Fundamentos psicológicos da noção de competência e a formação de professores
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139962 |
Resumo: | Este ensaio aborda o referencial teórico psicológico piagetiano e suas articulações teóricas com a noção de competência (NC), um dos eixos principais da formação de professores. O objetivo é organizar uma síntese com a finalidade de caracterizar as principais noções e processos psicológicos na constituição da NC como subsídio aos estudos na área de formação de professores. O ensaio foi elaborado com metodologia de trabalho teórico, articulando de forma teórica o pensamento piagetiano, o habitus de Bourdieu e a noção de competência analisada de uma perspectiva da área de formação de professores e seus referenciais teóricos. Observou-se que os referenciais psicológicos não podem ser estudados à margem dos sociológicos, pois, ao serem isolados, ficariam destituídos de sentido. Como componentes do referencial teórico da NC, os esquemas de pensamento e de ação constituem os elementos que permitem pensar a prática dos professores como formação de um habitus docente. Este, ao mesmo tempo, formador e formado, inclui o passado histórico, unindo o social e o mental, o individual e o social, possibilitando a ação, a criação e a inovação. |
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