Comunicação pública: uma análise sob a perspectiva da comunicação reticular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/165135 |
Resumo: | A comunicação mediada por dispositivos tecnológicos promove significativas alterações na ação e experiência democrática. Dentre as diversas mudanças incorporadas ao cotidiano, encontram-se as novas exigências da dimensão informativa dos poderes públicos via rede digital, que inclui a comunicação pública. O objetivo deste estudo foi identificar os pressupostos teóricos e práticos da Comunicação Pública e as relações de interferência da comunicação reticular neste processo, com vistas a refletir sobre o papel e a responsabilidade dos portais dos governos estaduais, na qualidade da relação e diálogo entre o estado e o cidadão. Como metodologia, após a revisão bibliográfica dos eixos temáticos – Comunicação Pública e Comunicação Reticular - observou-se uma amostra de portais dos poderes executivos em cinco regiões do Brasil, no sentido de perceber o tipo de informação veiculada, o estabelecimento de ambientes interativos, a possibilidade de transações concretas entre governo e cidadãos nestes canais, a integração dos serviços, os níveis de informação disponibilizados e a análise de conteúdo de algumas seções não permanentes. Como resultado constatou-se que a comunicação pública presente nos portais é pouco empregada como instrumento de ampliação da experiência cidadã. O que se encontra são oferecimento de informações de caráter institucional e de prestação de serviços, já que não existem espaços dialógicos para efetiva participação do usuário, nos portais observados. |
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Comunicação pública: uma análise sob a perspectiva da comunicação reticularPublic communication: an analysis under the perspective of reticular communicationComunicação públicaComunicação reticularPortais governamentaisParticipação cidadãPublic communicationReticular communicationGovernment portalsCitizen participationA comunicação mediada por dispositivos tecnológicos promove significativas alterações na ação e experiência democrática. Dentre as diversas mudanças incorporadas ao cotidiano, encontram-se as novas exigências da dimensão informativa dos poderes públicos via rede digital, que inclui a comunicação pública. O objetivo deste estudo foi identificar os pressupostos teóricos e práticos da Comunicação Pública e as relações de interferência da comunicação reticular neste processo, com vistas a refletir sobre o papel e a responsabilidade dos portais dos governos estaduais, na qualidade da relação e diálogo entre o estado e o cidadão. Como metodologia, após a revisão bibliográfica dos eixos temáticos – Comunicação Pública e Comunicação Reticular - observou-se uma amostra de portais dos poderes executivos em cinco regiões do Brasil, no sentido de perceber o tipo de informação veiculada, o estabelecimento de ambientes interativos, a possibilidade de transações concretas entre governo e cidadãos nestes canais, a integração dos serviços, os níveis de informação disponibilizados e a análise de conteúdo de algumas seções não permanentes. Como resultado constatou-se que a comunicação pública presente nos portais é pouco empregada como instrumento de ampliação da experiência cidadã. O que se encontra são oferecimento de informações de caráter institucional e de prestação de serviços, já que não existem espaços dialógicos para efetiva participação do usuário, nos portais observados.Communication mediated by technological devices promotes significant changes in democratic action and experience. Among the various changes incorporated into daily life are the new requirements of the informational dimension of public powers via digital network, which includes public communication. The objective of this study was to identify the theoretical and practical assumptions of Public Communication and the interference relations of the reticular communication in this process, with a view to reflect on the role and responsibility of the portals of the state governments, in the quality of the relationship and dialogue between the state and the citizen. As a methodology, following a bibliographic review of the thematic axes - Public Communication and Reticular Communication - a sample of portals of executive powers was observed in five regions of Brazil, in order to perceive the type of information conveyed, the establishment of interactive environments, the possibility of concrete transactions between government and citizens in these channels, the integration of services, the levels of information made available and the content analysis of some non-permanent sections. As a result, it was observed that the public communication present in the portals is little used as an instrument for expanding citizen experience. What is found is the provision of information of an institutional nature and of service rendering, since there are no dialog spaces for effective user participation in the observed portals.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Célia Maria Retz Godoy dos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Gabriel Ferreira Duarte2018-11-27T12:25:32Z2018-11-27T12:25:32Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16513500091048633004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/165135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:27.256807Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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