Afetividade e educação matemática: um olhar a partir das teses que versam sobre o assunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Júnior, Romário Costa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252589
Resumo: Este trabalho versa sobre uma pesquisa de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de PósGraduação em Educação Matemática da UNESP – Câmpus de Rio Claro, que visa compreender a afetividade na perspectiva da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, elaborada segundo uma abordagem fenomenológica. Para a realização do trabalho, nos guiamos pela interrogação: O que é isto, a afetividade, na perspectiva da Educação Matemática? Com a interrogação assim explicitada, buscamos compreender: “O que é a afetividade?”; “Qual o papel da afetividade na Educação?; e “Qual o papel da afetividade na Educação Matemática? Todas elas são questões de fundo, as quais sustentam a pesquisa. É importante destacar que não buscamos apresentar uma definição para a afetividade, mas sim nos movimentar em torno da temática investigada, em um develar constante, constituindo conhecimento nesse processo investigativo. Sendo assim, discutimos neste trabalho o que é a afetividade em uma perspectiva histórico-filosófica, fundamentando-nos, principalmente, na obra husserliana. Trata-se de um estudo teórico em que os dados foram obtidos por meio da leitura de textos que versam sobre a afetividade na perspectiva da Educação Matemática. Os dados foram constituídos a partir de um levantamento de teses que abordam o tema, finalizadas entre os anos de 2017 e 2022. Após analisarmos as teses, chegamos a quatro categorias, a saber: “Afetividade e aprendizagem Matemática na Educação Infantil”, em que é ressaltada a importância do primeiro contato com a Matemática e as boas relações entre a criança e a disciplina em questão, visando a aprendizagem dessa ciência; “Sentimentos do fazer docente”, na qual tratamos daquilo que afeta o professor que ensina Matemática, englobando sua formação e o exercício de sua função; “Afetividade e aprendizagem de cálculo diferencial e integral”, uma vez que, de modo geral, é disseminada a imagem de que esta é uma disciplina de difícil compreensão, em que se “normaliza” as reprovações e, por isso, buscamos compreender como tais discursos influenciam nos processos de ensino e de aprendizagem do cálculo; e a “Importância de criar ambientes afetivos para que ocorra a aprendizagem de Matemática”, em que evidenciamos a relevância de estar atento às relações que criamos com a Matemática e a influência destas para aprendizagem. Dos dados, constatamos que, no âmbito da Educação Matemática, a afetividade se mostrou de suma importância, de forma que apresentou-se como indissociável e a sua consideração é imprescindível para que ocorram os processos de ensino e de aprendizagem desta disciplina.
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É importante destacar que não buscamos apresentar uma definição para a afetividade, mas sim nos movimentar em torno da temática investigada, em um develar constante, constituindo conhecimento nesse processo investigativo. Sendo assim, discutimos neste trabalho o que é a afetividade em uma perspectiva histórico-filosófica, fundamentando-nos, principalmente, na obra husserliana. Trata-se de um estudo teórico em que os dados foram obtidos por meio da leitura de textos que versam sobre a afetividade na perspectiva da Educação Matemática. Os dados foram constituídos a partir de um levantamento de teses que abordam o tema, finalizadas entre os anos de 2017 e 2022. Após analisarmos as teses, chegamos a quatro categorias, a saber: “Afetividade e aprendizagem Matemática na Educação Infantil”, em que é ressaltada a importância do primeiro contato com a Matemática e as boas relações entre a criança e a disciplina em questão, visando a aprendizagem dessa ciência; “Sentimentos do fazer docente”, na qual tratamos daquilo que afeta o professor que ensina Matemática, englobando sua formação e o exercício de sua função; “Afetividade e aprendizagem de cálculo diferencial e integral”, uma vez que, de modo geral, é disseminada a imagem de que esta é uma disciplina de difícil compreensão, em que se “normaliza” as reprovações e, por isso, buscamos compreender como tais discursos influenciam nos processos de ensino e de aprendizagem do cálculo; e a “Importância de criar ambientes afetivos para que ocorra a aprendizagem de Matemática”, em que evidenciamos a relevância de estar atento às relações que criamos com a Matemática e a influência destas para aprendizagem. Dos dados, constatamos que, no âmbito da Educação Matemática, a afetividade se mostrou de suma importância, de forma que apresentou-se como indissociável e a sua consideração é imprescindível para que ocorram os processos de ensino e de aprendizagem desta disciplina.This work addresses a master's research conducted within the Graduate Program in Mathematics Education at UNESP - Rio Claro Campus, aiming to understand affectivity from the perspective of Mathematics Education. It is a qualitative research developed through a phenomenological approach. To carry out this work, we guided ourselves through the question: What is affectivity, from the perspective of Mathematics Education? With this explicit question, we sought to understand: “What is affectivity?”; “What role does affectivity play in Education?”; and “What role does affectivity play in Mathematics Education?” All of these are fundamental questions that underpin the research. It is important to highlight that we are not seeking to present a definition for affectivity, but rather to navigate around the investigated theme, in a constant unveiling, constructing knowledge in this investigative process. Therefore, in this work, we discuss what affectivity is from a historical-philosophical perspective, primarily drawing on Husserlian work. It is a theoretical study in which the data were gathered through the reading of texts that focus on affectivity from the perspective of Mathematics Education. The data were collected from a survey of theses completed between the years 2017 and 2022 that address this topic. After analyzing the theses, we arrived at four categories, namely: “Affectivity and Mathematical learning in Early Childhood Education”, emphasizing the importance of the initial contact with mathematics and the positive relationship between the child and the subject, aiming for learning this science; “Feelings of teaching practice”, addressing what affects the teacher who teaches mathematics, encompassing their training and the exercise of their role; “Affectivity and learning of differential and integral calculus”, since it is generally perceived as a discipline of difficult understanding where “failure” is normalized, we sought to understand how such discourses influence the teaching and learning processes of calculus; and the “Importance of creating affective environments for Mathematics learning”, emphasizing the relevance of being attentive to the relationships we build with mathematics and their influence on learning. From the data, we found that in the context of Mathematics Education, affectivity proved to be of paramount importance, where this relationship appeared inseparable, and its consideration is indispensable for the teaching and learning processes of this discipline.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CAPES: 001.CNPq: 159004/2021-7.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mondini, Fabiane [UNESP]Rocha Júnior, Romário Costa da2024-01-10T17:44:32Z2024-01-10T17:44:32Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-08T14:38:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:17.324578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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