Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puerta-Díaz, Mirelys
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235186
Resumo: Este estudo aborda o fenômeno da desinformação e a disseminação do discurso de ódio nas redes sociais como prelúdio da campanha de boicote #StopHateforProfit no Facebook. Expõe os princípios teóricos conceituais do discurso de ódio, bem como as abordagens disciplinares presentes na literatura internacional. Descreve a análise de domínio e a análise de redes sociais como métodos nos quais a pesquisa se baseia para contribuir para a representação de um domínio marcado pelo ativismo e uma atividade social complementar à acadêmica que é representada em sites de redes sociais da Internet. São descritas as estratégias, técnicas e ferramentas de processamento de linguagem natural utilizadas para o processamento e análise dos dados extraídos do Twitter. Os resultados ilustram como a rede social internacional construída por meio de relacionamentos de interação neste site de rede social ajudou o Stop Hate for Profit a alcançar o sucesso como uma campanha de boicote do Facebook e rapidamente crescer para uma ampla escala internacional poucos dias após o lançamento. A narrativa geral no Twitter em torno da campanha mostrou mensagens positivas para conscientizar as principais empresas que anunciam no Facebook sobre o discurso de ódio e a desinformação como fenômenos nocivos à democracia, e também como a opinião pública fez uso de vocabulário carregado de sentimentos negativos com prevalência do medo emoções para alertar sobre as consequências que esse fenômeno causa à sociedade.
id UNSP_17e4aadf167257d7dc4814733130996e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235186
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes socialesRepresentação do domínio da campanha #StopHateForProfit a partir da análise de redes sociaisStop hate for profitDiscurso de ódioAnálise de redes sociaisAnálise de domínioAnálise de sentimentosFacebookTwitterDiscurso del odioAnálisis de redes socialesAnálisis de dominioAnálisis de sentimientosHate speechSocial network analysisDomain analysisSentiment analysisEste estudo aborda o fenômeno da desinformação e a disseminação do discurso de ódio nas redes sociais como prelúdio da campanha de boicote #StopHateforProfit no Facebook. Expõe os princípios teóricos conceituais do discurso de ódio, bem como as abordagens disciplinares presentes na literatura internacional. Descreve a análise de domínio e a análise de redes sociais como métodos nos quais a pesquisa se baseia para contribuir para a representação de um domínio marcado pelo ativismo e uma atividade social complementar à acadêmica que é representada em sites de redes sociais da Internet. São descritas as estratégias, técnicas e ferramentas de processamento de linguagem natural utilizadas para o processamento e análise dos dados extraídos do Twitter. Os resultados ilustram como a rede social internacional construída por meio de relacionamentos de interação neste site de rede social ajudou o Stop Hate for Profit a alcançar o sucesso como uma campanha de boicote do Facebook e rapidamente crescer para uma ampla escala internacional poucos dias após o lançamento. A narrativa geral no Twitter em torno da campanha mostrou mensagens positivas para conscientizar as principais empresas que anunciam no Facebook sobre o discurso de ódio e a desinformação como fenômenos nocivos à democracia, e também como a opinião pública fez uso de vocabulário carregado de sentimentos negativos com prevalência do medo emoções para alertar sobre as consequências que esse fenômeno causa à sociedade.El presente estudio aborda el fenómeno de la desinformación y propagación del discurso del odio en los sitios de redes sociales como antesala de gestación de la campaña boicot a Facebook #StopHateforProfit. Expone los principios teóricos conceptuales del discurso del odio, así como los enfoques disciplinares presentes en la literatura internacional. Describe al análisis de dominio y Análisis de Redes Sociales como métodos sobre los cuales la investigación se respalda para contribuir a la representación de un dominio marcado por el activismo y una actividad social complementaria a la académica que se ve representada en sitios de redes sociales de Internet. Se describe las estrategias, técnicas y herramientas de procesamiento de lenguaje natural empleadas para el procesamiento y análisis de los datos extraídos de Twitter. Los resultados ilustran cómo la red social internacional construida mediante las relaciones de interacción en este sitio de red social contribuyó a que Stop Hate for Profit alzara el éxito como campaña boicot a Facebook y creciera rápidamente a amplia escala internacional a solo días de ser lanzada. La narrativa general en Twitter en torno a la campaña mostró mensajes positivos para generar conciencia a las principales compañías que publicitan en Facebook sobre el discurso del odio y la desinformación como fenómenos dañinos a la democracia, y también cómo la opinión pública hizo uso de vocabulario cargados de sentimientos negativos para con prevalencia de emociones de miedo para alertar sobre las consecuencias que este fenómeno causa a la sociedad.This study addresses the phenomenon of misinformation and the spread of hate speech on social networking sites as a prelude to the #StopHateforProfit Facebook boycott campaign. It exposes the conceptual theoretical principles of hate