Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103516
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar como os componentes de quatorze sistemas de atividades no escopo do “Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (contexto multimidial telecolaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras) estão caracterizados, interagem e influenciam a continuidade ou descontinuidade das parcerias teletandem. O seu referencial teórico baseia-se nos fundamentos da aprendizagem em teletandem, seus princípios norteadores, nas normas e sugestões para realização de teletandem e, principalmente, na abordagem histórico-cultural da Teoria da Atividade. Também tem-se em consideração a teoria das metas, o componente intercultural das interações teletandem, além de outros fatores presentes nas interações decorrentes dos diferentes contextos sociais, institucionais e tecnológicos em que os participantes estão inseridos. A pesquisa em questão investiga sete pares teletandem, que interagem por períodos de um a oito meses, constituídos por uma brasileira, que foi pareada com três falantes de espanhol, e outra brasileira que interagiu com quatro falantes de inglês. Os dados foram gerados por meio de um questionário aplicado às interagentes brasileiras, gravações das interações (predominantemente chats), diários, e-mails trocados entre os participantes, os relatórios de pesquisas das interagentes brasileiras (que estavam envolvidas em iniciação científica ou estágio básico), narrativas e uma entrevista final. Um sistema de atividade primário foi estruturado, considerando uma interação prototípica de teletandem e, na triangulação dos dados, outros quatorze diferentes sistemas de atividades, específicos de cada interagente e parceria, foram caracterizados e analisados. Baseando-se nos preceitos da Teoria da Atividade, entende-se que as variáveis que influenciam a continuidade das parcerias estão relacionadas...
id UNSP_17ffc30e517f1a3e0ca1d890700fb339
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103516
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividadeLingüística aplicadaLínguas - Estudo e ensinoEnsino à distânciaApplied linguisticsEste trabalho tem por objetivo verificar como os componentes de quatorze sistemas de atividades no escopo do “Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (contexto multimidial telecolaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras) estão caracterizados, interagem e influenciam a continuidade ou descontinuidade das parcerias teletandem. O seu referencial teórico baseia-se nos fundamentos da aprendizagem em teletandem, seus princípios norteadores, nas normas e sugestões para realização de teletandem e, principalmente, na abordagem histórico-cultural da Teoria da Atividade. Também tem-se em consideração a teoria das metas, o componente intercultural das interações teletandem, além de outros fatores presentes nas interações decorrentes dos diferentes contextos sociais, institucionais e tecnológicos em que os participantes estão inseridos. A pesquisa em questão investiga sete pares teletandem, que interagem por períodos de um a oito meses, constituídos por uma brasileira, que foi pareada com três falantes de espanhol, e outra brasileira que interagiu com quatro falantes de inglês. Os dados foram gerados por meio de um questionário aplicado às interagentes brasileiras, gravações das interações (predominantemente chats), diários, e-mails trocados entre os participantes, os relatórios de pesquisas das interagentes brasileiras (que estavam envolvidas em iniciação científica ou estágio básico), narrativas e uma entrevista final. Um sistema de atividade primário foi estruturado, considerando uma interação prototípica de teletandem e, na triangulação dos dados, outros quatorze diferentes sistemas de atividades, específicos de cada interagente e parceria, foram caracterizados e analisados. Baseando-se nos preceitos da Teoria da Atividade, entende-se que as variáveis que influenciam a continuidade das parcerias estão relacionadas...This study aims to verify how the components of fourteen activity systems within the scope of “Teletandem Project: foreign languages for all” (multimidial telecollaborative context of foreign languages teaching) are characterized, interact and influence the continuity or discontinuity of teletandem partnerships. The theoretical framework is based, mainly, on the fundamentals of the teletandem learning, its guiding principles, norms and suggestions for conducting teletandem and the historical-cultural approach of the activity theory, It also incorporates the goal theory, the intercultural context of the teletandem interactions, among other factors present in the interactions related to different social, institutional and technological contexts of the participants. The research in question investigates seven teletandem partnerships, lasting from one to eight months, consisting of one Brazilian, who was pared with three speakers of Spanish, and another Brazilian who interacted with four speakers of English. Data were generated through a questionnaire applied to the Brazilian participants, recordings of interactions (predominantly internet chats), journals, e-mails exchanged among the participants, research reports of the Brazilian participants (who were involved in undergraduate research), narratives and a final interview. A primary activity system was structured considering a prototypical teletandem interaction and in the triangulation of data other fourteen different activity systems, specific to each participant and partnership, were characterized and analyzed. Based on the precepts of activity theory we understand that the variables that influence the continuity and discontinuity of the partnerships are related to: (i) a well structured Teletandem Community with professors, mediators or monitors available to assist and prepare the participants, giving support, guidelines... (Complete abstract click eletronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2012-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 f.application/pdfLUZ, Emeli Borges Pereira. Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.http://hdl.handle.net/11449/103516000706717luz_ebp_dr_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:06:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:33.050460Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
title Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
spellingShingle Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]
Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Applied linguistics
title_short Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
title_full Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
title_fullStr Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
title_full_unstemmed Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
title_sort Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade
author Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]
author_facet Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Emeli Borges Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Applied linguistics
topic Lingüística aplicada
Línguas - Estudo e ensino
Ensino à distância
Applied linguistics
description Este trabalho tem por objetivo verificar como os componentes de quatorze sistemas de atividades no escopo do “Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” (contexto multimidial telecolaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras) estão caracterizados, interagem e influenciam a continuidade ou descontinuidade das parcerias teletandem. O seu referencial teórico baseia-se nos fundamentos da aprendizagem em teletandem, seus princípios norteadores, nas normas e sugestões para realização de teletandem e, principalmente, na abordagem histórico-cultural da Teoria da Atividade. Também tem-se em consideração a teoria das metas, o componente intercultural das interações teletandem, além de outros fatores presentes nas interações decorrentes dos diferentes contextos sociais, institucionais e tecnológicos em que os participantes estão inseridos. A pesquisa em questão investiga sete pares teletandem, que interagem por períodos de um a oito meses, constituídos por uma brasileira, que foi pareada com três falantes de espanhol, e outra brasileira que interagiu com quatro falantes de inglês. Os dados foram gerados por meio de um questionário aplicado às interagentes brasileiras, gravações das interações (predominantemente chats), diários, e-mails trocados entre os participantes, os relatórios de pesquisas das interagentes brasileiras (que estavam envolvidas em iniciação científica ou estágio básico), narrativas e uma entrevista final. Um sistema de atividade primário foi estruturado, considerando uma interação prototípica de teletandem e, na triangulação dos dados, outros quatorze diferentes sistemas de atividades, específicos de cada interagente e parceria, foram caracterizados e analisados. Baseando-se nos preceitos da Teoria da Atividade, entende-se que as variáveis que influenciam a continuidade das parcerias estão relacionadas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-24
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Emeli Borges Pereira. Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/103516
000706717
luz_ebp_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv LUZ, Emeli Borges Pereira. Variáveis influenciadoras da continuidade ou descontinuidade de parcerias de Teletandem à luz da teoria da atividade. 2012. 270 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
000706717
luz_ebp_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/103516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128314176438272