A aventura do risco entre os trabalhadores do corte de cana-de-açúcar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Antonio Donizeti [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/88826
Resumo: O nosso objetivo é interpretar o risco-perigo entre os cortadores de cana-de-açúcar residentes em um bairro de Jacarezinho, localizado no vale do Paranapanema na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo. Procura-se captar o dizível e o indizível, o dito e o não dito, o modo de viver em uma vila que traz na história da sua organização e formação social, emblemas e estereótipos sobre aqueles que enfrentam as condições próprias do assalariado rural em sua atividade itinerante, na contigüidade entre o local de moradia e o talhão de cana. Classificados como trabalhadores desqualificados, estes homens e mulheres, ao se dirigirem no rumo dos canaviais, tornar-se-iam invisíveis e impedidos de se fazer reconhecidos e valorizados publicamente por aquilo que desenvolvem; suas atividades passam a ser consideradas descartáveis, algo que pode ser executado por qualquer um, mediante os novos saberes que até então os recomendavam. E, dentre todos aqueles que não tem acesso aos meios de produção, especificamente, os trabalhadores que vieram se tornar assalariados rurais trazem sobre si as marcas da herança do passado, do costume em se lidar com a terra, mas que sob a civilização da usina, em uma lógica de igualdade de chances de trabalho para todos, deliberadamente faz uso da diferenciação entre homens e mulheres, jovens e velhos, negros e brancos, impondo uma hierarquização nas relações de trabalho que não se faz circunscrita ao talhão de cana. Condições que passam a ser comuns, e que retiram do tempo passado a sua legitimidade: um tempo em que revolver a terra com o arado, puxado por animais, em comparação à esteira mecânica dos nossos dias, parece não oferecer maiores implicações à saúde de quem é obrigado a se submeter a esta disciplina. Indiferenciação que trouxe consigo situações outras que aquelas vividas... .
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Classificados como trabalhadores desqualificados, estes homens e mulheres, ao se dirigirem no rumo dos canaviais, tornar-se-iam invisíveis e impedidos de se fazer reconhecidos e valorizados publicamente por aquilo que desenvolvem; suas atividades passam a ser consideradas descartáveis, algo que pode ser executado por qualquer um, mediante os novos saberes que até então os recomendavam. E, dentre todos aqueles que não tem acesso aos meios de produção, especificamente, os trabalhadores que vieram se tornar assalariados rurais trazem sobre si as marcas da herança do passado, do costume em se lidar com a terra, mas que sob a civilização da usina, em uma lógica de igualdade de chances de trabalho para todos, deliberadamente faz uso da diferenciação entre homens e mulheres, jovens e velhos, negros e brancos, impondo uma hierarquização nas relações de trabalho que não se faz circunscrita ao talhão de cana. Condições que passam a ser comuns, e que retiram do tempo passado a sua legitimidade: um tempo em que revolver a terra com o arado, puxado por animais, em comparação à esteira mecânica dos nossos dias, parece não oferecer maiores implicações à saúde de quem é obrigado a se submeter a esta disciplina. Indiferenciação que trouxe consigo situações outras que aquelas vividas... .In this speech interpreted on the risk-danger in the sugar-care cutters residents in Jacarezinho's Municipal District neighborhood. Located in Paranapanema's Village, boderlining Paraná and São Paulo. It's captured the said and unsaid, towards the way of live in a village that brings in its history's organization and social structure. Emblems and stereotypes about and among those who faces ownerns conditions rural in its itineranty activity and in a continguity between residence and bound sugar cane. Classifield as non qualification employees, this people in a sugar cane plantation, will become invisible and forbiden to be recognized and praized publicaly by what they developt, it means, their activities started to be considered disposable, some thing that can be executed by anyone towards the new knoledge since then recomended them. And, because of those who were blocked ascess of productions, specifically the employed became earns salary rural bring itself the inheritance marks in the past, the costume to lead the earth, but under sugar cane civilization in a equality logic of chandes of job for all, deliberately the diference usage between men and women, younger and older, black and white, imposing a hierarchization in the job relationship that doesn't bound the sugar cane. The conditions that become ordinary and take away the past of time and its legitimacy. A time to revolve earth with the plow, pulled by animals, in comparison to the mechanical wake of our days, its doesn't seems major implications to health by those who are obligate to be under this discipline. Indiference thath brought by itself other situations human another lived in coffe brazilian plantations time and the job relation partnership, paused the other way it is not only social, but also space towards new relations social and productive. The contiguity between São Paulo Village and the cuttings, appeared, started in the end of forties, brought in it span, so much in a new.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rubim, Christina de Rezende [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Antonio Donizeti [UNESP]2014-06-11T19:23:38Z2014-06-11T19:23:38Z2002-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis245 f. : il.application/pdfFERNANDES, Antonio Donizeti. 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