Sequências didáticas para o argumentar em curso de Pedagogia: a produção escrita da crônica argumentativa e da resenha crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Marta Aparecida Broietti [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181121
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender a progressão no desenvolvimento das práticas de escrita em língua materna de gêneros argumentativos a partir do ensino sistematizado em um projeto composto por duas sequências didáticas (ferramentas de ensino-aprendizagem que consistem em um conjunto de atividades organizadas para a produção de gêneros textuais) voltadas para a tipologia do argumentar. Com esse objetivo, o trabalho almeja defender a tese de que é possível ampliar a capacidade de argumentar com base em um projeto construído em torno de diferentes gêneros (neste caso, a crônica argumentativa e a resenha crítica), organizado em um conjunto de atividades elaboradas para desenvolver práticas de linguagem, com vistas aos alunos de um curso de ensino superior em Pedagogia. A pesquisa, fundamentada em princípios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008) e dos estudos da Didática de Línguas do grupo de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), mostra a mobilização das capacidades de linguagem (ação, discursiva, linguístico-discursiva) nas produções escritas resultantes de um processo de aplicação da sequência didática, norteada pelo contexto de produção, pela infraestrutura e pelos mecanismos de textualização e enunciativos da crônica argumentativa e da resenha crítica. Nesse sentido, o estudo retrata o processo de desenvolvimento da escrita em contexto acadêmico, buscando discutir os avanços alcançados e as dificuldades apresentadas nas práticas de escrita resultantes do trabalho realizado em sala de aula. O trabalho faz uso da metodologia da pesquisa-ação, com a aplicação da ferramenta didática pela professora-pesquisadora em uma turma de 20 vinte alunas, durante os meses de agosto a novembro de 2017. O corpus deste estudo é composto por 20 produções textuais de cinco alunas: duas crônicas argumentativas (produção inicial e final) e duas resenhas críticas (versão inicial e final) de cada aprendiz. As análises dos textos das alunas mostram que, comparando as produções iniciais e as finais, o conjunto de atividades favorece progressão da capacidade de produzir textos argumentativos escritos. Apesar do progresso, o estudo aponta que ainda existem vários desafios frente às dificuldades dos alunos do ensino superior quanto ao domínio de gêneros argumentativos escritos, em especial, ao domínio da argumentação, das operações linguísticas e da prática de leitura e de escrita enquanto um processo.
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Com esse objetivo, o trabalho almeja defender a tese de que é possível ampliar a capacidade de argumentar com base em um projeto construído em torno de diferentes gêneros (neste caso, a crônica argumentativa e a resenha crítica), organizado em um conjunto de atividades elaboradas para desenvolver práticas de linguagem, com vistas aos alunos de um curso de ensino superior em Pedagogia. A pesquisa, fundamentada em princípios teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008) e dos estudos da Didática de Línguas do grupo de Genebra (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), mostra a mobilização das capacidades de linguagem (ação, discursiva, linguístico-discursiva) nas produções escritas resultantes de um processo de aplicação da sequência didática, norteada pelo contexto de produção, pela infraestrutura e pelos mecanismos de textualização e enunciativos da crônica argumentativa e da resenha crítica. Nesse sentido, o estudo retrata o processo de desenvolvimento da escrita em contexto acadêmico, buscando discutir os avanços alcançados e as dificuldades apresentadas nas práticas de escrita resultantes do trabalho realizado em sala de aula. O trabalho faz uso da metodologia da pesquisa-ação, com a aplicação da ferramenta didática pela professora-pesquisadora em uma turma de 20 vinte alunas, durante os meses de agosto a novembro de 2017. O corpus deste estudo é composto por 20 produções textuais de cinco alunas: duas crônicas argumentativas (produção inicial e final) e duas resenhas críticas (versão inicial e final) de cada aprendiz. As análises dos textos das alunas mostram que, comparando as produções iniciais e as finais, o conjunto de atividades favorece progressão da capacidade de produzir textos argumentativos escritos. Apesar do progresso, o estudo aponta que ainda existem vários desafios frente às dificuldades dos alunos do ensino superior quanto ao domínio de gêneros argumentativos escritos, em especial, ao domínio da argumentação, das operações linguísticas e da prática de leitura e de escrita enquanto um processo.The main aim of this study is to understand the progression in the development of firstlanguage writing practices of argumentative genres, resulted from the teaching that was systematized in a project consisting of two didactic sequences (teaching and learning tools that consist of a set of activities organized for the production of textual genres) with a focus on the argumentative typology. With that aim, this study seeks to support the thesis that it is possible to expand the capacity of producing argumentative texts by carrying out a project designed for different genres (in this case, the argumentative crônica and the critical review), organized in a set of activities created to develop language practices, with a focus on undergraduate students in Pedagogy at a private institution. This research, conducted according to the theoretical and methodological principles of the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2008) and the studies by the Geneva group of Didactics of Languages (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), shows the mobilization of language capacities (action, discursive and socio-discursive) in the writing productions resulted from the process of applying a didactic sequence, planned according to the production context, the infra-structure and the textualizing and enunciative mechanisms of the argumentative crônica and the critical review. In this sense, this study shows the process of the development in writing in an academic context, with the aim of discussing the progress reached and the difficulties faced in the writing practices that resulted from classwork. The methodology used is the research-action, with the application of the didactic tool by the researcher-professor in a group of twenty students, from August to November in 2017. The corpus of this study consists of twenty textual productions written by five students: two argumentative crônicas (first and final productions) and two critical reviews (first and final versions) by each learner. The analyses of the texts show that, by comparing the first and final productions, the set of activities contributes to the development of the capacity of writing argumentative texts that are more effective. Despite the progress, the study points that there is still a great number of difficulties faced by undergraduate students regarding the mastering of written genres, especially concerning the linguistic operations and the reading and writing practices as a process.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)140777/2015-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abreu-Tardelli, Lília Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Henrique, Marta Aparecida Broietti [UNESP]2019-03-21T12:22:07Z2019-03-21T12:22:07Z2019-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18112100091401133004153069P58312121266695163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:31:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:20.392387Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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