Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP], Scalia, Anne Caroline Mariank [UNESP], Ribeiro, Paulo Rennes Marcal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
http://hdl.handle.net/11449/124981
Resumo: The authors worked in a 4th grade room of elementary school and usedchildren's drawings in which the students have shown their impressions andunderstandings with sexuality and gender relations. The article reflect about themanifestations of sexuality, behaviors gender and sexual attitudes at the school andrelates to the necessity of sex education in a critical and reflexive approach, which,however, can only happen with the improvement of teacher training in sex education.
id UNSP_166cf82a68f94364a6e4d90e3a157944
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantisEducação SexualEscola PúblicaInfânciaComportamento SexualSexualidadeThe authors worked in a 4th grade room of elementary school and usedchildren's drawings in which the students have shown their impressions andunderstandings with sexuality and gender relations. The article reflect about themanifestations of sexuality, behaviors gender and sexual attitudes at the school andrelates to the necessity of sex education in a critical and reflexive approach, which,however, can only happen with the improvement of teacher training in sex education.A partir de desenhos de crianças de uma sala de 4ª série do ensino fundamental participantes de um projeto intitulado “Prevenção também se ensina”, no qual foram trabalhadas questões de sexualidade e relações de gênero, os autores refletem sobre as manifestações da sexualidade e dos comportamentos e atitudes de gênero que ocorrem na escola, relacionando-as com a necessidade da educação sexual em uma abordagem crítica e emancipatória, que, no entanto, só poderá ocorrer com o aperfeiçoamento da formação docente.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - KM 01, Campus de Araraquara, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - KM 01, Campus de Araraquara, CEP 14800901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Ana Paula [UNESP]Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Scalia, Anne Caroline Mariank [UNESP]Ribeiro, Paulo Rennes Marcal [UNESP]2015-07-15T18:28:08Z2015-07-15T18:28:08Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-152http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 133-152, 2012.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/12498171637916035880846241224228552807681762585044162578590281519542220000-0002-1552-5702Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:40.662070Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
spellingShingle Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
Costa, Ana Paula [UNESP]
Educação Sexual
Escola Pública
Infância
Comportamento Sexual
Sexualidade
title_short Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_full Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_fullStr Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_full_unstemmed Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
title_sort Tamanho é documento? uma análise da sexualidade, relações de gênero e formação docente através de desenhos infantis
author Costa, Ana Paula [UNESP]
author_facet Costa, Ana Paula [UNESP]
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Scalia, Anne Caroline Mariank [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marcal [UNESP]
author_role author
author2 Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Scalia, Anne Caroline Mariank [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marcal [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula [UNESP]
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Scalia, Anne Caroline Mariank [UNESP]
Ribeiro, Paulo Rennes Marcal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Escola Pública
Infância
Comportamento Sexual
Sexualidade
topic Educação Sexual
Escola Pública
Infância
Comportamento Sexual
Sexualidade
description The authors worked in a 4th grade room of elementary school and usedchildren's drawings in which the students have shown their impressions andunderstandings with sexuality and gender relations. The article reflect about themanifestations of sexuality, behaviors gender and sexual attitudes at the school andrelates to the necessity of sex education in a critical and reflexive approach, which,however, can only happen with the improvement of teacher training in sex education.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:28:08Z
2015-07-15T18:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 133-152, 2012.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/124981
7163791603588084
6241224228552807
6817625850441625
7859028151954222
0000-0002-1552-5702
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5715
http://hdl.handle.net/11449/124981
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, p. 133-152, 2012.
1982-5587
7163791603588084
6241224228552807
6817625850441625
7859028151954222
0000-0002-1552-5702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133-152
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129530610581504