Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dotto, Simony de Lena [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86954
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo descrever processos de mediação da imagem como linguagem no pensar/dizer, dizer/pensar de formador de professores na perspectiva de compreender como a imagem pode favorecer a construção de um discurso mais autoral. A pesquisa foi realizada no contexto do projeto de formação de professores da rede escolar SESI-SP, com seis formadores de professores, os quais expressaram seus percursos profissionais e os sentidos atribuídos ao ofício de formador com palavras e imagens. A construção dos dados e informações produzidas pelos sujeitos foi integrada aos fundamentos teóricos, num diálogo vivo e dinâmico como é a vida de uma pesquisa. Algumas metáforas como travessia, caminho e labirinto acompanharam o processo de produção da pesquisa, tendo como objetivo indicar a complexidade que reside no campo da formação continuada de professores e as possibilidades de novas abordagens de discurso e reflexão. As idéias de Dewey e Larrosa, Paulo Freire e Perrenoud, Vigostski, Santaellla e Pareyson embasam teoricamente os principais conceitos abordados: EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E IMAGEM-LINGUAGEM. A interpretação dos dados revelou que a imagem, como linguagem mediadora, pode ampliar e revestir de maior sentido o pensar/dizer dos formadores desde a formação seja compreendida como experiência estética do sentir, pensar e produzir sentidos. Isso significa que, muito mais que uma mera atividade a ser desempenhada pelos sujeitos a tradução da imagem em palavras agrega elementos compatíveis com a idéia da integralidade do sujeito: sentimentos, emoções, vivências e saberes construídos. Nessa perspectiva, a imagem desvelou um sujeito mais inteiro, revestindo de sentido suas palavras. Todo o percurso de investigação contou com um pesquisador que também viveu o processo de reinvenção de seu pensamento e discurso por meio da linguagem-imagem-tradução.
id UNSP_1803779e7b1e2dba55dc48e5e8c4b29d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86954
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professoresProfessores - FormaçãoLinguagemFormationAesthetic experienceLanguageWord and imageEsta pesquisa teve por objetivo descrever processos de mediação da imagem como linguagem no pensar/dizer, dizer/pensar de formador de professores na perspectiva de compreender como a imagem pode favorecer a construção de um discurso mais autoral. A pesquisa foi realizada no contexto do projeto de formação de professores da rede escolar SESI-SP, com seis formadores de professores, os quais expressaram seus percursos profissionais e os sentidos atribuídos ao ofício de formador com palavras e imagens. A construção dos dados e informações produzidas pelos sujeitos foi integrada aos fundamentos teóricos, num diálogo vivo e dinâmico como é a vida de uma pesquisa. Algumas metáforas como travessia, caminho e labirinto acompanharam o processo de produção da pesquisa, tendo como objetivo indicar a complexidade que reside no campo da formação continuada de professores e as possibilidades de novas abordagens de discurso e reflexão. As idéias de Dewey e Larrosa, Paulo Freire e Perrenoud, Vigostski, Santaellla e Pareyson embasam teoricamente os principais conceitos abordados: EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E IMAGEM-LINGUAGEM. A interpretação dos dados revelou que a imagem, como linguagem mediadora, pode ampliar e revestir de maior sentido o pensar/dizer dos formadores desde a formação seja compreendida como experiência estética do sentir, pensar e produzir sentidos. Isso significa que, muito mais que uma mera atividade a ser desempenhada pelos sujeitos a tradução da imagem em palavras agrega elementos compatíveis com a idéia da integralidade do sujeito: sentimentos, emoções, vivências e saberes construídos. Nessa perspectiva, a imagem desvelou um sujeito mais inteiro, revestindo de sentido suas palavras. Todo o percurso de investigação contou com um pesquisador que também viveu o processo de reinvenção de seu pensamento e discurso por meio da linguagem-imagem-tradução.This research has the objective of describing the processes of images as language of thinking/saying, saying/thinking of formators of teachers in the perspective of understanding as the image can favor the construction of a more authorial speech. The research was done in the context of the project of formation of teachers from the escolar group SESI-SP, with six formators of teachers, that expressed their professional route and the senses attributed to the trade of formators with words and images. The construction of the information done by people was integrated to the theoretical fundamentals, in a living and dynamic dialogue like it is the life of a research. Some metaphors like passages, way and labyrinth follow the process of the production of the research, having as object to indicate the complexity that resides in the field of the continuous formation of teachers and the possibilities of new approaches of the speech and