Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143538 |
Resumo: | O projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente. |
id |
UNSP_17e75cca46038b69dedc40be64eb5ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143538 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazerO projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP]Ducati, Mônica [UNESP]Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP]Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP]Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP]Chiquetto, Eliza [UNESP]Boas, Fabiana Villas [UNESP]Souza, Fernando Livramento de [UNESP]Costa, Júlio Alves [UNESP]Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP]Pagan, Luana Urbano [UNESP]Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP]Iyama, Luciana Zuardi [UNESP]Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP]Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]Santos, Naiara Abreu [UNESP]Teixeira, Rodolfo José [UNESP]Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]2016-09-01T13:58:00Z2016-09-01T13:58:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject101application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101http://hdl.handle.net/11449/1435382005-101-thiengo.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:28:30.041178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
title |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
spellingShingle |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer Thiengo, Carlos Rogério [UNESP] |
title_short |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
title_full |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
title_fullStr |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
title_full_unstemmed |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
title_sort |
Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer |
author |
Thiengo, Carlos Rogério [UNESP] |
author_facet |
Thiengo, Carlos Rogério [UNESP] Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP] Ducati, Mônica [UNESP] Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP] Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP] Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP] Chiquetto, Eliza [UNESP] Boas, Fabiana Villas [UNESP] Souza, Fernando Livramento de [UNESP] Costa, Júlio Alves [UNESP] Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP] Pagan, Luana Urbano [UNESP] Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP] Iyama, Luciana Zuardi [UNESP] Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP] Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Santos, Naiara Abreu [UNESP] Teixeira, Rodolfo José [UNESP] Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP] Ducati, Mônica [UNESP] Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP] Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP] Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP] Chiquetto, Eliza [UNESP] Boas, Fabiana Villas [UNESP] Souza, Fernando Livramento de [UNESP] Costa, Júlio Alves [UNESP] Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP] Pagan, Luana Urbano [UNESP] Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP] Iyama, Luciana Zuardi [UNESP] Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP] Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Santos, Naiara Abreu [UNESP] Teixeira, Rodolfo José [UNESP] Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiengo, Carlos Rogério [UNESP] Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP] Ducati, Mônica [UNESP] Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP] Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP] Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP] Chiquetto, Eliza [UNESP] Boas, Fabiana Villas [UNESP] Souza, Fernando Livramento de [UNESP] Costa, Júlio Alves [UNESP] Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP] Pagan, Luana Urbano [UNESP] Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP] Iyama, Luciana Zuardi [UNESP] Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP] Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP] Santos, Naiara Abreu [UNESP] Teixeira, Rodolfo José [UNESP] Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP] |
description |
O projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:00Z 2016-09-01T13:58:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101 http://hdl.handle.net/11449/143538 2005-101-thiengo.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143538 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101 2005-101-thiengo.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
101 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128657719296000 |