Faces do feminino em As Horas, de Michael Cunningham
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154863 |
Resumo: | A arte pós-moderna caracteriza-se, segundo a teórica literária canadense Linda Hutcheon, por promover uma revisita e uma revisão crítica de textos e demais manifestações discursivas do passado, e por transpô-los a novos cenários e lhes conferir renovados vieses e nuances. A narrativa As Horas (The Hours, 1998), de autoria do norte-americano Michael Cunningham (1952 --), pode ser tomada como representante dessa estética, posto que se vale, tanto estrutural quanto tematicamente, de Mrs. Dalloway (1925), um dos romances canônicos do modernismo em língua inglesa, e produção de destaque em meio ao opus literário de Virginia Woolf (1882 – 1941), para sua composição. Intenta-se, no presente trabalho, promover uma análise do livro As Horas, objetivando investigar, sobretudo, como se articulam as representações do feminino na supracitada obra; para tanto, recorre-se a teorias e críticas feministas anglo-americanas e a pressupostos teóricos relativos à ficção pós-moderna. Procura-se salientar, ainda, a emergência do espólio crítico-literário woolfiano — enfatizando, principalmente, sua escrita ensaística e suas concepções feministas — na contemporaneidade. |
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Faces do feminino em As Horas, de Michael CunninghamFaces of the feminine in The Hours, by Michael CunninghamPós-ModernismoFeminismoVirginia WoolfVirginia WoolfRepresentações do femininoPostmodernismFeminismRepresentations of the feminineThe hoursA arte pós-moderna caracteriza-se, segundo a teórica literária canadense Linda Hutcheon, por promover uma revisita e uma revisão crítica de textos e demais manifestações discursivas do passado, e por transpô-los a novos cenários e lhes conferir renovados vieses e nuances. A narrativa As Horas (The Hours, 1998), de autoria do norte-americano Michael Cunningham (1952 --), pode ser tomada como representante dessa estética, posto que se vale, tanto estrutural quanto tematicamente, de Mrs. Dalloway (1925), um dos romances canônicos do modernismo em língua inglesa, e produção de destaque em meio ao opus literário de Virginia Woolf (1882 – 1941), para sua composição. Intenta-se, no presente trabalho, promover uma análise do livro As Horas, objetivando investigar, sobretudo, como se articulam as representações do feminino na supracitada obra; para tanto, recorre-se a teorias e críticas feministas anglo-americanas e a pressupostos teóricos relativos à ficção pós-moderna. Procura-se salientar, ainda, a emergência do espólio crítico-literário woolfiano — enfatizando, principalmente, sua escrita ensaística e suas concepções feministas — na contemporaneidade.The postmodern art is characterized, accordingly to the Canadian literary theorist Linda Hutcheon, by the revision and critical evaluation of texts and other discursive manifestations of the past, and by their transposition to new scenarios, in which they gain renewed signification. The narrative The Hours (1998), from the North-American writer Michael Cunningham (1952 --), can be seen as a representative of this aesthetic, since it recalls both structurally and thematically the novel Mrs. Dalloway (1925), one of the seminal works of modernism written in English, and prominent production amid the literary opus of Virginia Woolf (1882 - 1941), for its composition. In the present work, we intend to analyze the book The Hours, aiming to investigate, above all, how the representations of the feminine are articulated in the aforementioned work, and, to this end, we depart from Anglo-American feminist theories, as well as critiques and theoretical discussions about postmodern fiction. It is also intended to highlight the emergence of the Woolfian critical-literary collection — emphasizing, mainly, her essayist production and her feminist conceptions — in contemporaneity.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133881/2016-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Aparecido Donizete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Laís Rodrigues Alves [UNESP]2018-08-15T16:47:13Z2018-08-15T16:47:13Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15486300090695033004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154863Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:44:25.286623Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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