Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99292
Resumo: Aplicou-se experimentos em rodas ferroviárias tipo D-38 (38 polegadas de diâmetro), fundidas em aço, obtidas pelo processo de pressão controlada. Estudou-se a influência de 15 fatores (variáveis de entrada), com o objetivo de minimizar ou eliminar a descontinuidade interna denominada “microrechupe”, a qual apresentou-se como variável de saída constante em todas as rodas experimentadas, na região do aro das rodas (região de contato com os trilhos da ferrovia). As descontinuidades internas foram detectadas por ensaio ultrassônico, através do método indireto de avaliação, com o auxílio do diagrama AVG, e uso de transdutor normal. Em função da quantidade e tamanhos diferenciados das descontinuidades internas detectadas em todas as rodas experimentadas, foi criado um método específico para mensurá-las, estabelecendo desta forma, respostas diferenciadas que possibilitaram a análise da influência dos fatores (variáveis de entrada). Para estudo e análise da influência das variáveis de entrada e suas respectivas interações, foi utilizado o método de Taguchi, com um Arranjo Ortogonal L-16. Os fatores (variáveis de entrada) operaram em dois níveis com uma razão sinal / ruído para a função “maior é melhor”, sendo utilizada a análise de variância ANOVA para testar a significância dos efeitos. Os resultados demonstraram que as variáveis “posição relativa da roda na corrida de vazamento” e “tempo de cura dos massalotes radiais” tiveram maior significância para a redução da descontinuidade microrechupe (output).
id UNSP_162981f119d566e287c1511c44ed59bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99292
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de TaguchiFundiçãoRodas de vagõesTaguchiRailroad wheelsAplicou-se experimentos em rodas ferroviárias tipo D-38 (38 polegadas de diâmetro), fundidas em aço, obtidas pelo processo de pressão controlada. Estudou-se a influência de 15 fatores (variáveis de entrada), com o objetivo de minimizar ou eliminar a descontinuidade interna denominada “microrechupe”, a qual apresentou-se como variável de saída constante em todas as rodas experimentadas, na região do aro das rodas (região de contato com os trilhos da ferrovia). As descontinuidades internas foram detectadas por ensaio ultrassônico, através do método indireto de avaliação, com o auxílio do diagrama AVG, e uso de transdutor normal. Em função da quantidade e tamanhos diferenciados das descontinuidades internas detectadas em todas as rodas experimentadas, foi criado um método específico para mensurá-las, estabelecendo desta forma, respostas diferenciadas que possibilitaram a análise da influência dos fatores (variáveis de entrada). Para estudo e análise da influência das variáveis de entrada e suas respectivas interações, foi utilizado o método de Taguchi, com um Arranjo Ortogonal L-16. Os fatores (variáveis de entrada) operaram em dois níveis com uma razão sinal / ruído para a função “maior é melhor”, sendo utilizada a análise de variância ANOVA para testar a significância dos efeitos. Os resultados demonstraram que as variáveis “posição relativa da roda na corrida de vazamento” e “tempo de cura dos massalotes radiais” tiveram maior significância para a redução da descontinuidade microrechupe (output).It was applied experiments in railroad wheels, casting in steel, D-38 type (38- inches- diameter), produced by controlled pressure process. It was studied influence of the 15 factors (entrance variables) with objective to minimize or to eliminate a internal discontinuity, called microshrinkage, which was presented as constant output in all tried wheels, inside the rim wheels (region of contact with railroad tracks). The internal discontinuities had been detected by ultrasonic test, through the indirect method of evaluation, with aiding of AVG diagram, with the use of normal transducer. In function of the amount and different sizes of the internal discontinuities detected in all the tried wheels, a new method was created to measure them, establishing different answers, in such a way that make possible the factors influence analysis. For study and analysis of the factors and its interactions, the Taguchi approach was used, with L-16 Ortogonal Array. The process factors had operated in two levels with a signal-to-noise ratio called “bigger is better” function and it was used variance analysis by ANOVA to determine the main significance of the effects. The results had demonstrated that, the factors “relative position of the wheel in the production line” and “cure time of radial risers” had greater significance for the reduction of the discontinuity microshrinkage (output)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Messias Borges [UNESP]Costa, Antonio Fernando Branco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]2014-06-11T19:30:09Z2014-06-11T19:30:09Z2008-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f. : il.application/pdfRIBEIRO, Carlos Barbosa. Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi. 2008. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2008.http://hdl.handle.net/11449/99292000581146ribeiro_cb_me_guara.pdf33004080027P695076558032342616100382011052492Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:17:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:17:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
title Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
spellingShingle Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]
Fundição
Rodas de vagões
Taguchi
Railroad wheels
title_short Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
title_full Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
title_fullStr Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
title_full_unstemmed Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
title_sort Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi
author Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]
author_facet Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Messias Borges [UNESP]
Costa, Antonio Fernando Branco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Barbosa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fundição
Rodas de vagões
Taguchi
Railroad wheels
topic Fundição
Rodas de vagões
Taguchi
Railroad wheels
description Aplicou-se experimentos em rodas ferroviárias tipo D-38 (38 polegadas de diâmetro), fundidas em aço, obtidas pelo processo de pressão controlada. Estudou-se a influência de 15 fatores (variáveis de entrada), com o objetivo de minimizar ou eliminar a descontinuidade interna denominada “microrechupe”, a qual apresentou-se como variável de saída constante em todas as rodas experimentadas, na região do aro das rodas (região de contato com os trilhos da ferrovia). As descontinuidades internas foram detectadas por ensaio ultrassônico, através do método indireto de avaliação, com o auxílio do diagrama AVG, e uso de transdutor normal. Em função da quantidade e tamanhos diferenciados das descontinuidades internas detectadas em todas as rodas experimentadas, foi criado um método específico para mensurá-las, estabelecendo desta forma, respostas diferenciadas que possibilitaram a análise da influência dos fatores (variáveis de entrada). Para estudo e análise da influência das variáveis de entrada e suas respectivas interações, foi utilizado o método de Taguchi, com um Arranjo Ortogonal L-16. Os fatores (variáveis de entrada) operaram em dois níveis com uma razão sinal / ruído para a função “maior é melhor”, sendo utilizada a análise de variância ANOVA para testar a significância dos efeitos. Os resultados demonstraram que as variáveis “posição relativa da roda na corrida de vazamento” e “tempo de cura dos massalotes radiais” tiveram maior significância para a redução da descontinuidade microrechupe (output).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-18
2014-06-11T19:30:09Z
2014-06-11T19:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Carlos Barbosa. Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi. 2008. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/99292
000581146
ribeiro_cb_me_guara.pdf
33004080027P6
9507655803234261
6100382011052492
identifier_str_mv RIBEIRO, Carlos Barbosa. Projeto de experimentos em rodas ferroviárias fundidas em aço, com o uso da técnica de Taguchi. 2008. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2008.
000581146
ribeiro_cb_me_guara.pdf
33004080027P6
9507655803234261
6100382011052492
url http://hdl.handle.net/11449/99292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046641387700224