Influência da rotação no processo de brunimento do alumínio A357.0 T6 utilizando réguas abrasivas de diamante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Augusto Malvão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243050
Resumo: O material A357.0 é uma liga de alumínio-silício com adição de cobre e magnésio fundida, altamente utilizada na indústria automotiva e aeronáutica. Este material é extremamente poroso devido ao processo de fabricação sendo necessário um acabamento superficial refinado para algumas aplicações. O brunimento é um processo de usinagem por abrasão à baixa velocidade, sendo utilizado para acabamentos superficiais finos e correções de erros geométricos em superfícies cilíndricas. É utilizado, por exemplo, no acabamento de camisas de motores à combustão e peças para sistemas de arrefecimento de aeronaves. O processo de brunimento trabalha com três parâmetros básicos para a usinagem da superfície: velocidade tangencial, velocidade axial e pressão de corte. Assim a proposta deste estudo, foi avaliar a influência da rotação da ferramenta, que produz a velocidade tangencial, no processo de brunimento da liga de alumínio A357.0, tratada termicamente na condição T6, utilizando o diamante como abrasivo. Foram observadas as rugosidades Ra e Rz da superfície, bem como a circularidade do diâmetro processado como variáveis de saída dos testes. O delineamento experimental consistiu na utilização de quatro rotações distintas, 200, 400, 600 e 800 RPM, sendo realizadas duas repetições com este conjunto de parâmetros. É importante ressaltar que foram mantidas constantes a velocidade axial e a pressão de corte, além de ser utilizado óleo mineral para lubrificação do processo. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pela análise de variância, sendo também realizado o teste de Tukey nos mesmos. Por fim concluiu-se que a rotação apresenta uma leve influência nos valores de rugosidade Ra, porém não apresenta influência na rugosidade Rz, bem como no erro de circularidade. Foi observado também que os valores de rugosidade média Rz e de circularidade apresentam similaridade como uso de qualquer uma das quatro rotações utilizadas, sendo estatisticamente iguais. A tendência observada no processo foi uma melhoria no acabamento superficial com o aumento da rotação, porém um aumento do erro de circularidade na mesma condição. Enfim os resultado obtidos no trabalho foram coerentes com observado no estudo bibliográfico e os objetivos devidamente alcançados.
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É utilizado, por exemplo, no acabamento de camisas de motores à combustão e peças para sistemas de arrefecimento de aeronaves. O processo de brunimento trabalha com três parâmetros básicos para a usinagem da superfície: velocidade tangencial, velocidade axial e pressão de corte. Assim a proposta deste estudo, foi avaliar a influência da rotação da ferramenta, que produz a velocidade tangencial, no processo de brunimento da liga de alumínio A357.0, tratada termicamente na condição T6, utilizando o diamante como abrasivo. Foram observadas as rugosidades Ra e Rz da superfície, bem como a circularidade do diâmetro processado como variáveis de saída dos testes. O delineamento experimental consistiu na utilização de quatro rotações distintas, 200, 400, 600 e 800 RPM, sendo realizadas duas repetições com este conjunto de parâmetros. É importante ressaltar que foram mantidas constantes a velocidade axial e a pressão de corte, além de ser utilizado óleo mineral para lubrificação do processo. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pela análise de variância, sendo também realizado o teste de Tukey nos mesmos. Por fim concluiu-se que a rotação apresenta uma leve influência nos valores de rugosidade Ra, porém não apresenta influência na rugosidade Rz, bem como no erro de circularidade. Foi observado também que os valores de rugosidade média Rz e de circularidade apresentam similaridade como uso de qualquer uma das quatro rotações utilizadas, sendo estatisticamente iguais. A tendência observada no processo foi uma melhoria no acabamento superficial com o aumento da rotação, porém um aumento do erro de circularidade na mesma condição. Enfim os resultado obtidos no trabalho foram coerentes com observado no estudo bibliográfico e os objetivos devidamente alcançados.A357.0 material is a aluminum-silicon alloy with cooper and magnesium, highly used in the automotive and aeronautics industry. This material is extremely porous due to the manufacturing process and for some