As medidas socioeducativas em meio aberto nos países do Mercosul: proteção, punição ou vigilância?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rillo, Maria Leticia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250841
Resumo: O presente trabalho nasce do questionamento sobre a natureza das Medidas Socioeducativas em meio aberto destinadas a adolescentes que cometem atos infracionais no Brasil e em países vizinhos da América do Sul: Argentina, Uruguai e Paraguai — países do Mercosul — trazendo reflexões a partir do resgate das formas de punição aos indivíduos no decorrer da história, as quais sempre foram mais cruéis às classes empobrecidas. Os países estudados partilham de histórias de exploração, de sofridos processos de colonização, de ditaduras sangrentas, de violações de direitos humanos e desigualdades sociais. A pesquisa abarca documentos legais, serviços e programas congêneres de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, perfil dos adolescentes referenciados e operacionalização atual da execução dos respectivos serviços. Para tanto, realizou-se estudos de casos dos programas de execução de sanções ou medidas a serem cumpridas em âmbito comunitário aplicadas a adolescentes de uma cidade ou região como amostras de cada país acima elencado, nos quais se encontram em vigor legislações embasadas na Convenção Sobre os Direitos da Criança da ONU (1989) — “divisor de águas” e marco temporal do trabalho — após retomada histórica sobre punição, surgimento dos Direitos Humanos, ditaduras ocorridas no Cone Sul, refletindo sobre as mudança de paradigma dos Códigos “menoristas” à doutrina da proteção integral, a fim de entender como crianças e adolescentes, em foco os que estiveram e estão em contextos infracionais, eram e são tratados, reconhecidos e cuidados, antes e depois do respectivo documento internacional que modifica legalmente as formas de responsabilizar o adolescente autor de ato infracional, além da necessária reflexão se, de fato, executa-se os serviços de medidas em meio aberto atualmente rompendo com o caráter punitivista. Os dados do presente estudo nos apresentam a universalização do baixo acesso dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto às políticas públicas imprescindíveis à vida de um jovem, principalmente à política de Educação.
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Os países estudados partilham de histórias de exploração, de sofridos processos de colonização, de ditaduras sangrentas, de violações de direitos humanos e desigualdades sociais. A pesquisa abarca documentos legais, serviços e programas congêneres de acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, perfil dos adolescentes referenciados e operacionalização atual da execução dos respectivos serviços. Para tanto, realizou-se estudos de casos dos programas de execução de sanções ou medidas a serem cumpridas em âmbito comunitário aplicadas a adolescentes de uma cidade ou região como amostras de cada país acima elencado, nos quais se encontram em vigor legislações embasadas na Convenção Sobre os Direitos da Criança da ONU (1989) — “divisor de águas” e marco temporal do trabalho — após retomada histórica sobre punição, surgimento dos Direitos Humanos, ditaduras ocorridas no Cone Sul, refletindo sobre as mudança de paradigma dos Códigos “menoristas” à doutrina da proteção integral, a fim de entender como crianças e adolescentes, em foco os que estiveram e estão em contextos infracionais, eram e são tratados, reconhecidos e cuidados, antes e depois do respectivo documento internacional que modifica legalmente as formas de responsabilizar o adolescente autor de ato infracional, além da necessária reflexão se, de fato, executa-se os serviços de medidas em meio aberto atualmente rompendo com o caráter punitivista. Os dados do presente estudo nos apresentam a universalização do baixo acesso dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto às políticas públicas imprescindíveis à vida de um jovem, principalmente à política de Educação.The present work is born from the questioning about the nature of sanctions in an open environment destined to adolescents who commit infractions in Brazil and in neighboring countries of South America: Argentina, Uruguay and Paraguay — Mercosur countries — bringing reflections from the rescue of the forms of punishment to individuals throughout history, which have always been more cruel to the impoverished classes. The countries studied share histories of exploitation, painful colonization processes, bloody dictatorships, violations of human rights and social inequalities. The research encompasses legal documents, services and similar programs for monitoring adolescents who are serving sanctions in an open environment, the profile of the referenced adolescents and the current operationalization of the execution of the respective services. For this purpose, case studies were carried out of programs for the execution of sanctions or measures to be complied with at the community level applied to adolescents in a city or region as samples of each country listed above, in which legislation based on the UN Convention on the Rights of the Child (1989) — time frame of the work — after historical review on punishment, emergence of Human Rights, dictatorships that occurred in the Southern Cone, reflecting on the paradigm shift from the old Codes to the doctrine full protection, in order to understand how children and adolescents, focusing on those who were and are in criminal contexts, were and are treated, recognized and cared for, before and after the respective international document that legally modifies the ways of holding the adolescent perpetrator accountable of an infraction, in addition to the necessary reflection on whether in fact the services of measures are carried out in an open environment, currently breaking with a punitive nature. The data from the present study show us the universalization of the low access of adolescents in compliance with sanctions in an open environment to public policies essential to the life of a young person, especially to Education.El presente trabajo surge del cuestionamiento sobre la naturaleza de las sanciones socioeducativas en ámbito abierto / comunitario, dirigido a adolescentes que cometen infracciones en Brasil y en los países vecinos de América del Sur: Argentina, Uruguay y Paraguay — países del Mercosur — trayendo reflexiones a partir del rescate de las formas de castigo a los individuos en el transcurso de la historia, que siempre han sido más crueles con los pobres. Los países estudiados comparten historias de explotación, dolorosos procesos de colonización, sangrientas dictaduras, violaciones a los derechos humanos y desigualdades sociales. La investigación abarca los documentos legales, servicios y programas similares para el seguimiento de los adolescentes en el cumplimiento de las medidas socioeducativas en un ambiente abierto, el perfil de los adolescentes en referencia y la operatividad actual de la ejecución de los respectivos servicios. Para ello, se realizaron estudios de caso de programas de ejecución de sanciones o medidas de cumplimiento en nivel comunitario aplicados a adolescentes en una ciudad o región como muestra de cada país antes mencionado, en los que se legisla con base en la Convención Sobre los Derechos del Niño da la ONU (1989) — “cambio radical” y el marco temporal de esta disertación— tras una revisión histórica del castigo, el surgimiento de los Derechos Humanos, las Dictaduras en el Cono Sur, reflexionando sobre el cambio de paradigma del 'menorismo' con los Códigos de doctrina de la protección integral, a fin de comprender cómo los niños, niñas y adolescentes, enfocándose en quienes estuvieron y están en contextos delictivos, fueron y son tratados, reconocidos y cuidados, antes y después del respectivo documento internacional que modifica jurídicamente las formas de responsabilizar al adolescente infractor por una infracción, además de la necesaria reflexión sobre si efectivamente los servicios de medidas y sanciones que se realizan en un ambiente abierto esta actualmente rompiendo con un carácter punitivo. Los datos del presente estudio nos muestran la universalización del bajo acceso de los adolescentes en cumplimiento de una sanción o medida socioeducativa en un ambiente abierto a las políticas públicas esenciales para la vida de un joven, en especial a la política Educativa.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes:001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Klein, Ana Maria [UNESP]Rillo, Maria Leticia2023-10-03T20:30:10Z2023-10-03T20:30:10Z2023-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRILLO, Maria Leticia. As medidas socioeducativas em meio aberto nos países do Mercosul: proteção, punição ou vigilância?. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-08T06:11:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:11:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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