speech, as well as the disciplinary approaches present in international literature. It also describes domain and social network analysis as the research and how these contribute to the representation of a domain marked by activism and a social activity. These are complementary to the academic ones represented on Internet social networking sites. The strategies, techniques and natural language processing tools used for the processing and analysis of the data extracted from Twitter are described. The results illustrate how the international social network built through interactional relationships on this social networking site gave “Stop Hate for Profit” a successful spread to the Facebook boycott campaign and rapidly grew to a wide international scale within days of its launch. The general narrative on Twitter around this campaign showcased positive messages to raise awareness among the main companies which advertise on Facebook presenting hate speech and disinformation as harmful phenomena to democracy. Likewise, it demonstrates how public opinion made use of loaded vocabulary with negative feelings, emotions where fear prevailed to alert the public about the consequences that this phenomenon causes to society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.504100/2020Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martínez-Ávila, Daniel [UNESP]Ovalle-Perandones, María-AntoniaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Puerta-Díaz, Mirelys2022-06-20T14:07:01Z2022-06-20T14:07:01Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPUERTA-DÍAZ, Mirelys. Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23518633004110043P4spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-24T06:16:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-24T06:16:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
Representação do domínio da campanha #StopHateForProfit a partir da análise de redes sociais
title Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
spellingShingle Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
Puerta-Díaz, Mirelys
Stop hate for profit
Discurso de ódio
Análise de redes sociais
Análise de domínio
Análise de sentimentos
Facebook
Twitter
Discurso del odio
Análisis de redes sociales
Análisis de dominio
Análisis de sentimientos
Hate speech
Social network analysis
Domain analysis
Sentiment analysis
title_short Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
title_full Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
title_fullStr Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
title_full_unstemmed Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
title_sort Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales
author Puerta-Díaz, Mirelys
author_facet Puerta-Díaz, Mirelys
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martínez-Ávila, Daniel [UNESP]
Ovalle-Perandones, María-Antonia
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Puerta-Díaz, Mirelys
dc.subject.por.fl_str_mv Stop hate for profit
Discurso de ódio
Análise de redes sociais
Análise de domínio
Análise de sentimentos
Facebook
Twitter
Discurso del odio
Análisis de redes sociales
Análisis de dominio
Análisis de sentimientos
Hate speech
Social network analysis
Domain analysis
Sentiment analysis
topic Stop hate for profit
Discurso de ódio
Análise de redes sociais
Análise de domínio
Análise de sentimentos
Facebook
Twitter
Discurso del odio
Análisis de redes sociales
Análisis de dominio
Análisis de sentimientos
Hate speech
Social network analysis
Domain analysis
Sentiment analysis
description Este estudo aborda o fenômeno da desinformação e a disseminação do discurso de ódio nas redes sociais como prelúdio da campanha de boicote #StopHateforProfit no Facebook. Expõe os princípios teóricos conceituais do discurso de ódio, bem como as abordagens disciplinares presentes na literatura internacional. Descreve a análise de domínio e a análise de redes sociais como métodos nos quais a pesquisa se baseia para contribuir para a representação de um domínio marcado pelo ativismo e uma atividade social complementar à acadêmica que é representada em sites de redes sociais da Internet. São descritas as estratégias, técnicas e ferramentas de processamento de linguagem natural utilizadas para o processamento e análise dos dados extraídos do Twitter. Os resultados ilustram como a rede social internacional construída por meio de relacionamentos de interação neste site de rede social ajudou o Stop Hate for Profit a alcançar o sucesso como uma campanha de boicote do Facebook e rapidamente crescer para uma ampla escala internacional poucos dias após o lançamento. A narrativa geral no Twitter em torno da campanha mostrou mensagens positivas para conscientizar as principais empresas que anunciam no Facebook sobre o discurso de ódio e a desinformação como fenômenos nocivos à democracia, e também como a opinião pública fez uso de vocabulário carregado de sentimentos negativos com prevalência do medo emoções para alertar sobre as consequências que esse fenômeno causa à sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T14:07:01Z
2022-06-20T14:07:01Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/235186
33004110043P4
identifier_str_mv PUERTA-DÍAZ, Mirelys. Representación del dominio de la campaña #StopHateforProfit a partir del análisis de redes sociales. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/235186
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789805660078080