As representações sociais de educação física na visão de diferentes atores escolares: alunos, professores e gestores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180636 |
Resumo: | A Educação Física-EF escolar, apesar de consolidada no cenário da educação brasileira e no cenário científico ser reconhecida como produtora de saberes, quando comparada a vertentes da área e situações do cotidiano escolar, não apresenta o mesmo status e é tratada com certo menosprezo, contribuindo para uma desestima dos profissionais e desvalorização da mesma. Á medida que as relações na escola se dão no formato de teia na qual existem trocas de saberes, crenças e significados a todo tempo, e considerando tal ambiente possuidor de uma cultura própria com normas, regras, valores, investigar o cotidiano, suas relações, e concepções ali construídas e disseminadas, pode nos ajudar a compreender aspectos para além dos muros da escola. Nesse sentido, a pesquisa busca identificar as representações sociais de EF na visão dos diferentes atores escolares, quais sejam, alunos, professores e gestores, buscando a definição da mesma, a origem dos entendimentos, o que os legitimam, a relação entre a EF e os demais componentes curriculares, e evidenciar as crenças sobre a área na fala dos atores. Para tal, foi-se escolhida a pesquisa qualitativa, descritiva. Como instrumentos de coleta foram selecionados o questionário e o grupo focal (GF). Antes da coleta, tais instrumentos passaram por um processo de validação de conteúdo e um teste piloto, e, assim que aprovados, deu-se início ao trabalho de campo. A pesquisa englobou a participação de 3 escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais do município de Rio Claro- SP, totalizando 20 alunos, 12 professoras pedagogas, 9 professores de EF e 7 gestores (diretores e coordenadores). Os resultados mostram que cada grupo possui uma concepção de Educação Física, sendo que alguns deles compartilham suas concepções, e que termos como esporte, brincadeiras, movimento são associados à área em todos os grupos. Sobre a conexão com os demais componentes curriculares, a relação interdisciplinar é referida, mas aparece muitas vezes com um discurso de utilidade, sendo a EF vista como possibilidade de melhora dos alunos em questões não exatamente associadas à área. Ainda que as cobranças burocráticas das escolas busquem estabelecer semelhanças entre as disciplinas, muitos consideram que a Educação Física sofre alguma discriminação com relação a determinados conteúdos e tais acontecimentos são justificados pela cobrança de índices nacionais. A origem dos entendimentos diz que muito se é construído enquanto aluno, das experiências vividas na escola, na formação inicial, e na experiencia cotidiana, o que ressalta a importância de olhar para tais realidades a fim de transformá-la. |
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As representações sociais de educação física na visão de diferentes atores escolares: alunos, professores e gestoresScholar physical education social representations through the perspective of the different school actors, students, teachers and managersEducação física escolarConcepçõesCultura escolarRepresentações sociaisCrenças do senso comumSchool physical educationConceptionsSchool cultureCommon sense beliefsSocial representationA Educação Física-EF escolar, apesar de consolidada no cenário da educação brasileira e no cenário científico ser reconhecida como produtora de saberes, quando comparada a vertentes da área e situações do cotidiano escolar, não apresenta o mesmo status e é tratada com certo menosprezo, contribuindo para uma desestima dos profissionais e desvalorização da mesma. Á medida que as relações na escola se dão no formato de teia na qual existem trocas de saberes, crenças e significados a todo tempo, e considerando tal ambiente possuidor de uma cultura própria com normas, regras, valores, investigar o cotidiano, suas relações, e concepções ali construídas e disseminadas, pode nos ajudar a compreender aspectos para além dos muros da escola. Nesse sentido, a pesquisa busca identificar as representações sociais de EF na visão dos diferentes atores escolares, quais sejam, alunos, professores e gestores, buscando a definição da mesma, a origem dos entendimentos, o que os legitimam, a relação entre a EF e os demais componentes curriculares, e evidenciar as crenças sobre a área na fala dos atores. Para tal, foi-se escolhida a pesquisa qualitativa, descritiva. Como instrumentos de coleta foram selecionados o questionário e o grupo focal (GF). Antes da coleta, tais instrumentos passaram por um processo de validação de conteúdo e um teste piloto, e, assim que aprovados, deu-se início ao trabalho de campo. A pesquisa englobou a participação de 3 escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais do município de Rio Claro- SP, totalizando 20 alunos, 12 professoras pedagogas, 9 professores de EF e 7 gestores (diretores e coordenadores). Os resultados mostram que cada grupo possui uma concepção de Educação Física, sendo que alguns deles compartilham suas concepções, e que termos como esporte, brincadeiras, movimento são associados à área em todos os grupos. Sobre a conexão com os demais componentes curriculares, a relação interdisciplinar é referida, mas aparece muitas vezes com um discurso de utilidade, sendo a EF vista como possibilidade de melhora dos alunos em questões não exatamente associadas à área. Ainda que as cobranças burocráticas das escolas busquem estabelecer semelhanças entre as disciplinas, muitos consideram que a Educação Física sofre alguma discriminação com relação a determinados conteúdos e tais acontecimentos são justificados pela cobrança de índices nacionais. A origem dos entendimentos diz que muito se é construído enquanto aluno, das experiências vividas na escola, na formação