applications it is necessary refined surface finish. Honing is a low speed abrasion machining process, used for fine surface finishes and geometric error corrections on cylindrical surfaces. It is used, for example, in the finishing of combustion engine liners and in parts for aircraft cooling systems. The honing process works with three basic parameters for surface machining: tangential velocity, axial velocity and cutting pressure. Thus, the purpose of this study was to evaluate the influence of the tool rotation, which produces the tangential velocity, on the honing process of A357.0 aluminum alloy, heat treated in condition T6, using diamond as abrasive. Surface roughness Ra and Rz were observed, as well as the processed diameter circularity as test output variables. The experimental design consisted in the use of four distinct rotations, 200, 400, 600 and 800 RPM, and two repetitions were performed with this set of parameters. Importantly, axial velocity and cutting pressure were kept constant, and mineral oil was used for process lubrication. The collected data were statistically treated by analysis of variance, and also performed the Tukey test on them. Finally it was concluded that the rotation has a slight influence on the roughness values Ra, but has no influence on the roughness Rz, as well as the error of circularity. It was also observed that the mean Rz roughness and circularity values are similar as the use of any of the four rotations used, being statistically equal. The trend observed in the process was an improvement in surface finish with increasing rotation, but an increase in circularity error in the same condition. Finally the results obtained in the work were consistent with what was observed in the bibliographic study and the objectives properly achieved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Manoel Cleber de Sampaio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Gabriel Augusto Malvão2023-04-19T19:36:30Z2023-04-19T19:36:30Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-21T06:09:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:09.200136Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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description O material A357.0 é uma liga de alumínio-silício com adição de cobre e magnésio fundida, altamente utilizada na indústria automotiva e aeronáutica. Este material é extremamente poroso devido ao processo de fabricação sendo necessário um acabamento superficial refinado para algumas aplicações. O brunimento é um processo de usinagem por abrasão à baixa velocidade, sendo utilizado para acabamentos superficiais finos e correções de erros geométricos em superfícies cilíndricas. É utilizado, por exemplo, no acabamento de camisas de motores à combustão e peças para sistemas de arrefecimento de aeronaves. O processo de brunimento trabalha com três parâmetros básicos para a usinagem da superfície: velocidade tangencial, velocidade axial e pressão de corte. Assim a proposta deste estudo, foi avaliar a influência da rotação da ferramenta, que produz a velocidade tangencial, no processo de brunimento da liga de alumínio A357.0, tratada termicamente na condição T6, utilizando o diamante como abrasivo. Foram observadas as rugosidades Ra e Rz da superfície, bem como a circularidade do diâmetro processado como variáveis de saída dos testes. O delineamento experimental consistiu na utilização de quatro rotações distintas, 200, 400, 600 e 800 RPM, sendo realizadas duas repetições com este conjunto de parâmetros. É importante ressaltar que foram mantidas constantes a velocidade axial e a pressão de corte, além de ser utilizado óleo mineral para lubrificação do processo. Os dados coletados foram tratados estatisticamente pela análise de variância, sendo também realizado o teste de Tukey nos mesmos. Por fim concluiu-se que a rotação apresenta uma leve influência nos valores de rugosidade Ra, porém não apresenta influência na rugosidade Rz, bem como no erro de circularidade. Foi observado também que os valores de rugosidade média Rz e de circularidade apresentam similaridade como uso de qualquer uma das quatro rotações utilizadas, sendo estatisticamente iguais. A tendência observada no processo foi uma melhoria no acabamento superficial com o aumento da rotação, porém um aumento do erro de circularidade na mesma condição. Enfim os resultado obtidos no trabalho foram coerentes com observado no estudo bibliográfico e os objetivos devidamente alcançados.
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