Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanez, Fernanda Joly [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Franco, Dathie de Mello [UNESP], Silva, Marisa [UNESP], Silva, Paulo Adilson da [UNESP], Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/219
http://hdl.handle.net/11449/143315
Resumo: Introdução: Trata-se de um projeto de extensão universitária realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis oferecido a adolescentes considerados em situação de risco pessoal e social. O projeto denomina-se Adolescer e é fundamentado nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual são desenvolvidas atividades esportivas, de lazer e cultura em período complementar ao horário escolar. Dentre essas atividades é fornecido um atendimento psicológico a esses adolescentes aos moldes de uma clínica ampliada, que visa promover aos mesmos um bem-estar bio-psico-social, incluindo elementos subjetivos, instigando-os a terem uma participação ativa em seu espaço territorial. Objetivos: Exercer uma prática de atendimento grupal com adolescentes buscando novas formas de atuação clínica em sintonia com a demanda, além de proporcionar aos atendidos um espaço para a expressão e posterior resignificação de sentimentos e subjetividades suscitados pelas vivências cotidianas, através da estimulação da criatividade bem como da expressão individual e grupal. Foi oferecido um espaço de escuta para os mesmos, por meio do qual buscava-se intensificar a convivência grupal e instigar debates e reflexões sobre temas referentes à adolescência. Métodos: O trabalho foi realizado por estagiários que coordenavam um grupo de, em média, 10 adolescentes cujas idades variavam entre 12 e 17 anos. Cada encontro tinha duração média de 1:30 hora. Para a efetivação das ações, as atividades foram realizadas por meio de oficinas que objetivavam primeiramente promover uma melhor integração grupal através de jogos, seguida da discussão de temas como identidade, violência, educação (relações escolares), sexualidade, cidadania, preconceitos, profissões e família. Utilizamos outros recursos como: filmes, músicas, passeios, sucatas, entre outros. Estes estagiários alunos da Graduação em Psicologia participavam, semanalmente, de supervisão teórico/prática com a docente da UNESP responsável pela coordenação do projeto. Resultados: Os estagiários puderam observar uma melhora significativa na convivência entre os membros do grupo e o vinculo estabelecido entre ambos teve grande importância na realização do trabalho, visto que proporcionou uma melhor condução das atividades e um espaço aberto para a escuta da demanda dos mesmos. Os debates propostos os instigaram a refletir e construir suas próprias idéias acerca das questões que permeiam o mundo em que vivemos, e como se posicionam frente a elas. Salientamos que é relevante uma continuidade das atividades já que é um dos poucos espaços proporcionados aos adolescentes em que podem colocar o que pensam, questionar valores e conhecer outros pontos de vista.
id UNSP_182a1c5bff1ae9b15347165cea8ecddd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143315
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto socialHumanasSaúdeIntrodução: Trata-se de um projeto de extensão universitária realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis oferecido a adolescentes considerados em situação de risco pessoal e social. O projeto denomina-se Adolescer e é fundamentado nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual são desenvolvidas atividades esportivas, de lazer e cultura em período complementar ao horário escolar. Dentre essas atividades é fornecido um atendimento psicológico a esses adolescentes aos moldes de uma clínica ampliada, que visa promover aos mesmos um bem-estar bio-psico-social, incluindo elementos subjetivos, instigando-os a terem uma participação ativa em seu espaço territorial. Objetivos: Exercer uma prática de atendimento grupal com adolescentes buscando novas formas de atuação clínica em sintonia com a demanda, além de proporcionar aos atendidos um espaço para a expressão e posterior resignificação de sentimentos e subjetividades suscitados pelas vivências cotidianas, através da estimulação da criatividade bem como da expressão individual e grupal. Foi oferecido um espaço de escuta para os mesmos, por meio do qual buscava-se intensificar a convivência grupal e instigar debates e reflexões sobre temas referentes à adolescência. Métodos: O trabalho foi realizado por estagiários que coordenavam um grupo de, em média, 10 adolescentes cujas idades variavam entre 12 e 17 anos. Cada encontro tinha duração média de 1:30 hora. Para a efetivação das ações, as atividades foram realizadas por meio de oficinas que objetivavam primeiramente promover uma melhor integração grupal através de jogos, seguida da discussão de temas como identidade, violência, educação (relações escolares), sexualidade, cidadania, preconceitos, profissões e família. Utilizamos outros recursos como: filmes, músicas, passeios, sucatas, entre outros. Estes estagiários alunos da Graduação em Psicologia participavam, semanalmente, de supervisão teórico/prática com a docente da UNESP responsável pela coordenação do projeto. Resultados: Os estagiários puderam observar uma melhora significativa na convivência entre os membros do grupo e o vinculo estabelecido entre ambos teve grande importância na realização do trabalho, visto que proporcionou uma melhor condução das atividades e um espaço aberto para a escuta da demanda dos mesmos. Os debates propostos os instigaram a refletir e construir suas próprias idéias acerca das questões que permeiam o mundo em que vivemos, e como se posicionam frente a elas. Salientamos que é relevante uma continuidade das atividades já que é um dos poucos espaços proporcionados aos adolescentes em que podem colocar o que pensam, questionar valores e conhecer outros pontos de vista.