Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148547
Resumo: Com esta pesquisa de mestrado, buscou-se propor uma caracterização das contribuições da participação de alunos de Cursos de Licenciatura da grande Área Curricular de Química, como Bolsistas de Iniciação à Docência em Subprojetos PIBID/CAPES, para os processos de socialização profissional docente desses futuros professores. A socialização profissional docente abrange os processos de apropriação da realidade social da profissão, processos que são efetivos quando resultam em interiorizações dessa realidade. Os sujeitos socializados passam a possuir uma consciência da realidade da profissão docente. Enquanto tema de investigação, a socialização profissional docente se insere em investigações sobre Formação de Professores, sendo pertinente tanto para a Formação Inicial como também para a Formação Continuada. Nesta pesquisa, investiga-se este tema no âmbito de uma política educacional que incide nos Cursos de Licenciatura (e também nas Escolas de Educação Básica), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Estão considerados 03 Subprojetos PIBID/CAPES da Área de Química de uma Universidade do Estado de São Paulo. A coleta de informações de pesquisa ocorreu por meio da aplicação de questionário, o qual foi respondido por 40 sujeitos. As informações coletadas foram tratadas com bases em pressupostos da Teoria Fundamenta. Constatou-se que as atividades que se constituem propícias para a socialização profissional docente dos licenciandos do programa são aquelas que protagonizam situações de ensino nas escolas. Quanto aos membros do Subprojeto PIBID/CAPES, aqueles que diretamente influenciam esse processo são aqueles que atuam nas escolas conjuntamente com os licenciandos supervisionando-os. Os espaços escolares que influenciam a socialização profissional docente são aqueles onde ocorrem interações com os futuros pares de profissões.
id UNSP_167b188111cacf63e1a6442a9b56879b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148547
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em QuímicaImplications of PIBID / CAPES in the process of professional socialization of chemistry studentsSocialização primáriaSocialização secundáriaSocialização profissionalDocentePIBID/CAPESConhecimentos docentesFirst socializationSecondary socializationTeacher socializationKnowledge teachersCom esta pesquisa de mestrado, buscou-se propor uma caracterização das contribuições da participação de alunos de Cursos de Licenciatura da grande Área Curricular de Química, como Bolsistas de Iniciação à Docência em Subprojetos PIBID/CAPES, para os processos de socialização profissional docente desses futuros professores. A socialização profissional docente abrange os processos de apropriação da realidade social da profissão, processos que são efetivos quando resultam em interiorizações dessa realidade. Os sujeitos socializados passam a possuir uma consciência da realidade da profissão docente. Enquanto tema de investigação, a socialização profissional docente se insere em investigações sobre Formação de Professores, sendo pertinente tanto para a Formação Inicial como também para a Formação Continuada. Nesta pesquisa, investiga-se este tema no âmbito de uma política educacional que incide nos Cursos de Licenciatura (e também nas Escolas de Educação Básica), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Estão considerados 03 Subprojetos PIBID/CAPES da Área de Química de uma Universidade do Estado de São Paulo. A coleta de informações de pesquisa ocorreu por meio da aplicação de questionário, o qual foi respondido por 40 sujeitos. As informações coletadas foram tratadas com bases em pressupostos da Teoria Fundamenta. Constatou-se que as atividades que se constituem propícias para a socialização profissional docente dos licenciandos do programa são aquelas que protagonizam situações de ensino nas escolas. Quanto aos membros do Subprojeto PIBID/CAPES, aqueles que diretamente influenciam esse processo são aqueles que atuam nas escolas conjuntamente com os licenciandos supervisionando-os. Os espaços escolares que influenciam a socialização profissional docente são aqueles onde ocorrem interações com os futuros pares de profissões.With this master's research, we sought to propose a characterization of the contributions of the participation of teacher students Chemistry, for teacher professional socialization process. The teacher professional socialization are the processes of appropriation of the social reality of the profession, processes that are effective when they result in the internalization of this reality, and thus socialized subjects begin to have awareness of the profession. While the subject of research, teaching professional socialization is included in research on teacher training, and are relevant both for the initial training, and also for continuing education. In this research, we investigate this issue due to the existence of an educational policy that focuses on undergraduate programs (and also in basic education