Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203268
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf
Resumo: The present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain.
id UNSP_182f39be5c667ee9fe8b8cb8820d667d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203268
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partidoEducação - HistóriaProjetos de leiEducação - LegislaçãoLegislaçãoEducationThe present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain.O presente estudo tem como objetivo levantar e analisar a opinião dos professores a respeito do Projeto de Lei nº867/2015 - Escola Sem Partido. Isso porque, sendo este um projeto de lei que interfere diretamente na liberdade e no trabalho docente, torna-se de extrema relevância compreender qual o grau de entendimento sobre e como interpretam suas clausulas. Para isso, foram consultados 21 professores da educação básica, Ensino Fundamental I e Ensino Médio, da rede pública (municipal e estadual) e privada. Os dados foram coletados por meio de questionário, que abordava aspectos pessoais, com o fim de elaborar o perfil do entrevistado e questões relacionadas ao projeto em questão. Diante disso, ficou claro que os professores não estão completamente conscientes das respostas dadas acerca do projeto. Muitos deles são movidos por crenças políticas que fazem com que abdiquem dos próprios direitos por convicção de que tal proposta trará benefícios, mesmo que esses sejam incertos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]2021-03-10T12:56:15Z2021-03-10T12:56:15Z2018-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis150 f.application/pdfRONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203268990009115240206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T12:38:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203268Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:03:06.551303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
title Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
spellingShingle Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]
Educação - História
Projetos de lei
Educação - Legislação
Legislação
Education
title_short Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
title_full Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
title_fullStr Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
title_full_unstemmed Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
title_sort Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido
author Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]
author_facet Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncon, Letícia Yane Zago [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Projetos de lei
Educação - Legislação
Legislação
Education
topic Educação - História
Projetos de lei
Educação - Legislação
Legislação
Education
description The present study aims to raise and analyze the opinion of teachers about the bill n°867/2015 - School Without Party. That because, this being a bill that interferes directly in the freedom and the work of the teacher, it becomes extremely relevant to understand the degree of understanding and how they interpret their clauses. For this purpose, 21 teachers from basic education, primary education and secondary education were consulted, from the public network (municipal and state) and private. The data has been collected through a questionnaire which approach with personal aspects, in order to elaborate the profile of the interviewee and questions related to the project in question. Faced with this, it became clear that teachers are not fully aware of the answers given about the project. Many of them are driven by political beliefs that lead them to abandon their rights because of the conviction that such a proposal will bring benefits, even if they are uncertain.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
2021-03-10T12:56:15Z
2021-03-10T12:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203268
990009115240206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf
identifier_str_mv RONCON, Letícia Yane Zago. Um estudo sobre a compreensão dos professores a respeito do projeto de lei nº867/2015: escola sem partido. 2018. 150 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.
990009115240206341
url http://hdl.handle.net/11449/203268
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-01-28/000911524.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128241098031104