ensino, garantindo, assim, uma experiência de aprendizagem enriquecedora; III) Estudo da Base Nacional Comum Curricular no que tange à quinta competência geral, explorando as ambiguidades do ensino de Matemática por meio de competências e habilidades. IV) Pesquisa de campo com 23 alunos, do 4˚ ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados positivos nos componentes trabalhados, auferidos em pré e pós-teste. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do Produto Educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.This professional Master's study in Teaching for Basic Education analyzed the Digital Learning Objects (ODA) and their application in Mathematics teaching and learning processes in students of the fourth grade of Elementary School, resulting in the construction, evaluation and application of the Educational Product - ODA Mathematically. The learning objects are digital resources that simplify teaching and learning processes, offering different materials, such as texts, videos, games, simulations and quizzes, that can be accessed and used by educators and students. A participant-type, qualitative study was chosen for the development of the ODA, and its steps were the following: I) analysis of the impact of these resources on improving Mathematics teaching, highlighting how they personalize learning, according to the individual needs of the students and providing their cognitive development; II) analysis of good practices to develop resources that are attractive, accessible and aligned with the teaching objectives, thus ensuring an enriching learning experience; III) study of the Brazilian National Common Curricular Base regarding its fifth general competence, exploring ambiguities of Mathematics teaching through skills and abilities; IV) field research with 23 students of the fourth grade of Elementary School of a municipal public school in the interior of the state of São Paulo, Brazil. It was considered that the research obtained positive results in the analyzed components, according to previous and post tests. At last, it is proposed expanding the use of the Educational Product as a support in the process of Mathematics teaching and learning.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Andrade, Adriana de Fátima2024-04-04T11:33:13Z2024-04-04T11:33:13Z2024-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Adriana de Fátima. Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 157 f. Dissertação (Mestradao em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2549603510427593194566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-05T06:51:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/254960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:01.723828Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Digital learning objects for mathematics teaching and learning in the early grades of elementary school
title Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Andrade, Adriana de Fátima
Objeto digital de aprendizagem
Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Processos de ensino e aprendizagem
Digital learning object
Mathematics
Early grades of elementary school
Teaching and learning processes
title_short Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author Andrade, Adriana de Fátima
author_facet Andrade, Adriana de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Adriana de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto digital de aprendizagem
Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Processos de ensino e aprendizagem
Digital learning object
Mathematics
Early grades of elementary school
Teaching and learning processes
topic Objeto digital de aprendizagem
Matemática
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Processos de ensino e aprendizagem
Digital learning object
Mathematics
Early grades of elementary school
Teaching and learning processes
description A presente pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica analisou objeto digital de aprendizagem (ODA) e sua aplicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o que resultou na construção, avaliação a aplicação do Produto Educacional - ODA Matematicamente. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo participante para o desenvolvimento do ODA, sendo suas etapas: I) Análise do impacto desses recursos na melhoria do ensino de Matemática, destacando como personalizam o aprendizado, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando desenvolvimento cognitivo; II) Análise de boas práticas para desenvolver recursos atrativos, acessíveis e alinhados com os objetivos de ensino, garantindo, assim, uma experiência de aprendizagem enriquecedora; III) Estudo da Base Nacional Comum Curricular no que tange à quinta competência geral, explorando as ambiguidades do ensino de Matemática por meio de competências e habilidades. IV) Pesquisa de campo com 23 alunos, do 4˚ ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados positivos nos componentes trabalhados, auferidos em pré e pós-teste. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do Produto Educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-04T11:33:13Z
2024-04-04T11:33:13Z
2024-02-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Adriana de Fátima. Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 157 f. Dissertação (Mestradao em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/254960
3510427593194566
identifier_str_mv ANDRADE, Adriana de Fátima. Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 157 f. Dissertação (Mestradao em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
3510427593194566
url https://hdl.handle.net/11449/254960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129495029252096