Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96695
Resumo: A presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados...
id UNSP_19f46a7ea28a45bfac460c102f01266a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96695
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente PrudenteGeografiaMão-de-obraAcessibilidadeProdução do espaçoTransporte público coletivoInterações espaciaisMobilidadePublic transportationSpatial interactionsAccessibility and mobilityThe value of the work forceProduction of spaceA presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados...This dissertation aims at discussing the public transportation in the cities of Bauru, Marília and Presidente Prudente in the State of São Paulo, from the analysis of concrete elements that interact on the creation of deep inequalities in access to the city, what damages the various categories of spatial interactions and, as a consequence, impairs the town itself as a general condition of production and general condition of social reproduction. These towns stand out regionally by the intermediary role that they assume in the urban network in São Paulo, as well as their prominence in the trade and service sectors. There is also evidence, however, of historical negligence of the state regarding the provision of high quality public services. The new dynamics of the Brazilian economy, bringing new demands for productivity and versatility of workers, makes it imperative to improve the quality of public services directed to the expanded reproduction of the workforce and, among these, the public transportation. The public transportation by bus requires specific infrastructure and the adaptation of movement infrastructure in order to guarantee that the highest efficiency of spatial interactions is achieved, given congestion of the road space by private vehicles... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Márcio Rogério [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]2014-06-11T19:28:25Z2014-06-11T19:28:25Z2011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvii, 282 f. : il.application/pdfGIRALDI COCCO, Rodrigo. Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente. 2011. xvii, 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.http://hdl.handle.net/11449/96695000642818cocco_rg_me_prud.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:47:41.481755Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
title Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
spellingShingle Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]
Geografia
Mão-de-obra
Acessibilidade
Produção do espaço
Transporte público coletivo
Interações espaciais
Mobilidade
Public transportation
Spatial interactions
Accessibility and mobility
The value of the work force
Production of space
title_short Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
title_full Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
title_fullStr Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
title_full_unstemmed Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
title_sort Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente
author Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]
author_facet Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Márcio Rogério [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi Cocco, Rodrigo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Mão-de-obra
Acessibilidade
Produção do espaço
Transporte público coletivo
Interações espaciais
Mobilidade
Public transportation
Spatial interactions
Accessibility and mobility
The value of the work force
Production of space
topic Geografia
Mão-de-obra
Acessibilidade
Produção do espaço
Transporte público coletivo
Interações espaciais
Mobilidade
Public transportation
Spatial interactions
Accessibility and mobility
The value of the work force
Production of space
description A presente dissertação objetiva uma reflexão sobre o transporte público coletivo das cidades de Bauru, Marília e Presidente, no Estado de São Paulo, a partir da análise dos elementos concretos que de modo combinado atuam na geração de profundas desigualdades de acesso à cidade, prejudicando as várias categorias de interações espaciais e, por conseguinte, a própria cidade enquanto condição geral de produção e condição geral de reprodução social. Estas cidades se destacam regionalmente pelos papéis intermediários que assumem na rede urbana paulista, bem como pela proeminência dos setores comerciais e de serviços. Contudo, também mostram indícios da negligência histórica do Estado no que se refere à oferta de serviços de utilidade pública de qualidade. As novas dinâmicas da economia brasileira, trazendo novíssimas demandas por produtividade e versatilidade por parte dos trabalhadores, torna imperiosa a melhoria da qualidade dos serviços de utilidade pública voltados à reprodução ampliada da força de trabalho e entre estes do transporte público coletivo. O transporte público coletivo por ônibus exige infraestruturas específicas e adaptação de infraestruturas de circulação para que a máxima eficiência das interações espaciais seja alcançada, devido ao conflito no espaço viário com os veículos privados...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-14
2014-06-11T19:28:25Z
2014-06-11T19:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIRALDI COCCO, Rodrigo. Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente. 2011. xvii, 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/96695
000642818
cocco_rg_me_prud.pdf
33004129042P3
identifier_str_mv GIRALDI COCCO, Rodrigo. Interações espaciais e sistemas de transporte público: uma abordagem para Bauru, Marília e Presidente Prudente. 2011. xvii, 282 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
000642818
cocco_rg_me_prud.pdf
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/96695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvii, 282 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128703020924928