reflexion. The ideas of Dewey and Larrosa, Paulo Freire and Perrenoud, Vigostski, Santaella and Pareyson confirm theoretically the principal concepts deal: experience, formation and image-language. The interpretation of the information revealed that the image, as the language, can enlarge and cover the biggest sense the thinking/saying of formators since the formation be understandable as aesthetic experience of feeling, thinking and producing senses. This means that, more than an activity to be done by people to translate the image in words with compatible elements with the idea of the total person: feelings, emotions and knows constructed. By this perspective, the image showed a more complete person, his/her words covered of senses. All the route of investigation counted with a researcher that also lived the process of the reinvention of his/her thought and the speech by the way of language-image-translation.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luiza Helena Christov da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dotto, Simony de Lena [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2009-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 f.: il.application/pdfDOTTO, Simony de Lena. Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores. 2009. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86954000595538dotto_sl_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86954Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:47.758638Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
title Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
spellingShingle Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
Dotto, Simony de Lena [UNESP]
Professores - Formação
Linguagem
Formation
Aesthetic experience
Language
Word and image
title_short Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
title_full Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
title_fullStr Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
title_full_unstemmed Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
title_sort Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores
author Dotto, Simony de Lena [UNESP]
author_facet Dotto, Simony de Lena [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luiza Helena Christov da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dotto, Simony de Lena [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Linguagem
Formation
Aesthetic experience
Language
Word and image
topic Professores - Formação
Linguagem
Formation
Aesthetic experience
Language
Word and image
description Esta pesquisa teve por objetivo descrever processos de mediação da imagem como linguagem no pensar/dizer, dizer/pensar de formador de professores na perspectiva de compreender como a imagem pode favorecer a construção de um discurso mais autoral. A pesquisa foi realizada no contexto do projeto de formação de professores da rede escolar SESI-SP, com seis formadores de professores, os quais expressaram seus percursos profissionais e os sentidos atribuídos ao ofício de formador com palavras e imagens. A construção dos dados e informações produzidas pelos sujeitos foi integrada aos fundamentos teóricos, num diálogo vivo e dinâmico como é a vida de uma pesquisa. Algumas metáforas como travessia, caminho e labirinto acompanharam o processo de produção da pesquisa, tendo como objetivo indicar a complexidade que reside no campo da formação continuada de professores e as possibilidades de novas abordagens de discurso e reflexão. As idéias de Dewey e Larrosa, Paulo Freire e Perrenoud, Vigostski, Santaellla e Pareyson embasam teoricamente os principais conceitos abordados: EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E IMAGEM-LINGUAGEM. A interpretação dos dados revelou que a imagem, como linguagem mediadora, pode ampliar e revestir de maior sentido o pensar/dizer dos formadores desde a formação seja compreendida como experiência estética do sentir, pensar e produzir sentidos. Isso significa que, muito mais que uma mera atividade a ser desempenhada pelos sujeitos a tradução da imagem em palavras agrega elementos compatíveis com a idéia da integralidade do sujeito: sentimentos, emoções, vivências e saberes construídos. Nessa perspectiva, a imagem desvelou um sujeito mais inteiro, revestindo de sentido suas palavras. Todo o percurso de investigação contou com um pesquisador que também viveu o processo de reinvenção de seu pensamento e discurso por meio da linguagem-imagem-tradução.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-19
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOTTO, Simony de Lena. Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores. 2009. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86954
000595538
dotto_sl_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv DOTTO, Simony de Lena. Novas formas de pensar/dizer, dizer/pensar: a imagem como linguagem mediadora da experiência do formador de professores. 2009. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
000595538
dotto_sl_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f.: il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129033808904192