Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP], Ducati, Mônica [UNESP], Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP], Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP], Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP], Chiquetto, Eliza [UNESP], Boas, Fabiana Villas [UNESP], Souza, Fernando Livramento de [UNESP], Costa, Júlio Alves [UNESP], Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP], Pagan, Luana Urbano [UNESP], Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP], Iyama, Luciana Zuardi [UNESP], Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP], Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP], Santos, Naiara Abreu [UNESP], Teixeira, Rodolfo José [UNESP], Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143538
Resumo: O projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente.
id UNSP_17e75cca46038b69dedc40be64eb5ea5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143538
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazerO projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP]Ducati, Mônica [UNESP]Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP]Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP]Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP]Chiquetto, Eliza [UNESP]Boas, Fabiana Villas [UNESP]Souza, Fernando Livramento de [UNESP]Costa, Júlio Alves [UNESP]Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP]Pagan, Luana Urbano [UNESP]Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP]Iyama, Luciana Zuardi [UNESP]Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP]Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]Santos, Naiara Abreu [UNESP]Teixeira, Rodolfo José [UNESP]Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]2016-09-01T13:58:00Z2016-09-01T13:58:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject101application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101http://hdl.handle.net/11449/1435382005-101-thiengo.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T18:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:28:30.041178Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
title Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
spellingShingle Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]
title_short Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
title_full Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
title_fullStr Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
title_full_unstemmed Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
title_sort Metodologias de ensino utilizadas no projeto Futebol: educando pelo lazer
author Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]
author_facet Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]
Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP]
Ducati, Mônica [UNESP]
Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP]
Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP]
Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP]
Chiquetto, Eliza [UNESP]
Boas, Fabiana Villas [UNESP]
Souza, Fernando Livramento de [UNESP]
Costa, Júlio Alves [UNESP]
Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP]
Pagan, Luana Urbano [UNESP]
Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP]
Iyama, Luciana Zuardi [UNESP]
Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP]
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Santos, Naiara Abreu [UNESP]
Teixeira, Rodolfo José [UNESP]
Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP]
Ducati, Mônica [UNESP]
Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP]
Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP]
Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP]
Chiquetto, Eliza [UNESP]
Boas, Fabiana Villas [UNESP]
Souza, Fernando Livramento de [UNESP]
Costa, Júlio Alves [UNESP]
Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP]
Pagan, Luana Urbano [UNESP]
Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP]
Iyama, Luciana Zuardi [UNESP]
Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP]
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Santos, Naiara Abreu [UNESP]
Teixeira, Rodolfo José [UNESP]
Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]
Almeid, Carlos Augusto Corrêa de [UNESP]
Ducati, Mônica [UNESP]
Mendes, Alexander Luis Cândido [UNESP]
Viveiros, Daniel Fernandes [UNESP]
Coledam, Diogo Henrique Constantino [UNESP]
Chiquetto, Eliza [UNESP]
Boas, Fabiana Villas [UNESP]
Souza, Fernando Livramento de [UNESP]
Costa, Júlio Alves [UNESP]
Oshima, Lígia Suemi de Faria [UNESP]
Pagan, Luana Urbano [UNESP]
Teixeira, Lucas de Andrade [UNESP]
Iyama, Luciana Zuardi [UNESP]
Tanaka, Marcelo Makoto [UNESP]
Fiorini, Maria Luiza Salzani [UNESP]
Santos, Naiara Abreu [UNESP]
Teixeira, Rodolfo José [UNESP]
Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]
description O projeto Futebol: Educando pelo Lazer, realizado há 15 anos na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física da Unesp Campus de Bauru, oferece a oportunidade de crianças e adolescentes participarem de atividades que envolvam o aprendizado dos elementos do Futebol. Juntamente com o ensino da modalidade, o projeto visa contribuir na formação social dos alunos, explorando questões relacionadas à cidadania. Além das características relatadas, o projeto apresenta-se com uma oportunidade para que os graduandos em Educação Física vivenciem situações reais de intervenção, tendo como princípio as metodologias do ensino dos esportes coletivos, sendo também uma fonte de dados para pesquisas do gênero, o que possibilita a tão desejada articulação ensino-pesquisa-extensão. Atualmente o projeto tem suas atividades realizadas aos sábados no período da manhã, com duração de aproximadamente quatro horas. Apresentar e justificar as metodologias de ensino utilizadas no referido projeto. Optou-se por utilizar com os alunos de idade entre 5 e 10 anos, o método Parcial e Global (DIETRICH et al., 1984). No entendimento dos responsáveis por ministrar as atividades, os alunos pertencentes a esta faixa etária necessitam, primeiramente, desenvolver os elementos básicos relativos ao desenvolvimento motor e ao aprendizado dos fundamentos técnicos do Futebol. Para os alunos com idade entre 11 e 14 anos optou-se em utilizar predominantemente os métodos de ensino Fenômeno-Estrutural (BAYER, 1994) e Situacional (GRECO, 1998), que apresentam como característica uma abordagem centrada no ensino dos fundamentos táticos do jogo (defesa-ataque) e na solução dos problemas encontrados nas situações propostas. Com os alunos de 5 à 10 anos observa-se maior interesse quando estes vivenciam as situações criadas através dos métodos Parcial e Global, pois estas se apresentam mais prazerosas. Para os alunos com idades entre 11 e 14 anos, nota-se um grande interesse pela aula, pois os alunos são envolvidos em situações de confrontação desde o início das atividades. Entretanto, nas três primeiras aulas, os alunos apresentaram resistência ao novo modelo de ensino, sendo que no terceiro encontro, o problema enfrentado foi o cansaço físico proporcionado pelas situações colocadas (1x1, 2x1, 2x2) que se caracterizam pela alta intensidade, comprometendo o desenvolvimento das atividades realizadas posteriormente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:00Z
2016-09-01T13:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101
http://hdl.handle.net/11449/143538
2005-101-thiengo.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143538
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 101
2005-101-thiengo.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128657719296000