A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153102
Resumo: Em sentido amplo, esta pesquisa buscou operacionalizar uma exploração do bullying a partir da psicanálise. Para isto, foram utilizadas duas técnicas de investigação clínica da personalidade, amplamente empregadas no diagnóstico psicológico e na psicoterapia psicanalítica: (a) o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias e (b) uma Entrevista Psicológica Semiestruturada. Além disso, também a teoria psicanalítica foi adotada como alicerce, principalmente a obra de Freud e continuadores. A realização da pesquisa se deu por meio da coleta e análise de dados ofertados voluntariamente por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Assis - SP, potenciais agentes e/ou vítimas de bullying, além de uma revisão bibliográfica sobre o bullying. Em sentido específico, esta pesquisa buscou explorar conexões possíveis entre o bullying e a organização libidinal perversa, com base na compreensão de Freud sobre as perversões. Assim, foram selecionadas as principais obras de Freud em que o tipo perverso de organização da libido é assunto principal, conhecimento posteriormente utilizado para embasar a exploração do bullying. Quanto aos resultados, mesmo em vista da necessidade de maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, há indicativos plausíveis de que o bullying é um dos efeitos de um possível comprometimento emocional dos envolvidos, particularmente agressores, vítimas-agressoras e vítimas típicas.
id UNSP_16937780ed9e5716b03c99fc9104941d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153102
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullyingThe perverse side of the educational interaction: a psychoanalytical exploration of bullyingBullyingPsicanálisePerversãoDesenhos de Família com EstóriasEm sentido amplo, esta pesquisa buscou operacionalizar uma exploração do bullying a partir da psicanálise. Para isto, foram utilizadas duas técnicas de investigação clínica da personalidade, amplamente empregadas no diagnóstico psicológico e na psicoterapia psicanalítica: (a) o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias e (b) uma Entrevista Psicológica Semiestruturada. Além disso, também a teoria psicanalítica foi adotada como alicerce, principalmente a obra de Freud e continuadores. A realização da pesquisa se deu por meio da coleta e análise de dados ofertados voluntariamente por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Assis - SP, potenciais agentes e/ou vítimas de bullying, além de uma revisão bibliográfica sobre o bullying. Em sentido específico, esta pesquisa buscou explorar conexões possíveis entre o bullying e a organização libidinal perversa, com base na compreensão de Freud sobre as perversões. Assim, foram selecionadas as principais obras de Freud em que o tipo perverso de organização da libido é assunto principal, conhecimento posteriormente utilizado para embasar a exploração do bullying. Quanto aos resultados, mesmo em vista da necessidade de maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, há indicativos plausíveis de que o bullying é um dos efeitos de um possível comprometimento emocional dos envolvidos, particularmente agressores, vítimas-agressoras e vítimas típicas.The purpose of this research in a broad sense is to explore bullying from the psychoanalysis point of view. Therefore, two clinical personality research techniques had been used, which have been widely used for psychological diagnosis and psychoanalytic psychotherapy, first of all (a) the Procedure of Family Drawings with Stories, and second (b) a Semi-structured Psychological Interview. Moreover, the psychoanalytic theory had been also adopted as support, especially Freud and his followers’ work. The research was built through voluntarily offered data collection and analysis by secondary school students from a state school in Assis – SP, which were considered potential agents and / or victims of bullying, as well as through a bibliographic review on bullying. In specific sense, this research sought to explore possible connections between bullying and the perverse libidinal organization, based on Freud's understanding of perversions. Thus, the main Freud’s work in which the perverse type of organization of the libido is the main subject had been selected, knowledge later used to support the exploitation of bullying. Regarding the results, there are plausible indications that bullying can be one of the effects of a possible emotional impairment among the involved ones, particularly aggressors, victimaggressors and typical victims, even considering the necessity for further studies and researches on the subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Okamoto, Mary YokoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]2018-03-19T23:52:52Z2018-03-19T23:52:52Z2018-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15310200089845333004048021P61361530389916807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:45:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:45:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
The perverse side of the educational interaction: a psychoanalytical exploration of bullying
title A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
spellingShingle A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
Bullying
Psicanálise
Perversão
Desenhos de Família com Estórias
title_short A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
title_full A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
title_fullStr A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
title_full_unstemmed A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
title_sort A face perversa da convivência escolar: uma exploração psicanalítica do bullying
author Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
author_facet Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okamoto, Mary Yoko
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marangoni, Vinícius Xavier Cintra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Psicanálise
Perversão
Desenhos de Família com Estórias
topic Bullying
Psicanálise
Perversão
Desenhos de Família com Estórias
description Em sentido amplo, esta pesquisa buscou operacionalizar uma exploração do bullying a partir da psicanálise. Para isto, foram utilizadas duas técnicas de investigação clínica da personalidade, amplamente empregadas no diagnóstico psicológico e na psicoterapia psicanalítica: (a) o Procedimento de Desenhos de Família com Estórias e (b) uma Entrevista Psicológica Semiestruturada. Além disso, também a teoria psicanalítica foi adotada como alicerce, principalmente a obra de Freud e continuadores. A realização da pesquisa se deu por meio da coleta e análise de dados ofertados voluntariamente por alunos do ensino fundamental II de uma escola pública do município de Assis - SP, potenciais agentes e/ou vítimas de bullying, além de uma revisão bibliográfica sobre o bullying. Em sentido específico, esta pesquisa buscou explorar conexões possíveis entre o bullying e a organização libidinal perversa, com base na compreensão de Freud sobre as perversões. Assim, foram selecionadas as principais obras de Freud em que o tipo perverso de organização da libido é assunto principal, conhecimento posteriormente utilizado para embasar a exploração do bullying. Quanto aos resultados, mesmo em vista da necessidade de maior número de estudos e pesquisas sobre o assunto, há indicativos plausíveis de que o bullying é um dos efeitos de um possível comprometimento emocional dos envolvidos, particularmente agressores, vítimas-agressoras e vítimas típicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-19T23:52:52Z
2018-03-19T23:52:52Z
2018-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153102
000898453
33004048021P6
1361530389916807
url http://hdl.handle.net/11449/153102
identifier_str_mv 000898453
33004048021P6
1361530389916807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045432056610816