inicial, e na experiencia cotidiana, o que ressalta a importância de olhar para tais realidades a fim de transformá-la.Although already consolidate in the Brazilian educational and scientific scenarios as a producer of knowledge, when compared to the ramification of the area and situations of the school routine, the school physical education-PE does not present the same status and is often treated with some disdain, which contributes to a underestimation of its professionals and its overall devaluation. Assuming that relationships at school are set in a web format in which permanently occurs exchanges of knowledge, beliefs and meanings, and considering this environment as having a specific culture with norms, rules and values; investigating the everyday practices, its relations and meanings, both built and disseminated, may help us understanding aspects beyond the school walls. In that sense, the research looks forward to identify the PE social representations through the perspective of the different school actors, students, teachers and managers, seeking its definition, the origin of their understandings, what legitimates them, the relation between PE and other curricular components, as well as to evidence the beliefs of this area in the actors speech. To do so, the qualitative, descriptive research was chosen. Question forms and Focal Groups (FG) were chosen as data collection instruments. Before the data collection, those instruments passed through a content validation process and a pilot test, and, right after they were approved, the field work started. The research encompassed the participation of 3 elementary municipal schools in the city of Rio Claro-SP, in a total of 20 students, 12 teachers, 9 PE teachers and 7 school managers (principals and pedagogical coordinators). The results show that each group has a conception about Physical Education, some of which sharing its conceptions; showing also that terms like sports, recreation and movement are associated with the area in all groups. Regarding the connection with other curricular components, the interdisciplinary relation is referred, but often in a utility discourse, with PE being seen as an improvement chance for students in fields not exactly associated with the area. Although the bureaucratic duties in schools seek to establish similarities among different taught subjects, many consider that PE suffers some sort of discrimination regarding certain contents, and such events are justified by the charges of national rating. The origin of the understandings says that a much of them are built as a student, from experiences lived at school, from the initial training and from everyday experience, which highlights the importance of looking at these realities in order to transform it.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Varanda, Sarai Schmidt [UNESP]2019-02-01T17:11:52Z2019-02-01T17:11:52Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18063600091223333004137062P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:14:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:49.560891Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A Educação Física-EF escolar, apesar de consolidada no cenário da educação brasileira e no cenário científico ser reconhecida como produtora de saberes, quando comparada a vertentes da área e situações do cotidiano escolar, não apresenta o mesmo status e é tratada com certo menosprezo, contribuindo para uma desestima dos profissionais e desvalorização da mesma. Á medida que as relações na escola se dão no formato de teia na qual existem trocas de saberes, crenças e significados a todo tempo, e considerando tal ambiente possuidor de uma cultura própria com normas, regras, valores, investigar o cotidiano, suas relações, e concepções ali construídas e disseminadas, pode nos ajudar a compreender aspectos para além dos muros da escola. Nesse sentido, a pesquisa busca identificar as representações sociais de EF na visão dos diferentes atores escolares, quais sejam, alunos, professores e gestores, buscando a definição da mesma, a origem dos entendimentos, o que os legitimam, a relação entre a EF e os demais componentes curriculares, e evidenciar as crenças sobre a área na fala dos atores. Para tal, foi-se escolhida a pesquisa qualitativa, descritiva. Como instrumentos de coleta foram selecionados o questionário e o grupo focal (GF). Antes da coleta, tais instrumentos passaram por um processo de validação de conteúdo e um teste piloto, e, assim que aprovados, deu-se início ao trabalho de campo. A pesquisa englobou a participação de 3 escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais do município de Rio Claro- SP, totalizando 20 alunos, 12 professoras pedagogas, 9 professores de EF e 7 gestores (diretores e coordenadores). Os resultados mostram que cada grupo possui uma concepção de Educação Física, sendo que alguns deles compartilham suas concepções, e que termos como esporte, brincadeiras, movimento são associados à área em todos os grupos. Sobre a conexão com os demais componentes curriculares, a relação interdisciplinar é referida, mas aparece muitas vezes com um discurso de utilidade, sendo a EF vista como possibilidade de melhora dos alunos em questões não exatamente associadas à área. Ainda que as cobranças burocráticas das escolas busquem estabelecer semelhanças entre as disciplinas, muitos consideram que a Educação Física sofre alguma discriminação com relação a determinados conteúdos e tais acontecimentos são justificados pela cobrança de índices nacionais. A origem dos entendimentos diz que muito se é construído enquanto aluno, das experiências vividas na escola, na formação inicial, e na experiencia cotidiana, o que ressalta a importância de olhar para tais realidades a fim de transformá-la. |
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