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia Clínica, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milanez, Fernanda Joly [UNESP]Franco, Dathie de Mello [UNESP]Silva, Marisa [UNESP]Silva, Paulo Adilson da [UNESP]Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]2016-08-24T12:44:08Z2016-08-24T12:44:08Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject26application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/219Revista Ciência em Extensão, v. 3, p. 26, 2007.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143315ISSN1679-4605-2007-03-01-26.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:05:15.759127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
title Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
spellingShingle Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
Milanez, Fernanda Joly [UNESP]
Humanas
Saúde
title_short Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
title_full Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
title_fullStr Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
title_full_unstemmed Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
title_sort Adolescência em questão: um trabalho de psicologia realizado em um projeto social
author Milanez, Fernanda Joly [UNESP]
author_facet Milanez, Fernanda Joly [UNESP]
Franco, Dathie de Mello [UNESP]
Silva, Marisa [UNESP]
Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
author_role author
author2 Franco, Dathie de Mello [UNESP]
Silva, Marisa [UNESP]
Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Milanez, Fernanda Joly [UNESP]
Franco, Dathie de Mello [UNESP]
Silva, Marisa [UNESP]
Silva, Paulo Adilson da [UNESP]
Rogone, Heloísa Maria Heradão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Saúde
topic Humanas
Saúde
description Introdução: Trata-se de um projeto de extensão universitária realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis oferecido a adolescentes considerados em situação de risco pessoal e social. O projeto denomina-se Adolescer e é fundamentado nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual são desenvolvidas atividades esportivas, de lazer e cultura em período complementar ao horário escolar. Dentre essas atividades é fornecido um atendimento psicológico a esses adolescentes aos moldes de uma clínica ampliada, que visa promover aos mesmos um bem-estar bio-psico-social, incluindo elementos subjetivos, instigando-os a terem uma participação ativa em seu espaço territorial. Objetivos: Exercer uma prática de atendimento grupal com adolescentes buscando novas formas de atuação clínica em sintonia com a demanda, além de proporcionar aos atendidos um espaço para a expressão e posterior resignificação de sentimentos e subjetividades suscitados pelas vivências cotidianas, através da estimulação da criatividade bem como da expressão individual e grupal. Foi oferecido um espaço de escuta para os mesmos, por meio do qual buscava-se intensificar a convivência grupal e instigar debates e reflexões sobre temas referentes à adolescência. Métodos: O trabalho foi realizado por estagiários que coordenavam um grupo de, em média, 10 adolescentes cujas idades variavam entre 12 e 17 anos. Cada encontro tinha duração média de 1:30 hora. Para a efetivação das ações, as atividades foram realizadas por meio de oficinas que objetivavam primeiramente promover uma melhor integração grupal através de jogos, seguida da discussão de temas como identidade, violência, educação (relações escolares), sexualidade, cidadania, preconceitos, profissões e família. Utilizamos outros recursos como: filmes, músicas, passeios, sucatas, entre outros. Estes estagiários alunos da Graduação em Psicologia participavam, semanalmente, de supervisão teórico/prática com a docente da UNESP responsável pela coordenação do projeto. Resultados: Os estagiários puderam observar uma melhora significativa na convivência entre os membros do grupo e o vinculo estabelecido entre ambos teve grande importância na realização do trabalho, visto que proporcionou uma melhor condução das atividades e um espaço aberto para a escuta da demanda dos mesmos. Os debates propostos os instigaram a refletir e construir suas próprias idéias acerca das questões que permeiam o mundo em que vivemos, e como se posicionam frente a elas. Salientamos que é relevante uma continuidade das atividades já que é um dos poucos espaços proporcionados aos adolescentes em que podem colocar o que pensam, questionar valores e conhecer outros pontos de vista.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2016-08-24T12:44:08Z
2016-08-24T12:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/219
Revista Ciência em Extensão, v. 3, p. 26, 2007.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143315
ISSN1679-4605-2007-03-01-26.pdf
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/219
http://hdl.handle.net/11449/143315
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 3, p. 26, 2007.
1679-4605
ISSN1679-4605-2007-03-01-26.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128892401090560