Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203268 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf |
Resumo: | The present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain. |
id |
UNSP_182f39be5c667ee9fe8b8cb8820d667d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203268 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partidoEducação - HistóriaProjetos de leiEducação - LegislaçãoLegislaçãoEducationThe present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain.O presente estudo tem como objetivo levantar e analisar a opinião dos professores a respeito do Projeto de Lei nº867/2015 - Escola Sem Partido. Isso porque, sendo este um projeto de lei que interfere diretamente na liberdade e no trabalho docente, torna-se de extrema relevância compreender qual o grau de entendimento sobre e como interpretam suas clausulas. Para isso, foram consultados 21 professores da educação básica, Ensino Fundamental I e Ensino Médio, da rede pública (municipal e estadual) e privada. Os dados foram coletados por meio de questionário, que abordava aspectos pessoais, com o fim de elaborar o perfil do entrevistado e questões relacionadas ao projeto em questão. Diante disso, ficou claro que os professores não estão completamente conscientes das respostas dadas acerca do projeto. Muitos deles são movidos por crenças políticas que fazem com que abdiquem dos próprios direitos por convicção de que tal proposta trará benefícios, mesmo que esses sejam incertos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]2021-03-10T12:56:15Z2021-03-10T12:56:15Z2018-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis150 f.application/pdfRONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203268990009115240206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T12:38:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:06.551303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
title |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
spellingShingle |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP] Educação - História Projetos de lei Educação - Legislação Legislação Education |
title_short |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
title_full |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
title_fullStr |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
title_sort |
Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido |
author |
Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP] |
author_facet |
Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Vitor [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História Projetos de lei Educação - Legislação Legislação Education |
topic |
Educação - História Projetos de lei Educação - Legislação Legislação Education |
description |
The present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 2021-03-10T12:56:15Z 2021-03-10T12:56:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018. http://hdl.handle.net/11449/203268 990009115240206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf |
identifier_str_mv |
RONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018. 990009115240206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203268 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128241098031104 |