schools), named Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PBID/CAPES). Here, are considered 03 subprojects PIBID/CAPES of Chemistry of a public University. The collection of research information was through the application of a questionnaire, which was answered by 40 subjects. The data were treated with bases on assumptions of the Fundamental Theory. It was found that the activities that are conducive to teaching professional socialization are those in which the subjects involved protagonists teaching situations in schools. As for the members of the Subproject PIBID / CAPES, those that directly influence this process are those who work in schools overseeing the subjects involved. Regarding interactions experienced in school whitespace, it was found that the most influential are those established with future peer profession followed, those with established infrastructure and contingent conditions of schools.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 15/3467-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Terrazzan, Eduardo Adolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]2017-01-20T13:21:06Z2017-01-20T13:21:06Z2016-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14854700087860733004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:05:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
Implications of PIBID / CAPES in the process of professional socialization of chemistry students
title Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
spellingShingle Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]
Socialização primária
Socialização secundária
Socialização profissional
Docente
PIBID/CAPES
Conhecimentos docentes
First socialization
Secondary socialization
Teacher socialization
Knowledge teachers
title_short Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
title_full Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
title_fullStr Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
title_full_unstemmed Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
title_sort Implicações do PIBID/CAPES no processo de socialização profissional docente de alunos de curso de Licenciatura em Química
author Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]
author_facet Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terrazzan, Eduardo Adolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanzini, Matheus Gibbin [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização primária
Socialização secundária
Socialização profissional
Docente
PIBID/CAPES
Conhecimentos docentes
First socialization
Secondary socialization
Teacher socialization
Knowledge teachers
topic Socialização primária
Socialização secundária
Socialização profissional
Docente
PIBID/CAPES
Conhecimentos docentes
First socialization
Secondary socialization
Teacher socialization
Knowledge teachers
description Com esta pesquisa de mestrado, buscou-se propor uma caracterização das contribuições da participação de alunos de Cursos de Licenciatura da grande Área Curricular de Química, como Bolsistas de Iniciação à Docência em Subprojetos PIBID/CAPES, para os processos de socialização profissional docente desses futuros professores. A socialização profissional docente abrange os processos de apropriação da realidade social da profissão, processos que são efetivos quando resultam em interiorizações dessa realidade. Os sujeitos socializados passam a possuir uma consciência da realidade da profissão docente. Enquanto tema de investigação, a socialização profissional docente se insere em investigações sobre Formação de Professores, sendo pertinente tanto para a Formação Inicial como também para a Formação Continuada. Nesta pesquisa, investiga-se este tema no âmbito de uma política educacional que incide nos Cursos de Licenciatura (e também nas Escolas de Educação Básica), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Estão considerados 03 Subprojetos PIBID/CAPES da Área de Química de uma Universidade do Estado de São Paulo. A coleta de informações de pesquisa ocorreu por meio da aplicação de questionário, o qual foi respondido por 40 sujeitos. As informações coletadas foram tratadas com bases em pressupostos da Teoria Fundamenta. Constatou-se que as atividades que se constituem propícias para a socialização profissional docente dos licenciandos do programa são aquelas que protagonizam situações de ensino nas escolas. Quanto aos membros do Subprojeto PIBID/CAPES, aqueles que diretamente influenciam esse processo são aqueles que atuam nas escolas conjuntamente com os licenciandos supervisionando-os. Os espaços escolares que influenciam a socialização profissional docente são aqueles onde ocorrem interações com os futuros pares de profissões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-13
2017-01-20T13:21:06Z
2017-01-20T13:21:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148547
000878607
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/148547
identifier_str_mv 000878607
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046064115154944