Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96695 |
Resumo: | A presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados... |
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Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente PrudenteGeografiaMão-de-obraAcessibilidadeProdução do espaçoTransporte público coletivoInterações espaciaisMobilidadePublic transportationSpatial interactionsAccessibility and mobilityThe value of the work forceProduction of spaceA presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados...This dissertation aims at discussing the public transportation in the cities of Bauru, Marília and Presidente Prudente in the State of São Paulo, from the analysis of concrete elements that interact on the creation of deep inequalities in access to the city, what damages the various categories of spatial interactions and, as a consequence, impairs the town itself as a general condition of production and general condition of social reproduction. These towns stand out regionally by the intermediary role that they assume in the urban network in São Paulo, as well as their prominence in the trade and service sectors. There is also evidence, however, of historical negligence of the state regarding the provision of high quality public services. The new dynamics of the Brazilian economy, bringing new demands for productivity and versatility of workers, makes it imperative to improve the quality of public services directed to the expanded reproduction of the workforce and, among these, the public transportation. The public transportation by bus requires specific infrastructure and the adaptation of movement infrastructure in order to guarantee that the highest efficiency of spatial interactions is achieved, given congestion of the road space by private vehicles... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Márcio Rogério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]2014-06-11T19:28:25Z2014-06-11T19:28:25Z2011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvii, 282 f. : il.application/pdfGIRALDI COCCO, Rodrigo. Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente. 2011. xvii, 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/96695000642818cocco_rg_me_prud.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:47:41.481755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados... |
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