O discurso didático-religioso nas cartas espirituais de Frei António das Chagas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maicon Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255033
Resumo: O trabalho aborda a obra Cartas Espirituais, de Frei António das Chagas, com o objetivo de realizar o estudo sistemático das estratégias retóricas de escrita, de forma a rastrear e determinar os mecanismos eficazes para que as propostas religiosas de aconselhamento / ensinamento / conforto / alerta se façam por intermédio de modelos didáticos, seguindo a máxima horaciana de instruir e deleitar. Pauta-se na edição mais recente das Cartas Espirituais (2000) editada pela professora e pesquisadora Isabel Morujão. As Cartas alternam modos discursivos, dentre os quais predomina o modelo de aconselhamento / ensinamento em suas linhas. Quanto às formas de apreensão desses recursos, buscamos investigar os principais modelos emulados por Antônio das Chagas, como a retórica aristotélica, a oratória ciceroniana, enquanto vozes da Antiguidade Clássica. Nosso suporte teórico, para a mesma finalidade, está baseado em Muhana, Hansen, Morujão e Costa. Complementa-se este trabalho com a análise dos aspectos linguístico-literários das Cartas Espirituais, buscando reconhecer as estratégias empregadas para a confluência dos discursos retóricos e religiosos, comparando outros modelos de escrita do próprio autor, a fim de reconhecer os parâmetros para compreender o funcionamento da “didática” nas Cartas de Frei Antônio das Chagas, desvelando como o orador se apropria dos recursos linguísticos para obter o efeito persuasivo. Os resultados a que chegamos foi reconhecer os modelos didáticos aplicados a determinados gêneros de escrita portuguesa nos seiscentos, intensificando o estudo do potencial historiográfico, linguístico ou literário, nas áreas das humanidades, particularmente no estudo de literatura e língua portuguesa, focando de imediato as potencialidades expressivas e as manifestações criativas da obra do Frei António das Chagas e assim oferecer subsídios para a análise do desenvolvimento das concepções de educação e ensino por meio do discurso didático.
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Quanto às formas de apreensão desses recursos, buscamos investigar os principais modelos emulados por Antônio das Chagas, como a retórica aristotélica, a oratória ciceroniana, enquanto vozes da Antiguidade Clássica. Nosso suporte teórico, para a mesma finalidade, está baseado em Muhana, Hansen, Morujão e Costa. Complementa-se este trabalho com a análise dos aspectos linguístico-literários das Cartas Espirituais, buscando reconhecer as estratégias empregadas para a confluência dos discursos retóricos e religiosos, comparando outros modelos de escrita do próprio autor, a fim de reconhecer os parâmetros para compreender o funcionamento da “didática” nas Cartas de Frei Antônio das Chagas, desvelando como o orador se apropria dos recursos linguísticos para obter o efeito persuasivo. Os resultados a que chegamos foi reconhecer os modelos didáticos aplicados a determinados gêneros de escrita portuguesa nos seiscentos, intensificando o estudo do potencial historiográfico, linguístico ou literário, nas áreas das humanidades, particularmente no estudo de literatura e língua portuguesa, focando de imediato as potencialidades expressivas e as manifestações criativas da obra do Frei António das Chagas e assim oferecer subsídios para a análise do desenvolvimento das concepções de educação e ensino por meio do discurso didático.This work proposes the study of the Spiritual Letters by Frei António das Chagas aiming to achieve a systemathic study of the production strategies, as a way of tracking and determining which mechanisms are more effective to the religious proposals of counseling / teaching / comfort / alert, can be done through pedagogical patterns, respecting Horace´s principle of instructing and delighting.This work is going to focus on the most recent edition of the Spiritual Letters (2000) edited by the professor and researcher Isabel Morujão. These Letters alternate the discursive manners, indicating a glimpse, however, the predominance of counseling / teaching tones in the text. Concerning the search and tracking ways of these resources, we aim to investigate the main models suggested by António das Chagas, as the Aristotelian rethoric, Cicero´s speech, as well as Classical antiquity; it is also an objective to deal with an analysis of liguistic-literary aspects on the Spiritual Letters, searching the existing strategies used to the confluence of the rethoric and religious discourses, comparing them to other writing patterns used by the own author, as a way of recognizing the patterns so it can be possible to understand Frei Antônio das Chagas´s didactics and the use of this linguistic resource to obtaining a persuasive effect. So the study of the teaching speech potentialities enhances the necessity of giving the importance to the book of this very important Portuguese-speaking author who lived in the XVII century. This way, having achieved the expected results, which are, to recognize the teaching applied and applicable models to some writing genres of the Portuguese writing in the 600s, intensifying historiographical potential in the study of the humanities, particularly, in the study of Portuguese language and Literature, focusing the immediate expressive potentialities and creative manifestations in the work of Frei António das Chagas, so it can be offered subsides to the analysis of the development concepts of the Education and teaching through the didactics speech.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Carlos Eduardo Mendes [UNESP]Dias, Maicon Alves2024-04-08T21:26:34Z2024-04-08T21:26:34Z2018-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDIAS, Maicon Alves. O discurso didático-religioso nas cartas espirituais de Frei António das Chagas. 2024. 146 f. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Assis, 2018.https://hdl.handle.net/11449/255033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-09T06:05:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255033Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:17:12.607862Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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