Audiobook como recurso de ensino para estudantes com dislexia na área de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Mariana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242660
Resumo: A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Existem intervenções pedagógicas e psicopedagógicas que podem favorecer o desempenho acadêmico do estudante, uma delas é a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, como o audiobook. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar o uso do audiobook como recurso de ensino para estudantes com dislexia na área de língua portuguesa. Especificamente, pretendeu-se apontar o desempenho de leitura e escrita dos estudantes; verificar o envolvimento dos estudantes com o recurso audiobook e identificar facilidades e dificuldades na utilização do audiobook para estudantes com dislexia. A pesquisa desenvolvida contemplou uma abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, na qual foi realizada uma pesquisa de campo com 53 estudantes do ensino médio, divididos em duas turmas, e seus respectivos professores. Enquanto instrumentos de pesquisa utilizamos diário de bordo, questionários e uma sequência didática que contou com a utilização do livro e audiobook Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Os resultados da pesquisa demonstraram que o audiobook pode ser um grande aliado para desenvolver a leitura durante as aulas, não apenas na área de língua portuguesa, mas também em outras disciplinas, pois pode contribuir para o envolvimento dos estudantes com e sem dislexia, resultando em mais participações e interações de todos os escolares durante as aulas. Quando comparamos as participações dos discentes durante os momentos com e sem audiobook, fica evidente que a utilização deste recurso tecnológico foi muito bem aceita entre os participantes, que ansiavam para que as leituras sempre ocorressem com o áudio. Os escolares com dislexia indicaram o quanto o audiobook foi benéfico durante as leituras, auxiliando-os a compreender melhor o que estava sendo lido, não se perder tanto durante a leitura e imaginar as cenas da narrativa. Apesar de o recurso de áudio ser disponibilizado em diversas plataformas gratuitas, muitos estudantes e até mesmo professores indicaram não conhecer ou nunca terem utilizado. A adoção de recursos tecnológicos de forma intencional e dirigida pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, pois propõe mais dinamismo, engajamento, tornando o conteúdo mais acessível para alguns estudantes que se interessam e encontram novas alternativas de estudo.
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Especificamente, pretendeu-se apontar o desempenho de leitura e escrita dos estudantes; verificar o envolvimento dos estudantes com o recurso audiobook e identificar facilidades e dificuldades na utilização do audiobook para estudantes com dislexia. A pesquisa desenvolvida contemplou uma abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, na qual foi realizada uma pesquisa de campo com 53 estudantes do ensino médio, divididos em duas turmas, e seus respectivos professores. Enquanto instrumentos de pesquisa utilizamos diário de bordo, questionários e uma sequência didática que contou com a utilização do livro e audiobook Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Os resultados da pesquisa demonstraram que o audiobook pode ser um grande aliado para desenvolver a leitura durante as aulas, não apenas na área de língua portuguesa, mas também em outras disciplinas, pois pode contribuir para o envolvimento dos estudantes com e sem dislexia, resultando em mais participações e interações de todos os escolares durante as aulas. Quando comparamos as participações dos discentes durante os momentos com e sem audiobook, fica evidente que a utilização deste recurso tecnológico foi muito bem aceita entre os participantes, que ansiavam para que as leituras sempre ocorressem com o áudio. Os escolares com dislexia indicaram o quanto o audiobook foi benéfico durante as leituras, auxiliando-os a compreender melhor o que estava sendo lido, não se perder tanto durante a leitura e imaginar as cenas da narrativa. Apesar de o recurso de áudio ser disponibilizado em diversas plataformas gratuitas, muitos estudantes e até mesmo professores indicaram não conhecer ou nunca terem utilizado. A adoção de recursos tecnológicos de forma intencional e dirigida pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, pois propõe mais dinamismo, engajamento, tornando o conteúdo mais acessível para alguns estudantes que se interessam e encontram novas alternativas de estudo.Dyslexia is a specific learning disorder characterized by difficulty with accurate and/or fluent word recognition, decoding and spelling skills. There are pedagogical and psychopedagogical interventions that can favor the student's academic performance, one of them is the use of Digital Information and Communication Technologies, such as, for example, the audiobook. Thus, the general objective of this research was to analyze the use of the audiobook as a teaching resource for students with dyslexia in the Portuguese language area. Specifically, it was intended to identify the students' reading and writing level; verify the involvement of students with the audiobook resource and identify facilities and difficulties in using the audiobook for students with dyslexia. The research developed included a qualitative approach, characterized as descriptive, in which a field research was carried out with 52 high school students, divided into two classes, and their respective teachers. As research instruments we used a logbook, questionnaires and a didactic sequence that included the use of the book and audiobook Auto da Compadecida by Ariano Suassuna. The research results showed that the audiobook can be a great ally to develop reading during classes, not only in the Portuguese language area, but also in other disciplines, as it can contribute to the involvement of students with and without dyslexia, resulting in more participation and interactions of all students during classes. When we compare the students' participation during the moments with and without an audiobook, it is evident that the use of this technological resource was very well accepted among the participants, who wanted the readings to always take place with the audio. Students with dyslexia indicated how much the audiobook was beneficial during the readings, helping them to better understand what was being read, not to get lost during reading and to imagine the scenes of the narrative. Despite the audio resource being available on several free platforms, many students and even teachers indicated that they did not know or had never used it. The intentional and targeted adoption of technological resources can enhance the teaching-learning process, as it proposes more dynamism, engagement, making the content more accessible to some students who are interested and find new study alternatives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferraz, Mariana2023-03-27T11:40:45Z2023-03-27T11:40:45Z2023-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24266033004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:06:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242660Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:26.644032Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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